9 Maneiras de Turbinar a Lealdade do Cliente

lealdade do cliente
2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 2 Google+ 0 2 Flares ×
Reading Time: 4 minutes

Lealdade do cliente só vem após a empresa mostrar o quanto está disposta a investir naquela relação

Conquistar o público e depois garantir uma ótima relação com a sua marca: muitas empresas investem pesado no primeiro passo, mas acabam deixando o segundo meio de lado. Afinal, como manter a lealdade do cliente, mostrando a ele que sua empresa é diferente das concorrentes e que vale a pena manter a fidelidade com ela?

Um ponto importante é não encerrar a relação na hora em que o cliente colocar seu produto no carrinho: é preciso pensar o processo de forma abrangente, já que cada detalhe pode contar (ou retirar) pontos para sua empresa.

Outro aspecto válido é cuidar também do processo pós-venda e não deixar a relação iniciada morrer. O custo de aquisição de um novo cliente pode ser bem alto se você não souber tornar o negócio rentável e a rentabilidade só vem mesmo àqueles que sabem preservar os clientes já existentes.

Abaixo, separamos algumas dicas para sua empresa turbinar a lealdade do cliente. Confira!

#1 E-mails de boas-vindas são gentis e simples

Uma pesquisa da BlueHornet mostrou que 74% dos assinantes de e-mail esperam receber um e-mail de boas-vindas da empresa ao se cadastrarem nela.

Independentemente das estatísticas, é certo que se alguém se cadastrou em seu website para comprar produtos ou receber seu newsletter é bastante gentil da parte de sua empresa um retorno à comunicação iniciada pelo cliente com uma mensagem de boas-vindas. É um gesto simples e bem educado!

#2 A experiência do cliente é algo contínuo

O ponto aqui é: mantenha a relação ativa sem se tornar um spammer. Já que enviar muitos e-mails seguidos pode ser um erro brutal, enviar e-mails esporádicos pode ser algo bem simpático e ajudar a manter a lealdade do cliente.

E-mails eventuais ajudam a mostrar que você se importa com o cliente mesmo depois dele comprar com você. Pelo mesmo motivo, atualizá-lo por e-mail sobre o pedido e entrega (produto embalado, enviado para a entrega, etc) também é algo que conta pontos.

 

lealdade do cliente

 

#3 Aproveite para recomendar produtos

Uma das coisas legais da tecnologia é a possibilidade de identificar e criar padrões e, ao mesmo tempo, adotar certa personalização do conteúdo.

Recomendar produtos para o cliente pode ser terrível se você for uma rede gigantesca que vende produtos de todo o tipo e não tem a menor ideia do que apresentar para o cliente.

Por outro lado, se você sabe bem que produtos este cliente andou vendo ou que produtos ele comprou anteriormente e por quais poderia se interessar agora, baseado em seus hábitos de consumo, então os e-mails podem ser excelentes para estreitar a relação entre vocês e turbinar a lealdade do cliente.

#4 Um bom programa de fidelidade ajuda na relação

Crie programas de fidelização que premiem os clientes por compras no site. Outra estratégia é também recompensar aqueles clientes que manifestam elogios sobre seu produto e empresa com hashtags em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram. No fim, eles são influenciadores da marca que ajudam a mantê-la ativa.

Os programas de recompensa também podem ser usados para pontuar todos aqueles que enviarem algum feedback – positivo ou negativo – para seu e-mail, já que eles incentivam o engajamento e ajudam a entender onde é que a marca está errando ou acertando.

#5 Dê atenção à embalagem do produto

Faça sua embalagem se destacar de forma positiva. Investir em uma boa embalagem não é meramente estético e tampouco superficial: isso mostra quanto sua marca olha para o funcional do produto, mas também é cautelosa com a forma como ele será entregue ao cliente. Mostra que a marca é atenciosa e cuidadosa com detalhes.

Uma embalagem atraente acompanhada por um delicado cartão de agradecimento atribui ao produto um certo ar de “presente”: o cliente sente que está recebendo algo e sendo valorizado.

#6 Inspire seus clientes

Vídeos com depoimentos ou animações ajudam a ilustrar o uso de seu produto pelos clientes. Uma foto ou vídeo podem valer mais que mil palavras para inspirar seus novos clientes em relação aos seus produtos.

Clientes podem ter novas ideias de como usar o que você oferece ou nutrir mais confiança na compra quando são capazes de visualizar pessoas reais falando sobre suas experiências de compra.

#7 Crie uma página de agradecimento e confirmação de pedido

Se alguém comprou em seu site é bem interessante que a página pós-venda seja a de um agradecimento pela compra. Dizer “obrigado!” é uma forma mais amigável de encerrar uma comunicação do que uma página de processamento do pedido puramente.

Certamente o cliente irá querer entender o houve com seu pedido, mas isso pode muito bem ser combinado por um agradecimento real pela compra. São essas pequenezas que fazem toda a diferença na relação!

#8 Conveniência e foco total no cliente

A gente ia fazer isso, mas daria muito trabalho…” – Está aí uma péssima frase para um gestor. Nunca jogue a bomba na mão do cliente, mas, ainda que dê trabalho, prefira pegar o trabalho duro para você.

Se o cliente precisa experimentar seu produto antes de comprar, que tal enviar uma meia dúzia de opções para ele provar e optar? Aposte sempre no bem-estar e facilidades ao cliente, afinal é bem mais fácil sermos legais àqueles que certamente cuidam de nós!

#9 Promoções ajudam a fidelizar clientes

Crie promoções exclusivas para aqueles que já compraram seus produtos e adote certo senso de urgência, estabelecendo um tempo limitado para aquisições naquele valor.

O senso de exclusividade em promoções ajuda a mostrar o quanto sua loja continua se dedicando aos seus antigos clientes, de forma especial, e por que eles são tão importantes para sua marca. Eles sem dúvidas são importantes, lógico, mas é bom lembrá-los disso de alguma forma!

Agora é hora de pegar essas dicas e colocar a mão na massa, tendo uma maior fidelidade dos clientes em relação à sua empresa e se destacando no mercado! 😉

2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 2 Google+ 0 2 Flares ×
2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 2 Google+ 0 2 Flares ×