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Qual a importância de Growth Hacking dentro de uma empresa?

  • lucas lucas
  • 25 março, 2022
Qual a importância de growth hacking dentro de uma empresa

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Trabalhar com growth hacking é uma maneira de fazer a empresa crescer e modernizar seus processos empresariais ao mesmo tempo.

Algo que muitas companhias buscam atualmente é compreender seus conceitos, principalmente aquelas que trabalham com tecnologia.

Este termo também é conhecido como Marketing Orientado a Experimentos e busca oportunidades que melhoram os resultados e proporcionam o crescimento do negócio.

Em outras palavras, é uma nova forma de colocar o marketing digital em prática, fundamental para as companhias que querem crescer.

O conceito de growth hacking surgiu com as startups, que são exemplos de negócios que querem crescer e resolver problemas.

Ela se dá por meio da realização de alguns experimentos, elaboração de hipóteses e testes.

A ideia é tentar descobrir falhas que possam impedir o crescimento da organização, e várias estratégias de marketing digital são aplicadas, como SEO e Marketing de Conteúdo.

Se você também tem um negócio e quer vê-lo crescer e se estabelecer no mercado em que atua, não deixe de ler este artigo até o final.

Vamos explicar a importância do growth hacking e quais são suas fases de implementação. Confira.

Importância do growth hacking para os negócios

Índice do conteúdo

  • 1 Importância do growth hacking para os negócios
  • 2 Fases de implementação do growth hacking
    • 2.1 Geração de ideias
    • 2.2 Apuração de ideias
    • 2.3 Modelar os experimentos
    • 2.4 Analisar os resultados
  • 3 Principais estratégias de growth hacking
    • 3.1 Marketing de conteúdo
    • 3.2 Marketing de referência
    • 3.3 Trabalhar o princípio de escassez
    • 3.4 Testar constantemente
  • 4 Considerações finais

O growth hacking é importante para os negócios por várias razões. Uma delas é que o crescimento trazido por eles é proveniente da soma de vários outros crescimentos menores.

Crescer da noite para o dia é praticamente impossível, por isso, o melhor que a companhia pode fazer é buscar várias soluções que ofereçam taxas de crescimento realistas.

Isso deve ser pensado desde o momento da abertura de empresas, pois ao final, na hora de somar todas as melhorias, o gestor percebe o crescimento exponencial.

Essa estratégia também possibilita fazer vários experimentos ao mesmo tempo, mas eles demoram, visto que é necessária uma quantidade muito grande de dados para que eles tenham relevância estatística.

Só que para colher resultados, é necessário tempo, mas se a empresa não fizer experimentos em paralelo, pode demorar muito mais tempo para obter todas as análises que precisa.

É necessário lembrar que cerca de 80% dos experimentos realizados costumam falhar, daí a necessidade de fazer vários ao mesmo tempo, para de fato encontrar uma melhoria.

O growth hacking também é uma maneira de acumular aprendizado e gerar ideias de otimização.

Quando a companhia constrói um processo, consegue gerar aprendizado, mesmo se o experimento não trouxer resultados positivos.

Neste caso, é possível aprender com ele e encontrar novas formas de melhoria. Só que para aproveitar todos esses benefícios, é necessário conhecer as fases de implementação.

Fases de implementação do growth hacking

Para implementar essa estratégia, uma empresa de locação de sala comercial por hora precisa seguir todas as suas fases. São elas:

Geração de ideias

A primeira etapa é a de geração de ideias, e nela é necessário pensar em todas as hipóteses que podem colaborar com o crescimento do negócio.

A melhor maneira de fazer isso é por meio do brainstorming, também pode ser por meio de dinâmica de grupo com todos os colaboradores, e de modo a encontrar pontos que possam ser explorados.

Apuração de ideias

A segunda etapa é a de apuração das ideias, em que as melhores sugestões são eleitas e analisadas pelo grupo.

É importante que elas realmente sejam compatíveis com o objetivo de crescimento do negócio e ajudem a acelerá-lo.

Modelar os experimentos

A terceira etapa é a modelagem de experimentos, pois uma vez que as novas ideias já foram escolhidas, chegou o momento de planejá-las e executá-las.

Analisar os resultados

Por fim, na quinta e última etapa, a empresa faz uma análise dos resultados obtidos, para saber se de fato houve crescimento.

Principais estratégias de growth hacking

Agora que você já sabe quais são as etapas do growth hacking, pode conhecer suas principais estratégias.

Só que na hora de aplicá-las, uma empresa de segurança para eventos precisa definir os indicadores de desempenho, que costumam variar de um negócio para outro.

