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Tendências: Melhores práticas para gerar leads

Tendências: Melhores práticas para gerar leads

por Aline Carrasco abril 04, 2018
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Otimize ainda mais sua maneira de gerar leads com as principais tendências e estratégias eficientes

Como gerar leads é uma pergunta constante por aí? Saiba que conseguir uma boa base de leads é algo que demanda tempo, esforço e estratégia. Se o trabalho for bem feito e seguir o seu planejamento, a tendência é que ela aumente exponencialmente com o passar dos meses.

Entretanto, no ambiente digital, as transformações são constantes e rápidas. Essa velocidade de mudanças e novidades pode ser positivo ou negativo ao seu negócio. Tudo vai depender de como você acompanha essas tendências.

Uma coisa é certa: não pensar nos próximos passos ou não ter um olhar apurado para a renovação de suas estratégias pode ser mortal.

Por isso, para facilitar sua maneira de gerar leads qualificados e ajudar você a pensar em sua estratégia, destacamos práticas que são tendências para gerar novos assinantes e engajar seus seguidores. Confira!

Gerar leads: práticas para aumentar sua base qualificada

Não tenha medo de gravar vídeos

Novos formatos surgem todos os dias. Você já deve ter reparado na quantidade de novas definições de mídias pagas, transformações de mídias e muito mais, certo?

E não dá para ficar de fora dessas mudanças. É mais do que importante explorar todos os formatos para alcançar bons resultados em gerar leads. Afinal, existe um público específico para cada canal.

Mas, sem dúvidas, a criação de vídeos é uma aposta certeira. Para se ter ideia, uma pesquisa da Cisco divulgou que até 2020, mais de 80% do tráfego da Internet estará concentrada em vídeos.

O queridinho das redes sociais também pode ser usado para seu funil de vendas, inclusive para estratégias B2B.

Um dos maiores benefícios que esse tipo de comunicação traz é o sentimento de proximidade entre cliente e empresa, aumentando seu engajamento e gerando um maior reconhecimento da sua marca.

Entre os formatos, você pode gerar leads utilizando:

  • Vídeos para mini-cursos;
  • Stories do Instagram;
  • Vídeos Institucionais;
  • Canais no YouTube.

Aposte nos chatbots 

Grande novidade de 2017, os chatbots vêm com tudo neste ano.

Com a integração entre o atendimento automatizado e inteligência artificial, o que vêm atraindo as empresas a apostarem nos chatbots é a capacidade de atendimento personalizado de acordo com sua linguagem durante todo o dia de forma rápida e automatizada.

Além disso, a possibilidade de implementá-lo em diversas plataformas (Facebook Messenger, WhatsApp Business, Chatbots em sites, etc) é outro atrativo, uma vez que não deixa o seu cliente sem atendimento de forma alguma.

Mas afinal, o que é chatbot?

A palavra chatbot vem da junção dos termos “chatter” e “bot”, que em uma tradução literal quer dizer conversa com um robô. E a ideia é essa mesmo!

Com o uso da Inteligência Artificial e o Machine Learning, o consumidor é atendido de maneira rápida pelo programa, que imita a conversa com um humano.

O foco do uso desse robozinho está no atendimento por mobile, já que ele pode ser utilizado em diversos aplicativos e também está programado para aprender a responder de maneira mais humanizada possível!

O próprio CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, explicou que o chatbot surge para que as pessoas possam enviar uma mensagem para a empresa da mesma forma que envia para um amigo.

Domine o atendimento pelo mobile

Sua geração de leads também pode ser feita pelo atendimento no mobile. Atualmente, seus potenciais clientes encontram muitos canais de contato.

E você já deve percebido uma mensagem no WhatsApp pode ter mais retorno do que uma tentativa de ligação, não é mesmo?

Pensando nisso, a criação do WhatsApp Business, uma solução focada em pequenas e médias empresas, busca otimizar sua forma de gerar leads.

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O aplicativo auxilia no atendimento, mas também possibilita o relacionamento até seu lead esteja preparado/qualificado para efetuar a compra do seu produto ou serviço.

Tenha conhecimento do poder dos webinars

Outra estratégia importante para você implementar em seu plano de marketing digital e em como gerar leads, é o uso e frequência dos webinars.

Permitindo a interação em tempo real entre telespectador e transmissor, eles são ideais para tirar dúvidas sobre determinado produto, apresentar novos produtos, falar com o consumidor, entre outras funcionalidades.

Além disso, aumentam sua autoridade em seu mercado de atuação!

Produza conteúdo para pessoas

O Marketing de Conteúdo ainda é extremamente importante para gerar leads. É por meio dele que sua empresa conquista autoridade na web, educa seus potenciais consumidores, se posiciona na internet e atrai clientes.

Porém, para se diferenciar no mercado e se tornar cada vez mais competitiva, sua empresa precisa criar conteúdos focados em pessoas, mesmo quando lidamos com empresas B2B.

Tenha em mente que, no final das contas, você está sempre falando com pessoas – seja o decisor final ou um intermediário, atrás dos computadores ainda temos pessoas que farão diferença na sua comunicação.

Este é o ano do Link Building

De olho nos fatores de ranqueamento, os backlinks são fundamentais para colocar o seu conteúdo em visibilidade. Portanto, não deixe que essa estratégia passe batida por aí.

O Link Building é a construção de links de outros sites que apontam para o seu de maneira orgânica. Essa ação aumenta sua visibilidade, bem como sua geração de leads e pode ser feita de diversas formas, desde colocar o link até a construção de guest posts.

O trabalho é hard e pode exigir uma pessoa especializada nessa estratégia para ajudar na sua performance. De qualquer maneira, não ignore essa possibilidade, ok?!

Tenha um funil de vendas escalável

Por fim, para gerar leads, entenda a importância de ter um funil de vendas sustentável e escalável.

“O que isso quer dizer?”

Escalar na internet é um trabalho complexo, mas não impossível. Para isso, ter um funil de vendas atualizado é essencial.

Verifique se seu funil de vendas está estruturado e com as etapas e os gatilhos definidos e alinhados com a jornada de compra para a conversão do lead em cliente.

É fundamental monitorar e revisar sempre o seu funil, de modo que ele seja o mais eficaz possível nessa conversão.

E, claro… Não deixe que o seu funil termine na compra.

Segundo Diego Carmona, do LeadLovers, o funil é uma roda. “Quando mais você tiver a pessoa engajada no funil de pós-venda, mais você estimula a pessoa a dar referências sobre você”. É aí que sua geração de leads pode aumentar ainda mais!



Agora, pegue as dicas e coloque em prática para otimizar sua geração de leads. Achou complicado ou ainda precisa entender melhor? Então, a solução é contar com uma agência de Marketing Digital como a JAB Consultoria.

Com um reforço em suas estratégias, nosso time ajuda sua empresa a gerar leads qualificados e colocar o seu funil para rodar de maneira eficiente.

A gente ainda pode bater um papo sobre como fazer isso. Mande um e-mail para atendimento@jabconsultoria.com.br

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