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O que é Marketing de Conteúdo: desmitificando os conceitos

O que é Marketing de Conteúdo: desmitificando os conceitos

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Compreender o que é Marketing de Conteúdo pode fazer toda a diferença para a sua empresa decolar na Internet

Você já deve ter ouvido falar sobre Marketing Digital alguma vez e como isso pode fazer bem para a sua empresa. Entre tudo o que você pode encontrar com pesquisas sobre o assunto, saber o que é Marketing de Conteúdo pode ser o pontapé inicial para esse universo.

Pode ser que você ache por aí algumas explicações sobre o conceito, mas que mesmo assim ainda fique com várias dúvidas a respeito. Se você está nessa situação, bingo! Nós vamos resolver esse problema.


Entenda a diferença entre Marketing Digital e Marketing de Conteúdo, compreenda melhor qual é a finalidade dessa estratégia e como ela pode fazer sua empresa voar nos resultados da busca orgânica do Google.

Vamos nessa?

Como o Marketing de Conteúdo funciona?

Volte uma casa

Antes de entrarmos neste mérito, é importante entender qual é a função do Marketing.

O Marketing tem como objetivo encontrar qual produto ou serviço possa ser útil aos consumidores, de modo que o público possa se interessar por sua aquisição ou contratação.

As formas de utilizá-lo mudam com o passar dos anos, das décadas e dos séculos, mas a divulgação já existe há milhares de anos. Afinal de contas, mesmo quando não se utilizava dinheiro, as pessoas trocavam coisas entre si; e nada melhor do que o Marketing para vender (ou trocar) seu peixe.

Você assiste a novelas?

Pois bem, as propagandas que são vistas no intervalo da novela, por exemplo, não fazem uma seleção tão boa assim do público que ela atingirá. Por exemplo, se for uma propaganda de iogurte. Será que ela pensou que do outro lado da tela possa estar alguém que não gosta de iogurte? Ou que é intolerante à lactose?

A mensagem pode ser divulgada para milhões de espectadores, mas apenas uma pequena parcela desta audiência pode realmente se interessar e, consequentemente, comprar o iogurte.

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Você compraria um iogurte se fosse intolerante à lactose? Não mesmo, certo?

Falando com o público certo

Vamos supor que as mulheres prefiram esse alimento, mas nem todas: apenas aquelas de 30 a 45 anos. Entre essas, 60% não sente necessidade de consumir esse iogurte; e das 40% que sobraram, metade acha o preço alto.

Os dados aqui são fictícios, mas ficou bem claro que poucas pessoas realmente se interessariam por um produto ou serviço quando comparamos com o total que assistiu à propaganda.

Já pensou se fosse possível abordar apenas as mulheres de 30 a 45 anos, que querem iogurtes e acham o valor do laticínio justo? Uma estratégia de Marketing de Cconteúdo pode atingir exatamente essas pessoas!

O que é Marketing de Conteúdo, de uma vez por todas?

O Marketing de Conteúdo consiste na criação de conteúdos que sejam relevantes para determinadas pessoas, de modo que elas se interessem e possam ser convertidas em clientes. E, também, sirva aos princípios da marca.

Para entender melhor o que é Marketing de Conteúdo, exemplos são muito importantes. Então, um exemplo prático seria um texto chamado “7 benefícios que uma mulher de 30 a 45 anos pode obter ao consumir iogurte”.

Uma mulher que se encaixe na seleção que foi feita acima olharia para esse título e pensaria: “o texto foi feito para mim!”.

É claro que há várias ramificações e aprofundamentos no tema, mas, resumidamente, se você quer saber o que é Marketing de Conteúdo, é isso: conteúdos revelantes gerados para públicos bem definidos!

Por que aumentar visitas no blog não é considerado um objetivo para o Marketing de Conteúdo? Isso faz sentido?

Sim, isso faz sentido.

– Vocês só podem estar malucos!

Calma, nós não estamos. Realmente faz sentido e vamos mostrar o por quê.

Uma estratégia de Marketing Digital pode ter como propósito aumentar o número de visitas orgânicas de um blog, o que não é algo de todo errado. Porém, de que adianta ter milhares de pessoas em um post de blog se nenhuma delas realmente se importa com aquele conteúdo?

O caso seria similar ao da propaganda durante a novela: milhões de pessoas são impactadas, mas uma pequena parcela delas realmente se interessa pelo que foi mostrado.

Então, se alguém te perguntar um dia “por que aumentar visitas no blog não é considerado um objetivo para o marketing de conteúdo”, é por que quantidade não é qualidade. Simples assim.

Marketing Digital x Marketing de Conteúdo

Isso também ressalta uma importante diferença entre Marketing Digital e Marketing de Conteúdo. Enquanto o primeiro pode ter como intuito fazer com que um site cresça no número de visitantes, o segundo tem um foco mais definido em alcançar visitantes de qualidade, que possam converter e gerar receita para a empresa.

Como montar uma estratégia de Marketing de Conteúdo matadora?

Agora que você já tem uma boa base sobre o que é Marketing de Conteúdo, chegou a hora de saber como montar uma boa estratégia para sua empresa.

Ninguém quer sumir do Google, quer?

Deu para perceber que esse assunto tem lá suas minúcias e detalhes, que são bastante importantes para que tudo dê certo no final das contas… Já que quaisquer erros na elaboração do projeto podem custar várias visitas à toa na página (o que não é bom, já que aumenta sua taxa de rejeição e, consequentemente, faz ela despencar nos resultados do Google).

Ao tratar de Marketing de Conteúdo, exemplos também ajudam bastante a entender o que essa estratégia pode gerar. Mas eles nem sempre mostram tudo o que foi feito desde a primeira etapa do processo, em que os analistas de SEO e de conteúdo sentam com uma garrafa de café ao lado para definir a melhor abordagem possível.

“Sites populares x A razão – SEO!”. Conte com especialistas de SEO para atrair o público certo no momento certo para seu conteúdo! (Imagem: Giphy)

 

Perguntas-chave!

Portanto, pensar em uma estratégia de Marketing de Conteúdo demanda um bom planejamento. É necessário ter respostas para as seguintes perguntas:

  • Quem é o meu público ideal?
  • Do que eles gostam?
  • Do que eles não gostam?
  • Quais as dores deles?
  • O que eles desejam?
  • Onde buscam informação?
  • Qual forma de conteúdo é mais interessante para eles (textos, infográficos, galerias de imagens, vídeos, entre outras)?
  • Onde encontrar esse público?
  • O que fazer para encantá-lo?

Essas são apenas algumas perguntas. Existem muitas outras que devem ser respondidas para que seja possível criar aquela peça de conteúdo épica, que converte mais do que o Paul Pierce converte arremessos de 3 pontos nas quadras de basquete.

Uma das frases mais ditas por profissionais de SEO e Marketing Digital é que “o conteúdo é rei”! Ou seja, possui um poder muito grande em toda e qualquer estratégia que for criada.

Depois de entender melhor o que é Marketing de Conteúdo nesse artigo aqui, achamos bastante difícil que você duvide disso, não é mesmo? 😀

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