LOADING

Programa 5S, eficiência e produtividade

Programa 5S, eficiência e produtividade

Programa 5S pode ser aplicado em empresas de diversos segmentos e traz benefícios a longo prazo.

Programa 5s é uma questão importante para as organizações. Ele requer os esforços de todos – da hierarquia mais alta até a mais baixa. Como membro valorizado da sua organização, você pode contribuir com o seu conhecimento, apoio e participação de todos que são elementos essenciais para garantir o sucesso na implementação de quaisquer medidas de melhoria.

Todas as organizações precisam ter uma noção de como as atividades do Programa 5S lhe darão os benefícios tangíveis – fazer o seu local de trabalho mais seguro, mais limpo e mais agradável para se trabalhar. O objetivo da Jab Consultoria é dar um quadro claro que pode realmente ser usado para melhorar a qualidade dos serviços ou produtos da sua empresa, dando orientações práticas desde os primeiros passos do Programa 5S. Aparência importa quando uma organização ou uma marca está sendo julgada. Afinal de contas, a aparência ajuda a reivindicar uma boa posição perante ao seu cliente: aqui estamos falando sobre reputação. Implica um sistema de suposições de valores subjacentes, em outras palavras, a cultura organizacional.

O cliente ou potencial cliente não tem tempo a perder. A organização deve demonstrar que é excelente desde o primeiro contato pois talvez você não tenha uma segunda chance. Empresas são como organismos vivos: aqueles que estão em forma, em saudável movimento e mudança com as condições ambientais tem maiores chances de sucesso. Em um ambiente de competitividade, as empresas – indústrias, comércios ou de serviços – devem explorar métodos para operar de forma mais eficiente para atender as demandas de seus clientes internos e externos, de modo que muitas vezes devem recorrer a programas e ferramentas de negócios de melhoria, tal como o Programa 5S, para se manter competitivo e alcançar a lealdade do cliente.

solicite-projeto-5s-na-sua-empresa

O programa 5S busca levar uma perspectiva do lado de fora da empresa, ou seja, permite que as empresas se veem através dos olhos dos clientes, fornecedores e colaboradores. Isso muitas vezes significa abandonar a perspectiva de ontem e abraçar uma nova realidade. O programa 5S também conta com o desenvolvimento de competências, principalmente por aprendizado evolutivo que se baseia na ideia de Kaizen, ou melhoria contínua.

Definição dos Termos usados no Programa 5S 

Vamos revisar quais são os termos do programa 5S que iremos usar ao longo desta matéria, são eles:

S1 – Seiri ou Senso de Utilização tem como objetivo reduzir o desperdício e pode ser resumido nessa frase: Separar o que é útil do inútil e manter somente o necessário e na quantidade correta.

S2 – Seiton ou Senso de Ordenação tem como objetivo aumentar a eficiência colocando objetos e materiais de trabalho no lugar correto.

S3 – Seiso ou Senso de Limpeza busca eliminar as fontes de sujeiras na empresa. Um local de trabalho limpo e conservado reflete facilmente na produtividade da organização.

S4 – Seiketsu ou Senso de Saúde procurar cuidar da saúde tanto física quanto mental dos colaboradores.

S5 – Shitshuke ou Senso de Disciplina é consolidação de todos os outros sensos onde devemos transformar o programa 5S em uma rotina. Busca também incentivar a dedicação e adesão de outros membros da equipe assim como promover a melhoria contínua no ambiente de trabalho.

termos-programa-5s

 

 

Nós sempre fizemos deste jeito

O ser humano tende a ignorar os problemas porque eles estiveram lá desde o início do negócio. Dia após dia, novos problemas vão surgindo e damos prioridade para aqueles que são mais urgentes e isso vira um ciclosem fim pois facilmente determinamos que tudo é urgente, para ontem. E a forma mais prática de lidar com problemas é considerá-los como parte de nosso sistema operacional ou descartá-los, dizendo: “Nós sempre fizemos deste jeito”.

Muitas vezes só nos preocupamos com o que vemos e deixamos de lado aquilo que não é plenamente visível. Quer um exemplo? Os elementos invisíveis do negócio, tais como o excesso de estoque de material, uma equipe despreparada ou a falta de processos objetivos são como um iceberg: há muito mais que não podemos ver abaixo da superfície do que o que podemos ver acima da superfície. Mesmo o visível torna-se invisível com o tempo, porque nós rejeitamos até que de fato se torne um problema. Em outras palavras, optamos por remediar do que nos prevenir.

projeto-programa-5s

 

 

5S é proatividade

Se pudéssemos traduzir o Programa 5S em uma frase, essa frase seria: Vale mais prevenir do que remediar. Um bom Programa 5S deve ser um dos primeiros passos de uma ampla gama de iniciativas da empresa, assim como esforço de reduzir qualquer tipo de desperdício até ajudar no gerenciamento de mudanças necessárias nos negócios causados ​​por mudanças no mercado ou da organização e melhorar a experiência do cliente, tanto interno e externo.

Quem deve estar envolvido no Programa 5S?

Adotar o programa 5S a todos os níveis hierárquicos irá fortalecer a gestão de qualquer empresa, além de melhorar as técnicas aplicadas durante o programa e elevar a comunicação, ou seja, todos estarão falando a mesma língua. Em resumo, todos precisam participar do programa para aumentar as chances de sucesso.

Fica claro, se olharmos as linhas de comando da empresa, como o programa 5s pode ser dividido em 3 canais, sendo assim:

programa-5s

 

 

Como funciona na sua empresa? Comente. Deixe sua opinião.

 

Deixe seu comentário
Compartilhar
Newsletter-Image

Assine a nossa Newsletter

Inscritos recebem conteúdo exclusivo

Artigos Relacionados