• Manifesto
  • Artigos
  • Materiais Educativos
  • Ferramentas de Marketing
Menu
  • Manifesto
  • Artigos
  • Materiais Educativos
  • Ferramentas de Marketing
Fale com especialista

Não confuda valor com preço

  • Picture of lucas lucas
  • 25 agosto, 2014

Compartilhe com quem merece!

É muito comum, na linguagem popular, se confundir valor com preço. Qual o valor daquela calça?

Por favor, me diga o preço daquele vestido? Em muitos casos, essas palavras podem, dependendo do contexto, ser sinônimos, mas para quem quer empreender, é importante que se entenda a diferença entre esses conceitos.

Philip Kotler, principal autor do marketing, criou um diagrama onde relaciona valor, custo e preço. Para Kotler, o valor total entregue para o cliente é o resultado da combinação de benefícios econômicos, funcionais, pessoais e psicológicos que os clientes esperam de determinado produto ou serviço descontado o custo total para o cliente (soma do preço monetário e dos custos de tempo, de energia física e psíquica).

valor-com-preço

Alex Osterwalder, criador do canvas do modelo de negócio, ensina que valor é resultado da interação entre o cliente com o negócio.  Dessa maneira, ir a um show gratuito pode ser algo que não tenha valor para algumas pessoas. Mesmo a música sendo boa, pode ser que o custo de tempo de deslocamento ou mesmo o custo psíquico de ter que enfrentar uma multidão num show aberto faça o interessado desistir da empreitada.

Ou seja, o custo pode ser maior que o benefício, fazendo com que o cliente não perceba valor – e desista do passeio. Outra forma de ver a questão é analisar porque as lojas de conveniência estão cada vez mais na moda. Com fácil acesso e mesmo tendo preços um pouco acima dos mercados, a conveniência agrega facilidade, comodidade e segurança para obtenção de produtos – o que faz com que o benefício compense pagar um pouco mais.

Ou seja, dependendo da urgência e necessidade, pagar um pouco mais vale a pena.A situação pode ser colocada da seguinte forma:  normalmente quando o cliente reclama do preço (acha caro) é porque não vê valor no produto. O preço cobrado não entrega o benefício esperado – e o cliente acha caro.  Portanto, para o empreendedor, confundir valor com preço pode ser o caminho do suicídio. O caminho para a lucratividade passa por buscar oferecer valor e controlar os custos, e dessa forma poder competir e vender a um preço que sustente o lucro –  fundamental para a sobrevivência e a perenidade de qualquer negócio.

Via (Estadão PME)

Junte-se a mais de 17.520 pessoas e contando...

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

AnteriorPost anteriorComo inovar no mercado de turismo
Próximo PostBlog de viagens para sua agênciaPróximo

Explore mais conteúdos

Mobilidade Urbana: Soluções Práticas no Dia a Dia
Tendências
anna azevendo

Mobilidade Urbana: Soluções Práticas no Dia a Dia

A mobilidade urbana é um tema em alta nas grandes cidades. Com o rápido crescimento populacional e a necessidade de otimizar deslocamentos, soluções práticas têm

Leia mais »
anna azevendo 28 de maio de 2025
Tinta Epóxi: A Escolha Ideal para Ambientes Externos e Internos
Como Fazer
anna azevendo

Tinta Epóxi: A Escolha Ideal para Ambientes Externos e Internos

A tinta epóxi é um revestimento altamente versátil, ideal para diversas aplicações, tanto em ambientes internos quanto externos.  Sua formulação especial proporciona resistência a agentes

Leia mais »
anna azevendo 28 de maio de 2025

Quer fazer o seu negócio crescer?

Podemos fazer isso juntos!

Vamos começar seu projeto?
Seja nosso cliente Jab Consultoria

Nossas Redes

Facebook Twitter Youtube Instagram Linkedin

Sobre

  • Manifesto JAB
  • Artigos
  • Materiais
  • Ferramentas
  • Fale com a Thalita
  • Fale Conosco

Somos 100% remotos

Atualmente estamos na cidade de Florianópolis e São Paulo, mas não dependemos de escritório para sermos produtivos e engajados. Nós somos Officeless. Entenda aqui.

Empoderamento Digital

JAB Consultoria Logotipo

© 2020 Direitos Reservados – Eleven Eleven Marketing LTDA.