LOADING

Sobre Política de Viagens

Sobre Política de Viagens

Uma política de viagens bem “desenhada” e que aborde todos os itens necessários é de extrema importância para usar o orçamento de viagens da sua empresa de maneira racional

Ela deve orientar os colaboradores quanto a antecedência de emissão de passagens aéreas, delinear limites de despesas das diárias em hotéis por região, dar prazos para requisição de reembolsos, entre outras informações. Uma política com diretrizes claras deve ser disseminada e cumprida por toda a organização a fim de evitar despesas desnecessárias.

Entretanto, sabemos que nem todos os viajantes conseguem cumprir as regras da política de viagens. Seja pelo agendamento de reuniões de última hora ou pelo fato do colaborador preferir a cia “x” por causa do programa de fidelidade, as justificativas são inúmeras para não seguirem as regras. Na sua empresa, você já analisou quem tem mais fuga da política: homens ou mulheres ?

Análise de gastos: Homens x Mulheres

Numa de minhas análises para uma empresa do ramo farmacêutico sobre as despesas de viagens, decidi checar qual gênero (masculino ou feminino) gerava mais despesas para a companhia quando havia fuga da política por antecedência. Para minha surpresa (neste caso específico), funcionários homens e que viajam pela empresa são os que geram mais despesas porque tem mais “fuga” de política. Cerca de 54% dos homens e 42% das mulheres não cumpriram a política quando o assunto é antecedência. Em média, o ticket masculino, quando há “fuga” de política, ficou R$ 130 ou 40% mais caro em relação ao das mulheres.

Na prática eles preferem as cias aéreas com maior ticket médio além de apresentarem maior frequência de emissões para viagens que acontecem no mesmo dia da emissão, infringindo as regras de antecedência. No geral, 8% dos colaboradores emitem seus bilhetes com “zero” dias de antecedência, enquanto as colaboradoras ficaram na faixa dos 3% apenas. Se analisarmos por outro ponto de vista, por exemplo, ticket médio por cia aérea ainda sim dividindo por gênero, podemos concluir quando maior for a fuga de política por antecedência maior serão os tickets médios também por fornecedor.

 

E na sua empresa, quem gera mais gastos quando o assunto é fuga da política por antecedência ? Participe

 

Deixe seu comentário
Compartilhar
Newsletter-Image

Assine a nossa Newsletter

Inscritos recebem conteúdo exclusivo

Artigos Relacionados