Vídeo Marketing: Tudo que você precisa saber

7 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 7 Google+ 0 7 Flares ×
Reading Time: 5 minutes

Se você ainda não usa vídeo marketing nas suas estratégias, está na hora de pensar nas oportunidades de negócio que está perdendo.

Vídeo marketing é sem dúvida um meio eficaz de passar credibilidade.  Assim como as empresas tiveram que reinventar a forma de se comunicar para alcançar o público cada vez mais dinâmico e conectado das redes sociais, não é diferente quando o assunto é vídeo.

Todos os dias, uma infinidade de vídeos é publicada no Youtube e no Vimeo e se fazem tanto sucesso com exposição de opiniões, conhecimento e ideias, também são um meio para informar sobre produtos, marcas e serviços e influenciar na intenção de compra dos consumidores.

Esse vídeo institucional da empresa Next Auditores produzido pela Jab Consultoria  mostra o poder do vídeo marketing na divulgação de uma marca. A mensagem desse vídeo institucional dialoga com o público da empresa: soluções eficientes, alicerce em pilares clássicos para o sucesso dos clientes, profissionalismo, competência, dedicação, serviços pontuais e específicos.

Todo o conceito de criação audiovisual posiciona a Next Auditores como uma empresa de confiança e que possui valor agregado aos seus serviços e atuação. Esse vídeo institucional foi distribuído no Youtube e por e-mail marketing. Toda vez que as pessoas assistirem ao vídeo e ouvirem a trilha, vão saber do que se trata. Uma conexão foi criada com os clientes.

Vídeo institucional é um canal poderoso de vídeo marketing

Para criar vídeos significativos, é preciso conhecer o público e alinhar seus objetivos ao conteúdo. O vídeo institucional é um canal poderoso de criação de identidade, portanto, apresentar a história da empresa, valores e serviços irá atrair as pessoas certas.

O vídeo institucional também é o meio favorito para mostrar metas, objetivos alcançados e informações relevantes para atrair investidores e clientes em potencial. O impacto audiovisual de um vídeo de qualidade é maior do que apenas falar em uma reunião de negócios.

Lançamento ou demonstração de produtos? Aposte no vídeo para passar a sua mensagem. Mostrar como o uso de um produto pode facilitar ou até mesmo mudar a vida de uma pessoa irá fazê-la comprar.

Reforçar o apelo de vendas com vídeo marketing coloca o produto ou serviço em posição de destaque.  Por isso lançar promoções e campanhas de vendas por esse modelo é muito eficiente.

Para dar mais motivos para usar o vídeo marketing, saiba que:

São mais de 1 bilhão de usuários no Youtube, o que significa muitos clientes em potencial. As pessoas consomem conteúdo em vídeo diariamente e quanto mais interessantes e criativos, maior a conversão em compra e outras ações.

E claro, sua marca sempre será lembrada ao criar identidade audiovisual com os seus clientes.

Diferente de um longo texto que rapidamente interfere no interesse do leitor por se tornar maçante, o vídeo marketing é capaz de expor inúmeros dados em poucos minutos e manter a atenção do espectador até o final. Usar recursos animados em 3D ou videografismo acrescenta dinamismo.

É garantido que uma pessoa que gostou do vídeo, irá compartilhá-lo. Rapidamente a sua mensagem será passada adiante. O que permite ao vídeo marketing usar recursos cada vez mais criativos para contar histórias.

E não se esqueça! Não há nada mais relevante do que depoimentos em vídeo de clientes que aprovaram o atendimento e vão influenciar diretamente nas compras dos novos clientes.

De acordo com a pesquisa realizada pela Agência de Marketing Digital aimClear, 41% dos cliques são em resultados de busca que aparecem vídeo.

vídeo-marketing

Torne o vídeo marketing sua vitrine audiovisual

São inúmeras as possibilidades de divulgação. Independente de ser um  vídeo institucional sobre o histórico da empresa ou focado em vendas, as redes como o Facebook, Instagram, Vimeo, Youtube, Linkedin são excelentes canais de distribuição. Você sabe, as pessoas gostam de compartilhar conteúdos o tempo todo e não será diferente com o seu vídeo.

