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Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo: levando sua empresa a outro nível em Marketing Digital


O Marketing de Conteúdo é o principal fator de impulsionamento em estratégias de Inbound Marketing para seu negócio

Uma das principais expertises da JAB Consultoria é o marketing de conteúdo como método atração e conversão de visitantes e clientes para sua empresa. Essa estratégia de Marketing Digital possui diversos objetivos essenciais para oferecer a "musculatura digital" em seu negócio.


Além de educar, informar e entreter, o poder de um bom conteúdo vai além. Ele é capaz de manter um relacionamento duradouro, quase um namoro, entre você e seu potencial cliente.


Ou seja, ao optar por produzir conteúdo, você está firmando um compromisso de disponibilizar com periodicidade informações que farão diferença, sim, no dia a dia de quem o acompanha. E, no mundo digital, quanto mais próximo de seu público, melhor para seu negócio!

O que você vai encontrar aqui?!

Como produzir conteúdo pode alavancar minha empresa?

A produção de conteúdo feita pelo time da JAB acompanha de maneira sincronizada a jornada de compra de seus clientes. Ou seja, desde o momento em que ele descobre um problema até sua solução, nossos conteúdos acompanham esse processo, informando, educando e entretendo.


Mantemos um relacionamento com seu prospect por meio de materiais dos mais diversos, até que a sua empresa crie autoridade o suficiente para, finalmente, fechar negócio. Logo, a produção de conteúdo se torna um meio valioso de visibilidade de sua marca, autoridade, engajamento e oportunidades!


  1. 1.

    Bons conteúdos com SEO (search engine optimization) tendem a serem classificados e ranqueados nos mecanismos de buscas

  2. 2.

    Aumento da visibilidade e engajamento de sua marca

  3. 3.

    Aumento da autoridade sobre seu segmento

  4. 4.

    Gerar mais visitantes e leads

O que são leads?

Antes de mais nada, saiba que são chamados de leads são visitantes de seu site que demonstraram interesse em alguma solução. Em algum momento, ele preencheu um campo com pelo menos um e-mail. Consideramos o e-mail o "cpf da internet", pois é pessoal e único.


Ninguém mais pode ter o mesmo e-mail que o seu. Na troca de informações e no aprofundamento do conhecimento deste visitante, temos a famosa conversão em lead. Portanto, todo contato que tem interesse em estabelecer uma relação com os produtos ou serviços da sua empresa está melhor qualificado e é chamado de lead.


Tipos de conteúdos: formatos para gerar leads

Você já entendeu a importância da produção de conteúdos para sua empresa, mas tenha em mente que além da qualidade, seus materiais precisam ser diversificados! Por quê? Bem.... Atualmente, o mundo está cada vez mais conectado e, para isso, existem diversas plataformas que oferecem interação e engajamento por meio de conteúdos.


Além disso, em um primeiro momento, com a utilização do seu blog, você obtém a geração de visitantes, mas com o crescimento de sua estratégia há a necessidade de avançar para conteúdos meio e fundo de funil, certo? Para isso, é preciso criar conteúdos que geram também conversão!


Ou seja, esses materiais oferecem uma "troca": informação por dados mais aprofundados de seus visitantes. Assim, sua equipe de vendas terá maior conhecimento para abordar no momento certo e de maneira correta, sem perder tempo com quem ainda não está interessado.


Não é nem preciso dizer o quanto esta estratégia é eficiente, não é mesmo? Conheça, então, os tipos de conteúdos trabalhados pela JAB Consultoria para gerar maior conversão para seu negócio:


Blog Posts

Conteúdo publicado em seu blog com o objetivo de ser canal direto com o seu visitante para tirar dúvidas e educá-lo quanto aos seus serviços ou produtos.


Pode conter os mais variados temas e acompanhar todas as etapas da jornada de compra de seu cliente. Os textos criados como blog post possuem maior foco em educar do que vender, por isso, são bastante informativos.


E-books

Você sabe o que é e-book? Este material pode ser definido como qualquer conteúdo de informação mais extensa, semelhante a um livro, mas em formato digital. Seu conteúdo é mais denso e requer maior cuidado em sua elaboração. Afinal, utilizá-los em sua estratégia possuem vantagens importantes!


