LOADING

Apresentação corporativa em PowerPoint

Apresentação corporativa em PowerPoint

Uma apresentação corporativa tem como objetivo vender uma ideia que precisa ser adaptada para as diferentes audiências

Uma boa apresentação corporativa engloba um roteiro bem estruturado, um visual inovador e um apresentador afinado com o conteúdo da apresentação. Toda apresentação deve contar uma história com começo, meio e fim.

Essa história deve revelar uma mensagem principal, que traga um benefício para o espectador e que seja de fácil entendimento, para ajudar nesse ponto entra em cena o apoio visual, que vai reforçar a mensagem e vai ajudar o espectador na compreensão do conteúdo apresentado.

Uma apresentação em powerpoint deve alinhar todos esses elementos com o intuito de despertar e manter o interesse da audiência durante todo o processo, assim a sua mensagem (que pode ser uma ideia, um produto ou um serviço) vai ter um maior nível de entendimento.

Se você exerce uma função que precisa vender uma ideia ou uma proposta para os clientes da sua empresa, com certeza você faz o uso de apresentações corporativas para passar a sua mensagem, e provavelmente você costuma reutilizar a mesma apresentação diversas vezes para diferentes clientes, simplesmente por que a mensagem passada é a mesma.

Saiba que você está cometendo um grande erro.

Mesmo que a mensagem apresentada seja a mesma, a história e o visual que englobam essa mensagem devem ser adaptadas conforme as diferentes audiências, para conseguir obter um maior nível de atenção e compreensão.

Pense dessa maneira: você não usa a mesma roupa para todas as suas reuniões, para cada uma você deve se vestir e se comportar de acordo com aquele cliente, do mesmo jeito que você não deve usar a mesma apresentação corporativa para todas reuniões.

Não manja nada de Powerpoint? Veja este vídeo.

Para cada cliente existe um approach diferente, de acordo com o seu relacionamento e histórico com ele.

Então é muito importante saber para quem se está falando e conhecer um pouco sobre os costumes e gostos do seu cliente, assim você pode alinhar a sua apresentação de acordo com ele, utilizando a mesma mensagem, mas contando uma história diferente com coerência visual pensada para cada situação.

Quando você está acostumado com recursos de copy e paste para montar uma apresentação, saiba que chegou o momento de repensar o seu modo de fazer apresentações.

Primeiramente é importante ter uma narrativa, um roteiro que mostra o caminho da mensagem  principal bem estruturada e definida, com começo, meio e fim.

Um roteiro coerente e atraente consegue transformar  o apresentador em um verdadeiro contador de histórias, e uma apresentação corporativa nada mais é do que uma boa história, capaz de atrair e mudar a opinião do espectador, afim de que ele tome uma ação.

Toda a história deve ser acompanhada por um suporte visual que complete o entendimento da mensagem e que esteja coerente com as expectativas de cada audiência.

Um bom suporte visual pode enaltecer ainda mais o discurso da apresentação, as imagens têm o poder de atrair atenção, de possibilitar a rápida transmissão de um conceito, e de dar dinamismo e reforço à narrativa, mas para isso elas devem estar totalmente alinhadas e coerentes com a apresentação.

A identidade visual é um conjunto de parâmetros visuais estabelecidos para servir de base à confecção dos slides.

Mesmo que cada slide tenha suas particularidades, todos devem seguir alguns padrões relacionados a fontes, formas gráficas, cores e estilos para que cada apresentação tenha seu próprio perfil.

apresentação corporativa

Você não usa as mesmas roupas todos os dias, do mesmo jeito que não se deve reutilizar uma mesma apresentação várias vezes

 

Modificar a maneira de apresentar uma ideia, um produto ou um serviço, a partir de uma apresentação corporativa pode ser como um exercício de desapego, que é muito importante de ser praticado para conseguir se comunicar com as diferentes audiências presentes no mundo dos negócios.

 

A mensagem principal a ser passada não muda, ela sempre vai ser o seu produto, a sua ideia ou o seu serviço, mas para essa mensagem chegar até o seu público da maneira certa, ele deve ser reinventada para cada situação, com uma narrativa e visual adaptados para os diferentes tipos de clientes, pois só assim a sua ideia vai alcançar um maior nível de entendimento e as chances da sua apresentação corporativa se transformar em uma venda são maiores.

Se na época da escola você sempre foi aquele que não fazia as apresentações, pois sempre tinha um outro colega que ficava com essa missão, e agora está acostumado a trabalhar com o sistema de copy/paste e reutilização de apresentações, saiba que podemos te ajudar a criar apresentações incríveis para cada uma de suas necessidades.

A Jab Consultoria tem uma área especializada na criação de apresentações corporativas baseadas em metodologia própria.

Pense alto e comece agora mesmo a criar estratégias de comunicação pensadas de acordo com os seus diferentes clientes.

apresentação.corporativa

Deixe seu comentário
Compartilhar
Newsletter-Image

Assine a nossa Newsletter

Inscritos recebem conteúdo exclusivo

Artigos Relacionados