O GESTOR DE VIAGENS ALÉM DAS DEFINIÇÕES PRÁTICAS

3 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 3 Google+ 0 3 Flares ×
Reading Time: 3 minutes

Em 1515 Nicolau Maquiavel escreveu O Príncipe, um dos clássicos da filosofia política até hoje. A obra é dirigida ao Príncipe, com orientações práticas para alcançar e se manter no poder. Pejorativamente o termo “Maquiavélico” tem sido empregado de forma equivocada para classificar aquilo que, embora estratégico, é mau.

Maquiavel dizia que o líder deve ser dissimulado quando é necessário, porém nunca deixando transparecer sua dissimulação.

A proposta aqui é observarmos que Maquiavel pode ser lido também por outras perspectivas, e que gestores de viagens assim como Príncipes de Estado precisam compreender o cenário onde estão inseridos para obterem melhores resultados. Dessa forma, distanciamos o termo Maquiavélico do artigo para melhor compreensão. As concepções de Maquiavel devem ser entendidas por Maquiavelianas e não Maquiavélicas, o que faz uma enorme diferença na leitura.

O que se espera de um gestor é a pergunta que deve fazer todos os dias os aspirantes e os que já desenvolvem a função. Como manter-se gestor é outra pergunta importante, uma vez que a dinâmica de mercado de viagens corporativas está em constante transformação. Existem alguns tipos de gestores, assim como de Príncipes, os conquistados e os adquiridos. Os conquistados ocorrem por diversas maneiras, entre elas por indicação e competência. Os adquiridos, pela hereditariedade. Entretanto, não necessariamente um pode ser mais competente que o outro devido à forma a qual foi instituída a sua base, até porque as dificuldades são semelhantes para ambos. O que irá diferenciar um do outro, na verdade é a forma a qual eles reagem frente às dificuldades. O gestor de empresa encontra diariamente demandas súbitas (internas e externas), situações de turbulência e instabilidade, frequentes interrupções e constante pressão. Dentre as concepções Maquiavelianas que mais gosto, estão a fortuna e a virtú, inclusive são os conceitos chaves para compreensão do autor. