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Relacionamento por Email Marketing

Email Marketing: o melhor canal de relacionamento com sua audiência


Descubra como manter um relacionamento longo e duradouro por meio do Email Marketing e os benefícios dessa ação

O Email Marketing é o melhor aliado para a fase de relacionamento de sua estratégia de Marketing Digital. E se você ainda não se preocupou em usar essa ferramenta tão presente em nosso dia a dia, preste bem atenção. Com as mídias sociais e novas plataformas de interação, muitas pessoas deixaram de lado suas estratégias com o Email Marketing. Ou aderiram a práticas bastante equivocadas para sua utilização. Você já se perguntou o porquê?


Durante muito tempo, o e-mail foi uma das ferramentas mais essenciais de comunicação digital existente. E há muito no que acreditar que esse recurso continua sendo fundamental. Veja só! Segundo o Hubspot, 91% das pessoas checam seus e-mails uma vez por dia, ao menos.


Outra pesquisa ainda constatou que nenhuma outra rede social alcança números como os mais de 4,3 bilhões de contas de e-mail que existem. Ou seja, por que ir na contramão de um canal tão eficiente quanto esse?


O que você vai encontrar aqui?!

O que é Email Marketing?

Email Marketing é a utilização do e-mail para comunicação e relacionamento com estratégia de Marketing Digital, entre sua base de contatos. Servem, principalmente, para manter um bom relacionamento entre clientes e futuros clientes, no processo de venda e pós-venda.


Mas ei! Não adianta também enviar e-mail só por enviar, viu? O time aqui da JAB sabe bem disso! O poder do Email Marketing alinhado ao marketing de conteúdo é justamente poder oferecer informações e conteúdos relevantes, de interesse do consumidor.


E claro, em que ele permitiu a comunicação. Com isso, é possível segmentar a mensagem certa para o lead certo, e - ufa! - no momento certo. Assim, suas taxas de conversão aumentam consideravelmente!


Razões para utilizar E-mail Marketing

Podemos citar algumas vantagens da utilização do E-mail Marketing como estratégia digital:


  1. 1.

    Podem ser segmentados e, com isso, mais assertivos

  2. 2.

    Criam maior credibilidade com sua marca

  3. 3.

    Permite acompanhar publicações com maior facilidade

  4. 4.

    Permite manter um relacionamento com sua base de contatos.

Tipos de E-mail Marketing: acerte no formato ideal

O E-mail Marketing também oferece formatos que se adequam melhor ao conteúdo oferecido por você. Afinal, cada um desses modelos devem ser usados para diferentes finalidades e permitem um melhor alcance de sua audiência. Confira!


Newsletter

Ótimo formato para nutrir seus leads, a newsletter é um modelo que oferece conteúdo e aborda assuntos com uma temática por vez.

E-mail promocional

Tem como objetivo a promoção de um produto ou até mesmo um conteúdo específico. O foco aqui é a conversão, por isso são bastante objetivos e chamativos!

E-mail sazonal

Sabe aqueles e-mails que você recebe em datas especiais e comemorativas, como aniversários? Você já deve ter recebido, inclusive, E-mail Marketing de natal, certo? Para esse formato, damos o nome de sazonal, já que corresponde a campanhas promovidas apenas para essas datas.

Automação de Marketing: como fazer seu lead avançar no funil de vendas

Sua marca já tem presença digital e a produção de conteúdo está a todo vapor? Oba! Isso quer dizer que você já possui então aquela estratégia de marketing digital que tanto falamos. Agora, você já está conquistando leads, então o próximo grande desafio é fazer com que eles avancem no funil de vendas. E o principal: que este avanço ocorra sem que seu vendedor esteja constantemente em contato para cada etapa.


Para isso existe a famosa Automação de Marketing Digital! A Automação de Marketing é uma estratégia baseada na jornada de compra do seu cliente onde há um ponto de relacionamento através, e principalmente, via E-mail Marketing. O objetivo é se relacionar de maneira automática e escalável preparando seus leads para o momento ideal da compra.


De maneira geral, podemos dizer que é o envio de e-mail marketing automatizado que é determinado pela ação realizada pelo lead. Vamos para um exemplo bem prático? Você já deve ter se interessado por conteúdos na internet, certo? Para baixar um e-book, preencheu seus dados e recebeu, automaticamente, o link para download em seu e-mail. Depois, ainda recebeu um e-mail de agradecimento do autor do e-book pelo seu interesse.


Todo este ciclo é uma automação de marketing! Agora, imagine tudo isso em uma escala ainda maior. Isso mesmo! Depois da primeira conversão de seu lead, ele deve entrar em um fluxo de automação de marketing para receber conteúdos segmentados e direcionados ao estágio exato em que ele se encontra na jornada de compra. Podemos dizer então que a automação de marketing:


  1. 1.

    Nutre o lead que ainda não está totalmente pronto para a compra

  2. 2.

    Otimiza sua produtividade

  3. 3.

    Reduz o custo de aquisição do cliente, já que os vendedores recebem leads mais preparados

  4. 4.

    Aumenta sua receita, gerando maior eficiência do funil de vendas

Estratégia de Trilhas de Conteúdo: conduzindo seu lead até a compra

A jornada de compra e o disparo de seus e-mails devem estar sincronizados para que seu contato receba o conteúdo certo, no momento adequado. Imagina receber um conteúdo super técnico sobre algo que você não faz ideia do que seja.


Pega mal, não é mesmo? Por isso, antes de automatizar seus e-mails, crie fluxos! Desenhe o caminho que seu lead deve percorrer relacionado ao conteúdo que ele deve receber para conduzi-lo por todo o funil. Ao percorrer todo esse caminho, seu lead está melhor qualificado e pronto para comprar com você!


Ferramentas de automação: o que são e como escolher?

Para criar sua estratégia de automação de marketing é preciso contar com ferramentas de automação. No mercado, existe, inclusive, ferramentas gratuitas, mas é preciso entender seus objetivos para escolher o melhor a você e sua empresa. Ferramentas de automação costumam ser softwares e sistemas desenvolvidos especialmente para a criação desse fluxo e o disparo de e-mails marketing para o maior número de contatos.


Para escolher a melhor ferramenta de e-mail marketing, conheça bem a reputação da empresa. Além disso, verifique as funcionalidades, como a integração de serviços de CRM e até mesmo Landing Page.


Uma boa ferramenta também costuma oferecer template de e-mail marketing. Isso mesmo! Um modelo pronto para editar seu texto e imagens para ir direto à caixa de entrada de sua base, sem enrolação ou fazer você quebrar a cabeça com modelos que você não consegue reproduzir. Prático, não é mesmo?


Por fim, você também deve verificar as funções de automação de marketing e como o software lida com as listas de e-mails, sendo estáticas ou dinâmicas. O time da JAB utiliza uma das mais reconhecidas ferramentas para automação e estratégia de marketing digital que é a RD Station. Você já deve ter ouvido falar por aí!


Por meio desse sistema conseguimos criar fluxos de nossos conteúdos e obter a integração com CRM, bem como a criação de Landing Pages para a captação de leads. Tudo em uma só ferramenta!

Boas práticas de E-mail Marketing: o que você precisa saber para fazer funcionar!

Você já notou quantos e-mails automatizados você recebe diariamente? E após recebê-los, quantos, de fato, você leu? Na maioria dos casos, somos bombardeados por mensagens com os famosos anúncios que não autorizamos. E, claro, raros os momentos em que chegamos a abrir estes e-mails. No seu caso, você também cria e-mails, mas não vê a estratégia dando resultado?


Bem... Pode ser que você esteja utilizando práticas equivocadas para seus e-mails. Quer ver só?


1. Listas de E-mails

Fuja das compras de listas! Além de enviar mensagens não autorizadas, você pode ser considerado um spammer e comprometer a entregabilidade de seus e-mails. Além disso, na hora de optar por seu software de automação de marketing, limpe os e-mails que não estão mais ativos e veja se o sistema trabalha com listas dinâmicas ou estáticas. Nas estáticas, você precisará adicionar ou atualizar seus ledas manualmente.


Já com listas dinâmicas, o processo fica mais eficiente. O sistema, neste caso, é capaz de filtrar informações segmentadas sem a necessidade de atualizar suas listas para cada campanha. Demais, não é mesmo?


