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Atração de Novos Leads

Inbound Marketing: uma nova Era de estratégia digital para sua empresa


Descubra como potencializar sua área de Marketing e Vendas por meio do Inbound Marketing na fase de atração

Há uma constante transformação no mundo, bem como na maneira de se relacionar entre marca e consumidor. Você já deve ter percebido, certo? Mudou-se tudo! O modo como a marca é encontrada, as pesquisas, até mesmo o modo de compra.


E se você tem medo de mudanças, a JAB Consultoria te mostra que essa transformação acompanha a evolução constante em que vivemos e que você deve aderir. Foi neste processo de mudança que o termo Inbound Marketing viralizou, principalmente, entre empresas em que há forte presença no ambiente digital.


E acredite, não são apenas as marcas "descoladonas" do mercado, não!

Se você já se deparou com o termo, saiba que cada vez mais essa estratégia de Marketing de Atração vem sendo utilizada como método para potencializar os negócios em qualquer tipo de segmento.

O que você vai encontrar aqui?!

Então, o que é Inbound Marketing?

Em 2009, nos Estados Unidos, o livro "Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs", de Brian Halligan e Dharmesh Shah foi oficialmente lançado. Foi a partir desse feito que o conceito de Inbound Marketing se popularizou de maneira avassaladora.


O novo queridinho da internet, então, ficou conhecido como uma nova estratégia de Marketing de Atração. Isso mesmo! Podemos dizer que no Inbound Marketing, diferentemente do Outbound - o Marketing Old School -, o cliente é quem procura a empresa.


Nada de sair por aí caçando seus consumidores de maneira invasiva. Com esse método, criamos estratégias em que você, como marca, é encontrado para quem procura sua solução. Legal, não é mesmo? Por isso, o Inbound trabalha com ações para que seu público-alvo encontre de maneira voluntária e intuitiva sua empresa por meio de mecanismos e estratégias de busca, ranqueamento, referências, entre outros.


Com o objetivo de gerar mais vendas, conquistar mais clientes e alavancar sua autoridade em seu segmento, o Inbound Marketing cria métodos para aumentar a visibilidade, otimizar processos de vendas e ainda diminuir o custo de aquisição de seus clientes.


Portanto, as etapas do Inbound Marketing consistem em: atração, conversão, relacionamento e vendas. É aí que entramos, primeiro, no Marketing de Conteúdo - principal engrenagem dessa engenhoca que é o Inbound Marketing.

Marketing de Conteúdo: os primeiros passos de sua estratégia

Você já deve ter recebido uma ligação aleatória oferecendo serviços ou produtos pelos quais você não precisa no momento, certo? Ou então, já foi bombardeado por propagandas invasivas empurrando anúncios.


Nós, aqui da JAB Consultoria, temos certeza que você não quer se sua empresa se torne mais uma dessas, não é mesmo? "Então, como ser encontrado e gerar mais vendas, pessoal?" Pegue já o banquinho e se acomode, porque a solução está bem aqui, no Marketing de Conteúdo.

O que é Marketing de Conteúdo?

Como o próprio nome já diz, a definição parece óbvia, mas nós explicamos a você. O Marketing de Conteúdo, nada mais é do que produzir conteúdo relevante como forma de atrair e engajar clientes e potenciais clientes. Neste caso, o Marketing de Conteúdo é usado como meio de informar, educar e até mesmo entreter, gerando engajamento de maneira natural.


Assim, ele também auxilia no processo de compra de seu produto ou serviço. Veja bem: já se foi a época em que éramos forçados a visualizar anúncios por todos os lados para conhecer determinada marca. Atualmente, com o surgimento do Marketing de Conteúdo, a produção de materiais úteis conquista mais autoridade e visibilidade a sua empresa.


A pesquisa Content Trends de 2017 constatou que o Marketing de Conteúdo gera 2,2 vezes mais visitas, 3,2 vezes mais leads e 1,8 vezes mais visitantes para empresas que publicam em seus blogs. Para quem produz mais de 13 conteúdos por mês, a pesquisa divulgou que o número de visitas sobe para 4,2 vezes mais.


Seu consumidor possui, então, o total controle do que irá ler, pesquisar e comparar na internet. Por isso, a JAB Consultoria cria conteúdos relevantes e de interesse do seu público-alvo. Por meio dessa estratégia e conteúdos daqueles mega interessantes, é possível atingir seu potencial cliente no momento mais adequado ao problema dele.

