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Marketing de Resultado: As promessas de 2017 que você passou para 2018

Marketing de Resultado: As promessas de 2017 que você passou para 2018

por Aline Carrasco fevereiro 08, 2018

As estratégias para um Marketing de Resultado em 2018 não podem ficar apenas nas promessas

Todo começo de ano é igual! Quem é que nunca – e levante mesmo a mão quem nunca – fez uma promessa de dieta no início do ano e chegou em dezembro com exato um dia concluído com sucesso?! E então, seja a dieta ou a promessa de guardar dinheiro, passamos tudo para o ano seguinte com uma nova expectativa de “agora vai”!

E acredite, no ambiente corporativo não é diferente. Seja em empresas de pequeno porte até as multinacionais, todos os dias são feitas promessas quanto ao Marketing de Resultado.

Para exemplificar o que quero dizer, com certeza você já escutou frases como “precisamos investir em Marketing” ou “precisamos enviar E-mails Marketing com maior frequência”, certo? E com a chegada do fim do ano, essas promessas de melhorias do setor são sempre procrastinadas.

Procrastinar: Do latim procrastinare, significa adiar; deixar alguma coisa para depois; transferir a realização de alguma coisa para um outro momento; prorrogar para outro dia.

Isso porque, grande parte dos gestores não enxergam o Marketing Digital como um importante investimento e priorizam outras atividades na empresa. Não que você não deva ter outras prioridades por aí, veja bem. Entretanto, deixar o Marketing de lado é um erro grave para quem quer evoluir em 2018.

Por isso, fizemos questão de reunir algumas das principais promessas de Marketing de 2017 que você passou para este ano. Puxe uma cadeira e veja o que você ainda pode correr atrás neste comecinho de ano!

“Neste ano, vamos criar conteúdos com frequência!”

A promessa é essa, mas no blog na empresa encontramos um conteúdo publicado em Janeiro, outro em Agosto e um terceiro em Outubro, sem nenhuma estratégia ou periodicidade.

Tenha em mente que o Marketing de Resultado não está na publicação diária, mas na criação de uma estratégia que tenha, sim, uma publicação periódica. Ou seja, manter um padrão, bem como um calendário editorial que aumente seu tráfego.

“A partir de hoje, automação será nosso segundo nome!”

Uma das principais atrações para o uso da automação de Marketing é o aumento das vendas, assim como a diminuição dos custos de aquisição de clientes.

Por conta disso, as empresas estão sempre interessadas na automação, mas na hora de colocar em prática, percebem que não é tão simples assim.

É preciso entender que não basta fazer com um sistema envie e-mails automaticamente. Automação vai muito além disso e não se resume a um processo linear, afinal, cada um de seus clientes possuem particularidades na jornada de compra que os levam a momentos e ações diferentes em diversos fluxos.

“Nossas decisões só serão tomadas com base em dados!”

É fato e muitas empresas já sabem que investir em Marketing Digital possibilita a tomada de decisões baseadas em mensuração de resultados. O que aumentam – e muito – as chances de sucesso das estratégias. Afinal, ninguém quer tirar conclusões do nada ou do “une dune tê“!

É aí que as empresas enfrentam um grande desafio: “como visualizar os resultados e obter dados?”. Diante disso, muitos acabam por deixar de lado a mensuração.

“Em 2018, iremos unir os setores de Marketing e Vendas”

Grande parte das empresas que já possuem certa maturidade digital, entendem bem a importância do alinhamento entre os setores de Marketing e Vendas.

Isso mesmo! Os dois precisam caminhar juntos na estratégia para encontrar resultados positivos.

Uma situação que exemplifica bem essa importância é o seguinte. Imagine que Marketing fez seu papel, atraiu o lead e nutriu durante um tempo até que este estivesse preparado para virar cliente.

O lead então dá uma “levantada de mão”, mas quando Marketing passa ao setor de Vendas, este não faz ideia por qual jornada esse lead percorreu e suas informações.

Por isso, acaba fazendo perguntas pelas quais ele já respondeu, dá informações que ele já sabe e, por fim, espanta o lead com uma abordagem totalmente diferente do que o Marketing preparou.

Dessa forma, lá se vai um, dois, três e muitos leads!

É, justamente, para obter melhores resultados e vendas que seus setores devem estar completamente alinhados. O que costuma ser outro grande desafio das empresas, que postergam essa integração.

“Vamos sempre acompanhar as novidades e transformações digitais”

Para fazer essa promessa, muito provavelmente você conhece sobre Maturidade Digital e ao fazer uma análise em sua empresa, percebeu que vocês ainda estão engatinhando no ambiente digital.

Então, para atingir melhores resultados com presença na web, as empresas buscam inserção do mercado digital. Porém, esquecem de muitas outras etapas anteriores, como planejamento, mensuração e estratégia.
Como resultado? Ficam para trás, fazendo promessas todos os anos!

“Iremos entender nossas personas e segmenta-las em nossas comunicações”

Vamos concordar… Essa é uma das conhecidas promessas das empresas, mas quantas milhares de vezes você já recebeu uma comunicação que foge totalmente do seu perfil e daquilo que você procura no momento?

Pois é! A construção das personas e as segmentações são fundamentais para a boa comunicação de seu funil de vendas. Mas fazê-los demanda pesquisa, análise e muito trabalho, o que nem sempre se torna prioridade nas organizações.

E consequentemente, mais um passinho para trás quando o assunto são promessas para o setor de Marketing, hein?!

Começar com o pé direito e acelerar neste ano

Essas são apenas algumas das inúmeras promessas que você já deve ter feito ou se deparado por aí. Mas chega de promessas, não é mesmo? Para começar o ano com o pé direito e acelerar – para não dizer voar -, você precisa de estratégias e ferramentas que vão te levar além.

Mas, antes de tudo isso, a conscientização da transformação precisa vir de você. Parece até mesmo uma filosofia de vida. E se pensarmos bem, é mesmo!

  1. Faça listas;
  2. Encontre seus principais problemas;
  3. Entenda o que precisa ser mudado;
  4. E liste as soluções que são acessíveis a você.

Depois, para a estratégia e as ferramentas necessárias, você pode encontrar em uma empresa especialista como a JAB Consultoria. Afinal, a nossa promessa para esse ano é fazer com você esteja ainda mais próximo de nós, aprendendo e compartilhando conhecimento.

Por isso, te convido a acompanhar sempre nosso blog e os materiais que criamos pensando em ajudar você nessas tais promessas de Marketing de Resultado que nunca se realizam. Afinal, a gente sabe bem as dificuldades que você tem por aí!

E, por fim, a mensagem que deixamos para que você acelere por é:

Assim, suas promessas deixarão de ser apenas promessas! Vamos nessa e conte conosco!

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