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Inbound Marketing para Iniciantes

Inbound Marketing para Iniciantes

Inbound Marketing é realizar a construção da compra na cabeça do comprador. Saiba mais e baixe um eBook sobre o tema!

Inbound Marketing é realizar a construção da compra na cabeça do comprador através de blogs, podcasts, vídeos, livros, newsletters, white papers, SEO, marketing de mídia social, e outras formas de marketing de conteúdo.

Diante dessa afirmação, podemos dizer que a sua empresa precisa formar a percepção de valor do seu produto ou serviço antes da compra.  Além disso, o que irá determinar para o cliente se uma empresa tem maior valor ou maior custo será:  o sentimento dele em relação ao tamanho do problema; como o problema o afetará; e como será solucionado pela sua empresa.

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Conheça 3 situações que julgamos, em todos os casos, que a sua empresa sempre deve elevar o nível de necessidade e aumentar a percepção de valor.

Cliente A: Cliente sabe que tem um grande problema e tem uma enorme necessidade de resolver. Logo, criará um grande desejo de solução.
Cliente B: Cliente sabe que o problema é um inconveniente e gera transtornos mas que dá para ir levando, logo não terá um desejo tão grande em resolver. E nem fará grandes esforços para solucionar.
Cliente C: Cliente não sabe que tem um problema mas você como uma empresa pode solucionar e tem propriedade de mercado para fazer isso.

O Antigo Processo de Compra

O tradicional processo de compras mudou. Antigamente quando alguém precisava de um produto ou serviço o vendedor acabava controlando todo o processo da compra, especialmente pela dificuldade do cliente em encontrar informações sem precisar interagir com alguém da empresa.

Hoje isso já não acontece dessa forma. Grande parte da decisão de compra é feita antes mesmo de se fazer contato com a empresa. Segundo o Ibope Media, cerca de 92% dos potenciais clientes utilizam a Internet como canal de pesquisa sobre empresas, produtos e serviços antes de efetivar uma compra.

Um dos principais motivos para essa mudança é bastante evidente: A quantidade de informação disponível na Internet. Além disso, a proatividade dos próprios usuários, que hoje em dia deixaram de ser passivos para tornarem-se completamente ativos, faz com que eles busquem informações antes mesmo de conversar com vendedores.

Inbound Marketing: Jornada de Compra

O modelo do processo de decisão do cliente representa as etapas que os clientes passam antes, durante e depois de fazerem uma compra. Vamos definir em 4 etapas sendo essencial que você as conheça pelas quais seu público-alvo passa antes de se tornar um cliente: a jornada de compra. Antigamente o cliente se posicionava mais passivamente em relação ao produto e a função de aprendizado era única e exclusiva do vendedor. Hoje em dia o cliente reúne o máximo de informações antes do primeiro contato com a empresa.

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Principais Recursos do Inbound Marketing

No Inbound Marketing dizemos que o primeiro passo da jornada de compra é o aprendizado e descoberta do cliente. Nessa etapa você deve lançar mão de recursos para atrair o seu cliente até educá-lo até a etapa de decisão de compra. Para cada etapa no processo de compra, como explicamos no caso da Joana, é preciso abordar o cliente com recursos que se encaixe naquela determinada etapa e ajude a educar o cliente durante todo o processo. Os principais recursos do Inbound Marketing são:

  1. Uso de e-mail Marketing
  2. Redes Sociais
  3. Artigos Educativos (blog)
  4. Estudos de Caso
  5. Infográficos
  6. Testes Gratuitos
  7. Landing Pages
  8. Vídeos
  9. eBooks
  10. Apresentações em Power Point
  11. Palestras On-line

Por que sua empresa deve investir em Inbound Marketing

A verdade é indiscutível: a Internet aumentou o poder nas mãos dos clientes e é lá onde a maioria deles passam a maior parte do tempo. 2015 será o ano de mudanças para a estrutura do marketing no Brasil, nos levando para uma verdadeira explosão do digital, fugindo ainda mais, da dependência das mídias tradicionais.

O Brasil desponta como o maior investidor em marketing digital e Inbound Marketing desse setor na América Latina, aparecendo com 60,3% de porcentagem de investimento no continente. Aliado a isso, o Brasil deverá ultrapassar o Japão este ano e se tornar o 4º país com o maior número de acessos à rede. Serão 107,7 milhões de internautas.

 

 

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