Vantagens de uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Podemos destacar algumas vantagens incríveis presentes em nossas estratégias de Marketing de Conteúdo, como:



  1. 1.

    Nutrir o relacionamento com seus leads

  2. 2.

    Melhorar o engajamento da sua marca

  3. 3.

    Aumentar a visibilidade e credibilidade

  4. 4.

    Diminuir custo de aquisição de clientes

  5. 5.

    Tornar-se referência no segmento

  6. 6.

    Aumentar número de visitantes e gerar oportunidades de vendas

Planejamento de Conteúdo: fazendo as malas para uma incrível viagem!

Lista em mãos, roupas e itens separados, malas prontas! Quem já viajou sabe bem que planejamento é a palavra de ordem para uma viagem tranquila e sem preocupações. Sem essa organização, sinto lhe dizer, mas as possibilidades de imprevistos como esquecer alguma coisa é enorme e pronto...


Lá vem a dor de cabeça na certa! Com o Marketing de Conteúdo a ideia é a mesma, viu? Antes de começar a produzir seus conteúdos, o time da JAB cria um detalhado planejamento colocando os objetivos de suas campanhas de maneira bastante clara para atingirmos os resultados propostos.


Diante disso, temos então a definição de suas personas. Sim! O primeiro passo é definir para quem serão direcionados nossos esforços.

Passo 1

Personas: você conhece bem o seu público-alvo?

A definição do público-alvo costuma ser comum nas empresas. Afinal, você deve saber qual o gênero, a escolaridade, a geolocalização e outras informações deste tipo de quem, geralmente, procura por suas soluções. Mas no Marketing de Conteúdo, o público-alvo se diferencia da Persona. Sabe por quê?


Para atingirmos diretamente na dor e criarmos necessidades em seus leads é preciso um conhecimento mais, digamos assim... Aprofundados de seus clientes.


Portanto, personas são personagens que criamos baseados em características reais de seu cliente ideal. Ou seja, muito mais do que informações demográficas, criamos uma pessoa quase que real para entender seus gostos, costumes, rotina e dificuldades.


A partir desses dados importantíssimos, temos então a criação de nossas personas!

Passo 2

Blog: sua porta de entrada

Definidas as personas, passamos então para a criação uma plataforma em que seus conteúdos sejam hospedados, o chamado Blog! Toda a criação de conteúdo feita pelo time da JAB Consultoria é publicada em seu blog como principal meio de atração na web.


Com materiais informativos, atrativos e bem estruturados, o blog torna-se o melhor meio de gerar mais número de visitas em seu site.


Passo 3

O funil de Marketing

Imagine, de fato, um funil. Agora, guarde em sua mente. Essa metáfora usada no Marketing Digital é o método simples e prático para entender o processo de compra, bem como o caminho que ele percorre para se tornar cliente.


Na produção de conteúdo, levamos em consideração o funil de Marketing para criar materiais para cada jornada de compra do cliente.


Este processo é extremamente eficiente, pois vai de encontro com a real necessidade de seu visitante, no momento certo. Portanto, planejamos conteúdos para cada etapa desse funil. Veja só!

TOPO DE FUNIL

Nesta etapa da jornada de compra, seu possível cliente ainda não está buscando soluções e também não identificou nenhum problema. O objetivo aqui é a informação! Por isso, chamamos de conteúdos de aprendizado e descoberta os materiais criados para topo de funil. Este é o momento de captar a atenção de seu visitante para que ele consuma, cada vez mais, seus materiais e identifique necessidades, além de entender sobre seu negócio.

MEIO DE FUNIL

Chegamos à etapa do reconhecimento! Neste momento, seu visitante já virou um lead, pois entende melhor o seu negócio, faz download de seus conteúdos ricos e participa de seu fluxos de conteúdos. Ou seja, ele criou um relacionamento com você. Uau! Aqui, os conteúdos devem ser mais aprofundados sobre suas soluções, além de materiais mais técnicos, comparando com a concorrência e falando um pouco mais sobre você mesmo. Mesmo assim, ainda deve ser informativo e atrativo, mas com estratégias mais agressivas para transformar seu visitante em um verdadeiro e potencial cliente.

FUNDO DE FUNIL

Ao chegar nessa etapa, você já pode considerar ótimos resultados a seu favor! Afinal, neste ponto, seu lead já está mais qualificado para, de fato, se tornar um cliente. Os conteúdos nesta fase estão totalmente direcionados para sua empresa e os benefícios em se tornar cliente. É como um estalo! Nesse momento, depois de já ter passado por todo o funil, seu visitante decide pela melhor solução: você!