O e-mail marketing tradicional rende resultados, mas para crescer mais, inserir vídeos nos e-mails garante que as pessoas tenham mais interesse de abri-los e cheguem até o final de sua mensagem.

O vídeo marketing é um aliado das estratégias de marketing e comunicação de toda empresa e se ainda não é, deveria ser. Vídeos aproximam marcas ao público com uma rapidez espantosa.

Por isso, conte uma história (Storytelling)

O storytelling é um dos tipos de vídeo marketing mais usados pelas grandes marcas. Isso porque cria um contexto para expor os ideais de uma empresa. Vídeos que expressam valores e emoções são os grandes vencedores de audiência.

Mesmo uma pessoa que não bebe determinada bebida, vai compartilhar o vídeo porque há uma mensagem de força e coragem com a qual se identifica e passará a ser um consumidor.

Para contar uma boa história, escolha qual tipo de mensagem deseja passar, alinhe com os valores da empresa, siga esses passos simples e faça sucesso:

  • Comece com uma boa introdução que prenda a atenção já nos primeiros 10 segundos.
  • Introduza um protagonista que tenha um propósito claro.
  • Coloque alguns obstáculos para construir o momento de conflito ou de tensão que irá determinar o clímax
  • Qual é o clímax?
  • E finalize com uma solução que reafirma sua mensagem.

Você com certeza vai se lembrar de inúmeros comerciais e até mesmo de vídeos institucionais que narram histórias que cativaram várias pessoas por apostar nas emoções humanas.

Não se preocupe em construir uma história mirabolante. Aposte na simplicidade e na honestidade de uma situação contada de forma criativa. Humanizar a mensagem com storytelling criará confiança e valorizará o nome de sua marca por meio de uma experiência real.

E mais:

Neurocientistas do MIT – Massachussets Institute Technoly, revelaram em estudo que o cérebro é capaz de interpretar imagens em apenas 13 milissegundos. Isso acontece porque o cérebro procura dar significado às imagens e por isso também a capacidade humana de lembrar-se das coisas vistas em tão pouco tempo.

Por isso, apostar no vídeo marketing abre as portas para inúmeras possibilidades, uma vez que associado ao marketing de conteúdo, permite alcançar o público do segmento escolhido. Essa é a porta de entrada para criar conexão e interação

Veja alguns exemplos:

Esse é o vídeo marketing da Endeavor Brasil para o seu público de empreendedores. Essa mensagem resume o propósito da organização, que é inspirar cada vez mais pessoas a sonhar grande e transformarem seus esforços em negócios de alto impacto. Os conteúdos do canal no Youtube sobre empreendorismo são muito relevantes para o seguimento.

O canal Arata Academy aposta em conteúdos sobre gestão e coaching que foca em público de empresários e profissionais que buscam se aprimorar para alcançar maiores resultados e ultrapassar limitações no ambiente profissional.

Outro seguimento que cresce cada vez mais é o de gastronomia. O canal  Gastronomismo é exemplo de que associar conteúdos com boas histórias rende público fiel. O vídeo de apresentação do canal inspira a curiosidade de querer saber mais.

O canal da loja Men’s Market é voltado exclusivamente para o público masculino. Homens gostam de se cuidar e conteúdos em vídeo relacionados ao tema dão muito mais visibilidade aos produtos da loja. O vídeo de apresentação da loja mostra esse objetivo de forma bem humorada.

Ou seja, fazer bom uso do vídeo marketing dentro de um conceito definido impulsionará os negócios para outro nível.

7 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 7 Google+ 0 7 Flares ×
7 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 7 Google+ 0 7 Flares ×