Produtividade, viajante corporativo e cafeína

18 Flares Twitter 1 Facebook 9 Email -- LinkedIn 8 Google+ 0 18 Flares ×
Reading Time: 5 minutes

Produtividade nas alturas. Com algumas dicas simples, a sua viagem a negócios pode ser bastante produtiva e aproveitada ao máximo.

Se você viaja muito a negócios, você sabe que se perde muito tempo durante as viagens e a sua produtividade certamente está em jogo. Isso é devido ao desconforto de estar longe da sua mesa de trabalho no escritório, onde se tem tudo em ordem, das medidas de corte de custos que as empresas podem fazer eventualmente e de muitos outros fatores que fazem com que toda a sua produtividade no trabalho diminua ao longo de uma viagem a negócios. E o pior de tudo é que você sabe que ao voltar daquela viagem, você terá que correr contra o tempo e se virar para compensar toda aquela produtividade perdida.

Mas não se desanime, isso não precisa ser sempre assim, juntamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a economizar tempo e fazer com que você aproveite ao máximo a sua próxima viagem a negócios.

Priorize seu tempo

Antes mesmo de começar a montar a sua mala para a viagem, reveja todas as suas tarefas a fazer e dessas decida três tarefas principais que você deseja realizar durante seu tempo fora. Assim, você consegue ficar mais focado sobre o que fazer e pode organizar essas tarefas por ordem de importância, se for possível você pode até delegar as menos importantes para uma outra pessoa.

Recarregue todas as energias

Sim, um bom sono é de extrema importância para te deixar em pé e disposto, mas não é só do sono que estou me referindo aqui. É igualmente importante conferir se seus dispositivos eletrônicos estão totalmente carregados antes de uma viagem. Uma boa dica é ter uma bateria extra em mãos para aqueles dispositivos que você mais usa, como o celular e o notebook, assim você não precisa se preocupar se precisa carregar o aparelho ou não e tem mais tempo para ser produtivo. É sempre bom levar nas viagens adaptadores de tomada e de carregadores, você nunca sabe por quais obstáculos vai enfrentar.

Pense no ar

Vamos dizer que você conseguiu embarcar naquele voo sem nenhum bebê chorando, saiba usar esse tempo precioso (que acontece uma vez na vida) com sabedoria. Você pode começar a organizar um planejamento estratégico, estabelecer metas futuras, escrever ideias e pensar bastante. Pense, pense e pense! Faça tarefas simples, que não requerem de muito esforço, mas sim de pensamento. Tente fazer isso durante uma hora e descanse pensando nessas tarefas simples. Usar um tempo para se cobrar pessoalmente nunca é uma má opção e é uma boa dica de manter a produtividade.

Se mantenha saudável

Muitas vezes quando se está no meio de uma viagem a negócios você pode ficar estressado com diversos fatores, e deixa de fazer alguns exercícios importantes e de se alimentar bem. Ter um tempo reservado para escolher bem a sua refeição é essencial para se manter saudável durante a viagem e isso realmente pode aumentar os seus níveis de satisfação com a viagem e de produtividade em geral.

Tenha um lugar para trabalhar

Deixar para terminar uma apresentação em cima da hora no saguão do hotel, no aeroporto ou em algum restaurante ou café pode ser uma experiência desgastante. Você acaba lutando contra o barulho insistente das coisas e pessoas ao seu redor, com o sinal fraco do wi-fi e até com a comida ruim. Então é sempre muito importante estar totalmente preparado para as tarefas previamente propostas em uma viagem a negócios e se precisar, organize um espaço seu para poder trabalhar tranquilo.

Reserve um tempo para você

Quando se tem uma família te esperando em casa após o trabalho, a última coisa que você deseja é uma viagem corporativa longa, e quando isso acontece você quer voltar o mais breve possível. No entanto, esse pensamento pode fazer com que uma viagem vire uma rotina interminável. Então com o intuito de aproveitar aquele momento como uma oportunidade para se revitalizar, tente reservar um tempo da sua viagem para conhecer o lugar onde você está, caminhar pelas ruas da cidade nova, conversar com pessoas fora do seu círculo de trabalho e viver experiência positivas. Esses pequenos esforços podem ajudar a gerenciar melhor o seu equilíbrio entre o trabalho e sua vida durante a viagem.

Organize a sua mala como um profissional

Se você viaja frequentemente, você vai adquirir uma técnica tão eficiente em arrumar a mala e saber exatamente o que levar na viagem, que não deve demorar mais de 20 minutos para estar tudo pronto. Saiba deixar as coisas mais importantes para te manter com mais produtividade perto e fáceis de achar, para você não ter que ficar sempre checando dentro da mala. Tenha sempre em mãos uma pequena mala com todos os seus items de higiene e necessidades básicas para qualquer eventualidade que possa acontecer, e invista em uma mala de viagens boa e duradoura. É muito importante ter uma mala forte e de qualidade, com diversos compartimentos e que não vai te deixar na mão.

Menos café e mais água

Chegamos ao ponto chave para se ter mais produtividade durante uma viagem corporativa: Beba menos café e mais água.

Como um consumidor assumidamente viciado em café que sou, parece até hipocrisia minha indicar para as pessoas beberem menos café durante as viagens, e não estou falando isso para sobrar mais café para mim, essa é a mais pura realidade e uma ótima dica. Com a mesma força que a cafeína chega te deixando mais ligado e estimulando seu foco e a sua atenção, ela vai embora te deixando desanimado e sem foco. E aí o que você faz? Toma outra xícara de café, e assim vai indo até passar o dia inteiro na base do café. O café é uma paixão nacional, ninguém gosta de começar o dia sem o seu cafezinho, e o café traz muitos benefícios para a saúde mas tudo que é consumido em excesso faz mal. Tomar muita quantidade de café pode te deixar com insônia, ansiedade, dor de cabeça e até irritabilidade, isso tudo vai interferir na sua produtividade. A recomendação é que se beba café em quantidades certas, sem ultrapassar o limite ideal de 150ml a 200ml de café por dia, que dá cerca de 3 a 4 xícaras pequenas, então não precisa parar de beber, até porque café é bom demais, só basta diminuir na quantidade.

Tudo em excesso faz mal.

Tudo em excesso faz mal.

Então tente resistir a essa vontade de tomar uma xícara de café atrás da outra e beba bastante água, copos após copos de água, que vai te manter hidratado, rejuvenescido, mais disposto e água nunca faz mal. Pode parecer estranho dizer isso, mas existem muitas pessoas que não tem o costume de ingerir água no dia a dia, e a água é muito importante para o nosso desenvolvimento, o nosso corpo necessita de água para realizar o metabolismo. Então ingerir mais esse líquido tem que virar um hábito na vida das pessoas e parte da rotina, para continuar saudável, hidratado e mais produtivo, o indicado pela Organização Mundial da Saúde é que se beba cerca de 2 litros de água por dia, o que equivale a uns 8 copos.

Com essas dicas simples de se realizar, a sua viagem fica mais agradável e você consegue concluir todas as suas tarefas determinadas para aquela viagem sem estresse ou complicações. E no final de tudo você pode beber uma bela xícara de café.

Related Post

18 Flares Twitter 1 Facebook 9 Email -- LinkedIn 8 Google+ 0 18 Flares ×
18 Flares Twitter 1 Facebook 9 Email -- LinkedIn 8 Google+ 0 18 Flares ×