SEO: Tornando-se visível no Google

Mesmo com todo o planejamento bastante alinhado, para se tornar visível nas buscas do Google você possui dois recursos essenciais e importantes: busca orgânica e busca paga! No caso na busca orgânica, ou seja, aquela que é trabalhada para ser encontrada de forma natural, utilizamos o SEO (Search Engine Optimization).


Antes de entender o que é SEO, responda a pergunta: qual a primeira coisa que você faz ao perceber que possui um problema? Se a resposta for "buscar soluções no Google", saiba que você não é o único! Aliás, você está entre as milhares de pessoas que procuram por qualquer tipo de solução no Google.


A concorrência pela primeira página de resultado no Google é enorme, por isso o SEO é técnica fundamental para fazer com que suas publicações fiquem bem posicionadas. Você não ser invisível por lá mesmo com conteúdos incríveis, não é mesmo?

O que é SEO?

Podemos definir o SEO como técnicas com o objetivo de tornar seu site, bem como seus conteúdos, visíveis aos buscadores. Posicionando-os nas primeiras páginas de resultados orgânicos. Portanto, entre nossas estratégias, realizamos a pesquisa e o planejamento de palavras-chave para direcionar todo o SEO.

Compra de mídia: alavancando resultados

Além de muitos testes, o Marketing Digital também é trabalhado de médio a longo prazo para fornecer bons resultados. Por isso, um recurso também essencial para gerar mais visitantes a curto prazo é a busca paga! No início, esta ferramenta é inevitável, até que você consiga ranquear conteúdos e posicionar bem seu site nos buscadores. Então, a partir da compra de mídia de cada plataforma, você adquire resultados em menor tempo. Veja só!

Google Adwords

 É a plataforma de publicidade e anúncios do Google. Com formato de links patrocinados, os anúncios são exibidos logo ao realizar a busca por sua solução, relacionados sempre à palavra-chave usada para seu negócio. Mais do que isso, realizamos uma pesquisa aprofundada para a criação do anúncio, bem como o formato ideal e em áreas de visibilidade. Com o Adwords ou links patrocinados é possível segmentar, direcionar e mensurar todo anúncio feito para obter resultados ainda melhores. Por isso, contar com uma equipe expert como a da JAB é essencial!

Facebook Ads

Outra plataforma que oferece a compra de mídia é o Facebook. Neste caso, os anúncios são disponibilizados dentro da própria plataforma. Também fornece diversos formatos de publicidade, bem como um alto poder de segmentação e análise de resultados. Ainda é possível promover a página de seu negócio, impulsionar publicações e outras ações interessantes para suas redes sociais se tornarem principais aliadas em Marketing e Vendas.

LinkedIn Ads

Cada plataforma possui um público diferente e isso você já deve saber. Portanto, anúncios no LinkedIn também são eficientes em suas estratégias de Marketing Digital. A rede social voltada para negócios conta com um público bastante segmentado e também oferece uma plataforma com diversos formatos de anúncios para você.

Twitter Ads

Já deu para perceber que as redes sociais também são meios poderosos para obter anúncios bem segmentados e assertivos, não é mesmo? No Twitter Ads as possibilidades também são incríveis, como: Tweets Promovidos, Contas Promovidas e Assuntos Promovidos. A interação com conteúdos promovidos é feita da mesma forma com conteúdos orgânicos, além de também serem segmentados.

O que devo esperar na fase de atração do Marketing de Conteúdo?

Você deu o primeiro para alavancar seus negócios de maneira única e eficiente utilizando o Marketing de Conteúdo. Nesta primeira etapa as expectativas estão lá em cima e você não vê a hora de cansar sua equipe de vendas com a quantidade de interessados em suas soluções.


Sim... A gente entende em essa sensação de expectativa. Mas precisamos alinhar bem o que você deve esperar em cada fase dos processos do Marketing Digital.


Neste primeiro momento, você deve ter em mente o aumento do número de visitantes em suas páginas, blogs, redes sociais, bem como a geração de maior interação e engajamento. Agora é a hora de você se tornar conhecido nas plataformas corretas e mostrar que possui autoridade em seu segmento.


É, literalmente, o primeiro passo para um relacionamento longo e duradouro. E, com todos os itens citamos acima, direcionados para a fase de atração, você deu a primeira "xavecada" em seu futuro cliente. Que tal avançarmos nesse relacionamento com a JAB Consultoria?

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