LOADING

Desbravando Perfis No Facebook

Desbravando Perfis No Facebook

Em média um usuário do Facebook tem 342 amigos. É o que diz o site Wolfram Alpha que desenvolve os mais diversos estudos com base em um banco de dados acessível para todos. Com essa ferramenta é possível ter um relatório completo sobre o seu perfil no Facebook que vai desde checar suas principais atividades até ver seu networking em formato de clusters.  No meu caso, eu tenho 437 amigos e digo com certeza que me relaciono com no máximo 30% deles. Na minha rede tenho ex-colegas da faculdade, da pós-graduação, amigos de trabalho, amigos de infância, da academia e das mais diversas atividades sociais que já participei na minha vida um dia. Até então não fazia ideia de como funcionava meu engajamento no Facebook e só depois de uma análise mais profunda posso entender melhor alguns aspectos. Isso é o que mostra o gráfico das minhas atividades.

Atividades

Nos últimos tempos de maio de 2012 até hoje a atividade que mais desempenhei no meu perfil foi compartilhar links, postar fotos e por último dar algum detalhe sobre o “status” da minha vida.

Distribuição de Atividades Semanais

Um outro ponto interessante para analisarmos é como funciona atividade de uma pessoa nas redes para determinar o padrão de comportamento dela. No meu caso eu tenho alguns padrões interessante de publicações. Basicamente existe uma lacuna no horário entre 3 horas da manhã até as 9 horas da manhã. Sexta-feira às 3 da tarde é um período que não posto nada também e aos domingos minha atividade é muito baixa.

 

Friend Network

No meu gráfico de friend network posso notar grupos de amigos por algum tipo de evento que aconteceu na minha vida. Cada ponto representa um amigo no Facebook onde é possível identificar quem é amigo de uma conexão minha. É interessante ver como os pontos formam grupos de conexão que me levam para outros grupos que estão ligados indiretamente. Em outras palavras, é a rede contando um pouco da “história do usuário” e o que cada grupo representa seja para o trabalho, academia ou amigos de longa data.

 

Solteiros ou Casados ?

Meus amigos estão divididos em solteiros, casados, em algum relacionamento ou noivos. A maioria deles, 36,1% são casados e 34,2% estão em algum relacionamento sério. Nada mais natural para minha idade de 27 anos onde meu ciclo de amigos estejam na sua maioria na faixa dos “relacionamentos sérios” ou já foram fisgados pelo matrimônio.

O que você pode aprender com isso tudo ?

O Facebook nada mais é do que um grande banco de dados e você tem que considerar ele está usando seus dados para sua rede de publicidade. Toda a informação que você fornece para Facebook é essencialmente uma mina de ouro de publicidade. Eles podem determinar todas as suas informações demográficas, juntamente com quanto você é importante para um anunciante com base nos dados demográficos de seus amigos.  Portanto, seja cauteloso ao colocar suas informações em redes sociais pois elas valem uma fortuna. Apenas algo para se pensar.

Deixe seu comentário
Compartilhar
Newsletter-Image

Assine a nossa Newsletter

Inscritos recebem conteúdo exclusivo

Artigos Relacionados