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Agência de viagens e 11 ações de mudanças

Agência de viagens e 11 ações de mudanças

 

Descubra quais são as 11 ações que a sua agência de viagens pode tomar hoje mesmo.

O fato é: ninguém pode ser bom em tudo! E se a sua agência de viagens não se especializar em algum produto, quem se transforma no especialista é o seu cliente. Hoje, todos os clientes tem fácil acesso a internet e aos comentários de outros viajantes que já viveram alguma experiência de viagem. Já falamos sobre isso neste post.

Um levantamento da FIPE, revela que cerca de 60 milhões de brasileiros fizeram ao menos uma viagem doméstica e 90% dos turistas não recorreram a agências de viagens tradicionais para programar os roteiros.

Baseado em minhas interações com os donos de agências de viagens,  criamos uma lista de 11 dicas úteis para as agências de viagens. São ações que você pode começar hoje mesmo, a fim de se adaptar e prosperar no ambiente de hoje, onde o seu cliente pode saber mais que você!

Não deixe o seu cliente ser o especialista!

Reduza o seu portfólio de produtos de viagens. Escolha poucos destinos ou atividades e seja o melhor nessa linha de produtos que você vier a escolher.

Os clientes passaram a ter acesso a tanta informação de viagem através da internet que eles se tornaram “os agentes de viagens.” Quando os seus clientes procuram ajuda na sua agência de viagens, eles querem um verdadeiro especialista.

Personalize.

A bola da vez hoje é o aplicativo WhatsApp. Crie esse canal de comunicação com seus clientes e por favor, meça os resultados através deste canal. Sua agência de viagens precisa disso!

Faça seus clientes venderem por você!

A experiência de viagem que o seu cliente pode “ofertar” para futuros clientes na sua agência de viagens é impagável.

Quanto mais original for este canal de experiência, mas valor você estará adicionando aos futuros clientes. Assim que ele chegar de viagem, faça uma entrevista com o seu cliente e peça para ele lhe contar sobre como foi a viagem.

De preferência, peça para ele te mandar fotos da viagem para que você possa compartilhar com outros potenciais clientes.

Seja completo.

Hoje é fato que os clientes fazem suas próprias reservas, por exemplo: ponte-aérea ou até mesmo uma viagem para os EUA. Isso qualquer um sabe fazer.

Mas existe uma demanda de clientes que precisam de agentes de viagens “completos” (viagens exóticas ou cruzeiros de volta ao mundo, por exemplo).

Direcione sua energia e especialização neste tipo de viagens mais complexas.

Cobre pelo seu tempo e conhecimento.

Existem dois tipos de viajantes: os que tem mais dinheiro do que tempo e os que tem mais tempo do que dinheiro.

Clientes com mais dinheiro do que tempo, valorizam agências de viagens com expertise e habilidades suficientes para lidar com todas as questões da viagem dele. Se o seu cliente gosta de participar de maratonas na Europa, concentre seus conhecimentos neste tipo de pacote.

Vislumbre este tipo de mercado.

Faça uma autoavaliação sempre: minha agência de viagens é competitiva?

O mercado está em constante mudança. Para todos os seus produtos e serviços que você oferece, você tem preços competitivos? Você tem uma variedade de estratégias para levar até os seus clientes o melhor preço?

Tenha um ótimo site

Seu site precisa ter três coisas fundamentais: um bom projeto + marketing de conteúdo + interação com o usuário. Se você não tem isso no seu site, reveja-o imediatamente.

Melhore os seus processos internos. Seja eficiente!

A maioria das agências de viagens tem muitas oportunidades para ser mais eficiente em seus processos operacionais. Por exemplo, agilizar o tempo para desenvolver um itinerário personalizado, o tempo para precificar um pacote, trânsito de documentos, etc.

Redes Sociais

Eu recomendo uma página no Facebook para a sua agência de viagens. Converta seus clientes em fãs e poste opiniões de seus serviços. Envolva-os com ideias, dicas e críticas diariamente.

Não venda ofertas: Venda expertise!

Muitas agências de viagens on-line anunciam ofertas em seu sites e disparam e-mail marketing como se fossem uma AK-47. É difícil de bater ofertas das agências de viagens on-line e será ainda mais difícil daqui para frente. Não fique seduzido pelas ofertas e muito menos ofereça isso para o seus clientes. Transforme a sua agência em uma consultoria especializada e com um atendimento realmente personalizado.

Seja um agente de mudanças, sempre!

A indústria de viagens tem mudado muito e essas mudanças só vão acelerar. Seja um “estudante” constante das melhores práticas e esteja pronto para se adaptar e adotar novas formas de fazer as coisas,  não importa quantos anos de experiência você tenha com turismo.

E, por último…

Recrute e inspire novos colaboradores. Essa indústria necessita desesperadamente de sangue novo e de jovens talentos.

 

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