Por tratarem de assuntos com maior densidade, o e-book é uma excelente ferramenta para orientar e educar seus leads sobre todas as informações importantes de seu mercado. O resultado dessa utilização é a conversão de novos leads e captação de dados essenciais sobre eles.


WhitePapers

WhitePapers são materiais semelhantes aos e-books, porém, seu tom é mais formal, quase acadêmico. São bastante aprofundados sobre determinado assunto de maneira linear, sem muitas utilizações visuais e gráficas.


Podem ser utilizados em sua estratégia de Marketing Digital sem nenhum problema se planejados de maneira adequado para a linguagem de sua marca. Além disso, também são uma ótima ferramenta de conversão, já que também pode ser utilizado na captação de leads.


Infográficos

Imagine a perfeita união de materiais visuais e escritos. Imaginou? Bem, então você já sabe o que é um infográfico. Quando o assunto pode ser distribuído entre recursos visuais e informação escrita, os infográficos entram em cena para ajudar em sua estratégia.


Pesquisas, dados numéricos e explicações intensas podem ser transformadas nesse incrível recurso visual, pois facilitam a leitura e chamam atenção!


Webinars

Webinars também são formatos de conteúdos interessantes para a captação de novos leads. Em vídeos ao vivo ou gravados, é possível transmitir informações e ainda gerar engajamento com seu público.


Em webinars ao vivo, como nas lives do Facebook, você ainda pode interagir com os participantes, respondendo perguntas e gerando oportunidades.


Jornada de Compra: a estrada até o sucesso

Visualize um caminho. No final de uma longa estrada, existe a solução de seus problemas. Mas você ainda está lá no começo e mal sabe ainda se seu problema realmente existe. Esses famosos dilemas de nossas vidas pessoais podem ser facilmente transportados para a Jornada de Compra de seu cliente. Dividida em 4 etapas, seu cliente percorre uma longa estrada como a sua até chegar na solução no fim do caminho. E a produção de seu conteúdo deve seguir como indicadores do percurso ideal. Veja só!


  • Aprendizado e descoberta!

    Nesta primeira etapa, a criação de conteúdos está focada em despertar o interesse. Aqui, seu cliente não sabe bem se tem ou não um problema, bem como uma grande oportunidade.

  • Reconhecimento

    Aqui, nesta fase da Jornada de Compra, seu cliente visualizou a solução lá no final da estrada. Agora, ele reconhece o problema ou oportunidade e está disposto a ir atrás de soluções.

    Neste caso, seus conteúdos ainda são atrativos e informativos, mas já podem sugerir leves indicações de que você tem o que ele precisa e sabem do que está falando!

  • Consideração

    Chegou a hora de produzir conteúdo mais voltados às suas soluções. Afinal, neste momento, seu cliente já possui informações essenciais e está comparando a melhor solução a fim de fechar negócio lá na frente. Os materiais gerados nessa etapa precisam gerar mais senso de urgência.

  • Decisão

    Por fim, seu cliente já comparou soluções e agora está optando pela melhor solução. Se você criou conteúdos até aqui, saiba que as chances de que ele se torne, de fato, seu cliente, são enormes! Nessa etapa, ressalte seus diferenciais e crie oportunidades como, testes grátis, suporte técnico, e outras alternativas para sair à frente.

Landing Pages: o destino de seus leads

Você já sabe a importância e os tipos de conteúdos disponíveis para sua estratégia ideal de Marketing Digital. Então, chegou a hora da verdade: como captar todos esses leads? Quais ferramentas devo usar? O destino de seus leads está nas Landing Pages!


O que são Landing Pages?

Landing Pages são, literalmente, páginas de conversão ou entrada. Seu visitante, ao se interessar por baixar o material incrível que a JAB criou para você, são direcionados a uma Landing Page - se quiser ser mais íntimo, pode chamá-la de LP.


Por lá, seus visitantes devem inserir dados pessoais, como e-mail, interesses, cargos, em troca de seu material. Para que tudo saia como o planejado, tenha em mente que:


  1. 1.

    Você deve selecionar muito bem os dados desejados para não ser invasivo e acabar afastando o visitante;

  2. 2.

