Qualificação de leads na história da humanidade

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A arte da qualificação de leads existe há muito tempo na história da humanidade, mesmo que em sentidos diferentes para cada fase da evolução, a essência dessa estratégia sempre foi a mesma

A qualificação de leads é uma metodologia muito utilizada no marketing digital para atrair a atenção do consumidor até um produto ou um serviço e convertê-lo em uma venda. Um lead qualificado é aquele que foi atraído pela sua informação e ainda se interessou pela oferta, ou seja, ele tem maiores chances de fechar uma venda. Normalmente o lead é um usuário que passa por um processo de troca, a empresa oferece a ele uma informação gratuita (que pode ser um e-book, uma matéria de conteúdo interessante, etc) e em troca disso esse usuário deixa informações importantes para a empresa, e se torna em um contato qualificado, que mostrou certo interesse pelo que foi ofertado.

Essa estratégia faz parte de um processo contínuo. Primeiro é preciso atrair o consumidor com informações que despertem o seu interesse para convertê-lo em um lead em potencial. Depois que esse consumidor se mostrar mais interessado nos serviços e produtos da empresa, deve se criar um relacionamento com ele e aí sim transformar isso em venda. Depois que todo o processo tiver sido concluído, é bastante importante analisar os dados para entender quais foram os acertos da estratégia e onde é preciso aplicar melhorias.

Hoje em dia, com a ajuda do marketing digital e das ferramentas de marketing, fica bem mais fácil de alcançar os clientes e obter a qualificação de leads, mas nem sempre foi assim. O processo de atrair pessoas com informações interessantes para que elas tomem uma ação sempre esteve presente na história da humanidade desde os primórdios, é claro que de diferentes maneiras, mas sempre com a mesma intenção, chamar a atenção de alguém para que essas pessoas se interessem por alguma oferta. Essa evolução da estratégia de qualificação de leads acontece desde a invenção da roda, dos primeiros anúncios em jornais, os primeiros comerciais de rádio para o envio do primeiro e-mail não solicitado, do primeiro banner na web até chegar na ascensão das mídias sociais.

Confira no infográfico abaixo as diferentes maneiras de qualificação de leads durante as diversas fases da humanidade.

qualificação-de-leads

 

 

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