Gestão de viagens corporativas

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Viagens corporativas e o valioso papel da TMC.

Quanto vale o orçamento de viagens da sua empresa hoje? R$ 100 mil, R$ 1 milhão ou R$ 10 milhões? Na verdade o tamanho não importa muito. O que importa é que toda empresa precisa ter um orçamento de viagens para conhecer seus limites e orientar os rumos do negócio. A empresa que incorpora essa filosofia está buscando gestão, em outras palavras, o planejamento pode moldar o seu negócio a fim de reduzir riscos e incertezas. Afinal, quem não quer reduzir riscos e incertezas?

Agora faço outra pergunta para o leitor(a): quanto vale pagar uma empresa para investir corretamente o seu orçamento de viagens? A questão do valor de um serviço está sempre presente, e portanto, delicado para o cliente entender qual é o real valor de um serviço de viagens corporativas e elementar para uma agência.

Existe uma lógica nessa frase: Quem não quer pagar por um bom serviço com certeza não terá um bom serviço

 

Se levarmos em consideração que todo orçamento nada mais é do que um investimento, e para eliminar uma lapidação precoce do seu orçamento é mais do que necessário ter uma agência de viagens que administre esse volume, ou melhor dizendo, uma Travel Management Company (TMC), sob este ponto de vista, deve ficar mais compreensível o valor de uma boa gestão de viagens corporativas.

O valor de uma TMC

Quando damos um preço para os nossos serviços, nós colocamos em pé de igualdade com os outros serviços disponíveis no mercado e obviamente damos a oportunidade para o cliente fazer suas comparações. O leitor(a) pode então, basear a compra por um serviço de viagens corporativas nos pilares preço, prazo e qualidade. Além disso, quero mostrar ao leitor mais elementos para escolher um bom serviço e os motivos para centralizar as solicitações de viagens em uma TMC. São eles:

Rastreabilidade: Se cada passageiro comprar suas viagens corporativas onde quiser, como o gestor de viagem saberá em qual hotel ele estará no momento em que precisará contatá-lo? Considerando que o local não tenha acesso a internet ou telefonia móvel, quanto tempo demorará para localizá-lo? Imagine que o local está em guerra civil e a família de seu colaborador está ansioso por notícias.

Sr. Binghan viaja mais de 300 dias por ano e nós sabemos onde ele está.

Sr. Binghan viaja mais de 300 dias por ano e nós sabemos onde ele está.

Consolidação: Como negociar com fornecedores, se a empresa não tem informação do real volume em suas viagens corporativas? Lembre-se que a empresa que não tem dados consequentemente não tem informação sobre o seu negócio, e portanto, não faz gestão de viagens corporativas.

O hotel estava mais barato no levantar.com? Puxa…que pena!

OTA X OBT:  As ferramentas chamadas online booking tool são mais do que disponibilidade de voos em uma única tela. Elas são personalizadas com políticas online, acordos pontuais da sua empresa, perfil do seu colaborador com cartões de milhagem, preferências de assento, informações de documentação e relatórios diversos de suas viagens corporativas. Além disso, a empresa não tem como evitar desvios na política de viagem de forma proativa ou seja, somente saberá e tomará ação quando receber a solicitação de reembolso.

Papel do gestor x consultoria da TMC: A responsabilidade do gestor, como já dissemos em outro post, é buscar o equilíbrio entre promover economia à empresa e proporcionar conforto e segurança ao viajante, cujo o foco é trazer negócios à empresa. Se ele estiver ocupado operacionalmente em buscar opções em todas os sites das cias aéreas, “goolgar” a todo momento em busca de informações sobre documentações, horas ao telefone para reservar hospedagem, locação e assentos especiais aos seus passageiros, além conciliar as despesas nos cartões corporativos. Como sobrará tempo para analisar possibilidade de economia e ajudar o passageiro em momentos adversos?

Por exemplo, ele saberá qual cia é mais barata e mais rápida para Ituiutaba? Se precisar antecipar, qual cia área permite fazer sem custo? Precisa de vacina? Onde se hospedar? Qual locadora tem diária de 28 horas? Vale ressaltar que esse profissional acumula diversas funções na empresa e a empresa precisa entender o real valor do seu core business.

Quando pensamos no gasto com viagens corporativas, a TMC representa em média 3%.  Portanto, será que economizar com a taxa  da TMC é o mais inteligente, se pensar no gasto hora/homem desse colaborador em assumir todas essas demandas?  Será que as promoções pontuais da internet, justificam o potencial de economia diária que sua TMC pode trazer, como isenção de- no show e serviços especiais sem cobrança adicional.

Em recente pesquisa com os consultores corporativos, da TMC Costa Brava, perguntamos qual o diferencial que é feito no dia a dia no atendimento aos passageiros e empresas em suas viagens corporativas. E as respostas foram:

  • Atendimento personalizado;
  • Segurança em ser atendido por especialistas em viagens;
  • Consultoria de melhores voos, hotéis e documentação;
  • Relacionamento direto com os fornecedores para negociações comerciais;
  • Relatórios de compras, economias, bilhetes não voados, desvios de política, performance com fornecedores e muitos outros itens.
  • Cumprimento da Política de Viagem;
  • Suporte no momento de eventualidades como alterações, extravio de bagagens e listas de espera.

Co-autoria (Lucas Jardim)

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  • Bruno Nordi

    Alguns clientes dizem não ver valor agregado ao trabalho de uma TMC. Normalmente, estes são os primeiros a entrar em contato para solicitar ajuda para alterar sua viagem comprada na internet ou diretamente com a cia aérea, solicitar informações de documentação para viagem, cancelar a reserva de hotel efetuada na internet sem cobrança de no show, ajudá-lo com sua bagagem extraviada.

    Sempre digo aos meus consultores. “Internet” não é nossa concorrente. Somos uma empresa de consultoria e gestão de viagens corporativas. A “Internet” vende viagens como é vendido qualquer outro produto disponível em loja de departamento.

    Oferecemos um atendimento de extrema qualidade e eficiência, com tecnologia de ponta e totalmente personalizado.

    Mostramos aos nossos clientes o que atende sua necessidade com o melhor custo benefício. Menor ou Melhor tarifa !!!

    Trabalhamos pela fidelização e total satisfação de nossos clientes. Não somente para obter lucro.

    Excelente post.

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