    Seu material deve ser atrativo e muito bem trabalhado para gerar interesse. Então, pronto! Sua Landing Page está preparada para a conversão de seus visitantes em leads.

Promovendo seu material: caminhos para divulgação de conteúdos

Você criou conteúdos incríveis, layouts de tirar o fôlego, deixou a landing page pronta para receber uma chuva de leads e... Esperou. Preciso dizer a você que o trabalho ainda não acabou. Mesmo com a melhor produção de conteúdo, sem um bom investimento na divulgação de seus materiais, você não terá os resultados que deseja. Por isso, optar por promover seu material é a melhor solução. Veja só!


Dica 1: E-mail Marketing

Utilizar o e-mail marketing como estratégia alinhada ao seu Marketing de Conteúdo foi e continua sendo a melhor maneira de gerar grandes oportunidades em seus negócios! O canal é a melhor ferramenta para nutrir relacionamento com seu lead, espalhar conteúdo e ainda gerar novos visitantes.


É bastante usado em estratégias de Marketing Digital e, se bem utilizado, pode ser fundamental para o sucesso de suas campanhas. De maneira geral, para capturar a atenção na caixa de entrada de seu cliente, o desafio é grande.


Entre diversos e-mails malucos e ofertas sem noção, você precisa atrair com conteúdo eficiente, focado na necessidade de seu contato. Por isso, apenas um e-mail marketing de qualidade, com conteúdos bem elaborados e campanhas bem estruturas são capazes de alcançar e gerar resultados.


Dica 2: Redes Sociais

Você sabe por onde andam seus possíveis clientes? Com certeza eles estão inseridos em alguma rede social, compartilhando informações e interagindo por aí. E você, por onde está? Por que ainda não foi de encontro ao público? Estar presente nas mídias sociais também é uma incrível forma de manter relacionamento, nutrir e atrair leads para seus materiais. Tenha em mente que para muitos, essas plataformas são a melhor maneira de consumir conteúdos e, por isso, você deve estar por lá! A dica é utilizar as diversas mídias com estratégia - nada de sair postando sem parar, conte com um plano de ação!


Dica 3: Crie ofertas de seus conteúdos

Você tem um mar de oportunidades de ofertas em suas mãos. Sim! Capa do Facebook, Anúncios Pagos, SEO, Stories do Instagram, Twitter… São tantas plataformas, formatos e recursos que fica até difícil numerar. Portanto, não tem desculpa para a falta de geração de leads. São muitas estruturas e estratégias para cada promoção. Nada de esperar, certo? Mão na massa!


Call-to-action: botões certeiros de ação!

O que chama mais sua atenção: um botão ou um link? Estudos do Campaign Monitor mostram que ao inserir um CTA (Call to Action) é possível obter um aumento de até 28% em números de cliques.


O que é Call-to-Action?

Se traduzirmos de maneira literal, Call-to-Action (CTA) significa "chamada para ação". E se pensarmos bem em seu objetivo, é exatamente isso. Este é um recurso usado para indicar uma próxima ação ou um próximo passo a ser tomado e está presente de praticamente toda a estratégia de Marketing Digital. Pode estar presente em conteúdos no blog, em e-books, Landing Pages e, principalmente, em e-mails marketing! Confira exemplos de CTA:


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Não deixe o CTA de fora de suas estratégias. Ele é principal aliado na conversão de seus leads!


O que devo esperar na fase de conversão do Marketing de Conteúdo?

Essa jornada toda foi longa, não é mesmo? Respire fundo! Você apenas começou um longo relacionamento com seus leads e já pode começar a preparar sua equipe de vendas. Nesta fase de conversão do Marketing de Conteúdo você deve ter foco na geração de leads - aqueles que estão realmente interessados em seu negócio e demonstraram isso dando uma levantadinha de mão (Ei, estou aqui! Eu existo!).


Este é o momento para se dedicar a eles, seja na produção de conteúdos, no engajamento das redes sociais ou no relacionamento por e-mail marketing. Lembre-se que seu time de Marketing deve estar sempre em contato com o time de Vendas para entender quais leads estão melhor qualificados. Assim, maiores são as chances de obter resultados. Agora você já tem um namoro. E pode, finalmente, trocar as alianças!


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