2. Tamanho do E-mail Marketing

Responda com sinceridade… Você costuma ler e-mails enormes que chegam em sua caixa de entrada. Não minta! No dia a dia tão corrido de nossas vidas, quanto mais objetivo for o e-mail, melhor, não é mesmo? A estratégia para seus e-mails marketing deve seguir o mesmo pensamento. Portanto, opte por criar textos de e-mail sempre objetivos e práticos. Evite parágrafos extensos que assustem seus contatos. Prefira frases curtas e diretas!


3. Fique próximo, seja pessoal!

Aproveite e abuse de uma linguagem que te aproxime de seus contatos. Fale de maneira pessoal e não apenas como um canal de comunicação. A dica é chamar o contato pelo nome, perguntar sobre o dia, falar sobre desafios e obstáculos, além de relacionar com situações do dia a dia.


4. Cuidado com as imagens!

Imagens são recursos lindos e super legais para seus e-mails. Mas é preciso cuidado redobrado! Ao colocar a imagem no corpo do e-mail você pode comprometer o disparo, já que os serviços de envio podem bloquear a imagem e considerá-la spam. A dica é criar seu e-mail em formato HTML e evite imagens muito pesadas!


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Exemplos modelo de E-mail Marketing

Fazer com que sua mensagem seja aberta, lida e clicada é um desafio. Veja bem... Um desafio, sim, mas nada impossível. Conte com boas estratégias de conteúdo e siga práticas recomendadas. Para te ajudar nessa tarefa, vamos te mostrar alguns modelos de E-mail Marketing para você se inspirar nessa tarefa!


Modelo 1:

Modelo 2:

Modelo 3:

Planejamento e métricas de E-mail Marketing: saiba no que se atentar

A equipe da JAB é especialista na criação do planejamento de E-mail Marketing. Isso porque, para que todas as estratégias citadas acima funcionem de fato é preciso planejar com cuidado cada ação. Para isso, seguimos o planejamento sobre o público, entendendo quem são e os objetivos com a nutrição desses leads, bem como a linguagem exata que devemos usar com cada um deles.


Com o fluxo de automação desenhado, também planejamos as frequências adequadas de disparo. Jamais queremos assustar nossos clientes lotando suas caixas de entrada, não é mesmo? Por isso, estruturamos um calendário de disparos. Por fim, criamos templates de E-mail com a utilização de Call-to-Action e estruturas com ou sem imagens, tomando cuidado para evitar spams.


E claro, não podemos esquecer da segmentação. Importantíssima no planejamento de e-mail! Podemos segmentar o público por cargos, personas, interesses e muito mais, para enviar o conteúdo certo!


Mensuração: o que levar em consideração?

Outro foco importante em utilizar e-mail marketing e marketing de conteúdo são as métricas. Ao criar sua campanha de e-mail, grande parte dos softwares permite acompanhar os resultados para saber o que está ou não dando certo. E, assim, auxiliar ainda mais na sua comunicação.


A partir dessas métricas, você pode alterar o desempenho das campanhas para melhor, fazendo testes que influenciam nas taxas, como mudar o horário do envio, transformar o tom da linguagem, evitar imagens, etc.


Dicas de mensuração para campanhas de e-mail:

  • *

    Taxas de abertura ideais: acima de 20%

  • *

    Taxas de clique ideais: acima de 3%

  • *

    Taxa de e-mails entregues ideal: igual ou superior a 98%

Atente-se também para a mensuração negativa e o que pode estar atrapalhando sua comunicação, como descadastros, hard bounce, marcação de spam e até mesmo a reputação do seu IP. Com todas essas informações você, com certeza, conseguirá manter um relacionamento incrível e duradouro com seu cliente ou futuro cliente.


Esse é exatamente o objetivo dessa fase de relacionamento de sua estratégia de Marketing Digital: fazer com que antes, durante e após a venda, você saiba exatamente onde seu lead se encontra. Além de manter uma aproximação - mesmo que de maneira automatizada - que faz com que ele se torne aquele amigo inseparável que irá recomendar sua empresa para outra pessoa.


Assim começa seu ciclo de relacionamento e vendas. Então, lembre-se de priorizar o relacionamento positivo para uma relação próximo e longa. Atualmente, em um ambiente com mercados tão competitivos, conquistar novos clientes é um processo longo e, muitas vezes, caríssimo.


Portanto, optar por métodos de Marketing Digital, em que seu cliente é atraído e fidelizado por meio de conteúdo é a melhor solução para que seu negócio seja, de fato, um negócio de sucesso!


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