Em outras palavras, a escolha das estratégias depende de cada empresa e precisam ser pensadas especificamente para elas.

Existem aquelas que funcionam para qualquer tipo de negócio e que trazem resultados muito satisfatórios. E dentre as principais estão:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital e a mais importante para aumentar o tráfego do site ou blog institucional.

Qualquer empresa que tenha um blog com conteúdos relevantes, vai receber uma quantidade maior de visitas, de maneira orgânica e escalável. 

Mas, ter um blog não é o suficiente para conquistar crescimento rápido e expressivo.

As clínicas médicas que desejam acelerar a aquisição de tráfego, além do blog, também precisam investir em marketing de conteúdo. 

E esses materiais podem ser criados em diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Infográficos.

Todos eles precisam ser trabalhados com as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que têm como objetivo otimizar as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Marketing de referência

Muitas empresas conhecidas atualmente se consolidaram por meio do marketing de referência, pois é uma estratégia de viralização e que funciona muito bem com o growth hacking.

São ações que transformam os clientes em promotores da marca, e seu funcionamento é muito simples. O usuário deve indicar uma pessoa para ser cliente e receber uma recompensa.

Algumas companhias recompensam tanto quem indicou quanto quem foi indicado. Por exemplo, um aplicativo pode recompensar em dinheiro um usuário que o indicou para outro, e este receberá a mesma quantia.

Ao trabalhar com essa estratégia, uma empresa de limpeza de vidros em altura estimula a divulgação boca a boca, que ajuda a reduzir o custo de aquisição de clientes, aumenta a base de usuários e potencializa o crescimento do negócio.

Esse marketing também se relaciona com o marketing de fidelização, uma vez que clientes fiéis recomendam a empresa naturalmente, bem como seus produtos e serviços dentro de seu círculo social.

Nesse sentido, é perfeitamente possível combinar a estratégia de marketing de referência com os programas de fidelidade.

Trabalhar o princípio de escassez

O princípio de escassez está dentro das estratégias de gatilhos mentais, e pode ser utilizado no growth hacking para motivar as pessoas a comprarem um produto ou serviço rapidamente.

Ao investir nele, a companhia transmite a ideia de que sua solução é escassa e muito valiosa.

Quando o consumidor percebe que determinada solução está acabando ou é restrita apenas a algumas pessoas, tende a querer comprá-la logo.

Com isso, uma empresa de limpeza acelera a aquisição de clientes, sem precisar gastar com outras estratégias de publicidade.

Muitas companhias cresceram e se tornaram desejadas entre os consumidores por meio do princípio de escassez.

Os consumidores têm a impressão de que o produto é incrível e que nem todo mundo terá acesso a ele.

Outra prática muito comum é aplicar esse princípio para produtos de edições limitadas ou descontos por prazo determinado.

Testar constantemente

Quando uma empresa de internet trabalha com growth hacking, ela está investindo em uma cultura de experimentos, que demanda testes constantemente.

Dentre os mais conhecidos estão os testes A/B, em que a companhia experimenta duas versões de uma mesma estratégia, por exemplo, um botão de CTA, chamada para ação, uma landing page ou o texto de um e-mail marketing.

Elas utilizam uma única variável diferente e verificam qual delas trouxe bons resultados para os negócios.

Só que para realizar o teste A/B, é necessário definir qual variável será avaliada e o resultado que se deseja obter.

Neste caso, uma das possibilidades é verificar se o título de um e-mail aumentou a taxa de abertura, mas não aumentou as conversões.

Se o objetivo é converter mais, então o título em questão não é viável para a campanha, afinal, o growth hacking quer atingir os objetivos do negócio.

Mas, além dos testes A/B, as pousadas em Campos do Jordão também podem fazer outros tipos de experimentos.

Só é importante lembrar que eles devem se basear em dados para colaborar com as tomadas de decisões.

Um exemplo disso é rodar uma versão de um software para determinado grupo de clientes, ver o que ele faz, e então decidir se ele vai ou não fazer parte do processo.

Considerações finais

Portanto, growth hacking não é truque de mágica, mas sim uma maneira de encontrar oportunidades de crescimento que até então não foram notadas.

Ao invés de investir nas estratégias de marketing tradicional, essa prática tem como foco alcançar os indicadores de desempenho rapidamente e promover a economia de recursos.

Tudo isso é feito por meio de experimentos que validam as ideias, selecionando aquelas que sejam escaláveis, repetíveis e sustentáveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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