LOADING

Estratégia de organização: cuide bem do seu tempo

Estratégia de organização: cuide bem do seu tempo

Estratégia de organização nada mais é que a combinação de planejamento inteligente e esforços concentrados. Confira nossas dicas para melhor administrar o seu tempo!

Ser produtivo no trabalho pode ser um desafio para muitos, além do mais, toda vez que o expediente termina, podemos ficar com aquela sensação de insatisfação com o que você realizou. Isso pode nos remeter aquela velha frase: “Trabalhei tanto mas parece que não fiz nada”. Sua estratégia de organização pode ser continuamente melhorada, por isso, elaboramos algumas dicas que realmente funcionam.

Pra começar

Faça uma lista de todas as suas tarefas diárias, e se possível, da semana. Ela pode ser flexível e você pode alterá-la conforme suas necessidades. O que realmente importa é que com isso você terá maior controle sobre seu tempo e mesmo que não consiga cumprir 100%, com certeza terá um aproveitamento melhor do seu tempo, e consequentemente, sua produtividade irá aumentar.

Saiba priorizar

Priorize o que for mais importante no começo do dia. Faça uma classificação das atividades por grau de importância. Não deixe para fazer o que for mais importante depois do almoço ou no final do dia, pois nossa capacidade de concentração e o senso de vigília diminui bastante.

Um bom exemplo para priorizar tarefas é utilizar o princípio de Pareto. Identifique quais atividades representam 80% do seu esforço – normalmente você irá notar que ela representa 20% dos seus clientes, por exemplo. Em resumo, concentre suas energias nela.

Concentração

Concentre-se no que está fazendo e faça uma coisa de cada vez! Não tente resolver os problemas do mundo de uma só vez.

Faça Pausas

De acordo com um estudo do Centro de Pesquisas Biomédicas Pennington, 54% das pessoas são propensas a morrer de ataques cardíacos! O motivo foi porque as pessoas passam a maior parte do seu tempo sentadas. Lembre-se que dentro de uma estratégia de organização, a produtividade não deve ser medida pelo número de horas que que você fica sentado em uma mesa. A produtividade deve ser medida pelas tarefas acabadas sem sacrificar sua saúde. Portanto, faça pausas durante o dia, levante-se da cadeira, alongue-se, e se possível, faça uma caminhada.

estratégias-de-organização

Não alimente distrações

Faça um favor para você mesmo: desconecte-se! Se você tem Facebook, Linkedin, YouTube, Instagram, Pinterest, essas redes sociais não fazem parte do seu trabalho, deixe para verificar mensagens, comentários ou curtidas para depois. Isso vale para o seu Smartphone também.

Crie metas ambiciosas porém realistas

Uma tarefa sem prazo é uma tarefa inacabada. Em relação as metas, não é diferente. Uma das razões pelas quais as pessoas falham é porque elas criam tarefas e não estabelecem prazos. Metas e tarefas precisam ter prazos específicos e devem ser escritas. Na prática, dentro da estratégia de organização, tarefas recorrentes precisam de fluxo de processos únicos.

Determine seus horários para ler e-mails

Todos os dias há uma boa quantidade de tempo gasto escrevendo e-mail. Se você está constantemente verificando seu e-mail, isso pode significar que você tem muito tempo livre em suas mãos e precisa trabalhar em outras tarefas.

Informação urgente normalmente acontece através de um telefonema, em vez de e-mail. Se você está gastando uma média de mais de 2 horas por dia, respondendo a e-mails, então você deve reavaliar a forma como você administra essa ferramenta.

Alimente-se bem

Pode acreditar, certos alimentos têm a capacidade de melhorar nossa produtividade. Cada ser humano é único, logo a produtividade também é. A boa notícia é que você pode melhorá-la através do consumo de certos alimentos. Existe uma série de alimentos para tal função mas vamos elencar alguns deles:

  • Chocolate – aumenta circulação do sangue no cérebro
  • Abacate – ajudar a manter as células cerebrais jovens e flexíveis
  • Berinjela – criar conexões cerebrais mais eficazes
  • Salmão – ótimo para o raciocínio
  • Café – reconhecido pelo seu efeito estimulante

Tenha sempre em mão

Leve sempre com você agenda ou calendário, além é claro, de utilizar agenda eletrônica (Outlook), caso tenha acesso a essa ferramenta.

Relaxe

Como a vida não é só compromisso de trabalho e tarefas domésticas, reserve um tempo de pelo menos 30 minutos do seu dia. Afinal você merece, sua mente, corpo e espírito precisam disso. Recarregar as energias é necessário!

Conheça seus limites

É muito importante conhecermos nossos limites da mente e corpo, por exemplo: e você fica mal humorado na parte da manhã por acordar cedo ou pegar congestionamento, evite agendar reuniões neste período. Caso tenha realmente que fazê-las, concentre-se em chegar mais cedo para que até o início você já tenha controlado isso. Desfrute de um bom café da manhã ou uma conversa agradável com alguém que goste, como um prêmio para você mesmo.

Organize seu local de trabalho

Organize sua mesa, ela é seu espelho! Utilize a metodologia 5S para sua organização. Faça uma revisão do seu material de trabalho e verifique o que é realmente útil para seu dia a dia, e o que ficar, limpe e organize de maneira a ser facilmente localizado.

 

 

Deixe seu comentário
Compartilhar
Newsletter-Image

Assine a nossa Newsletter

Inscritos recebem conteúdo exclusivo

Artigos Relacionados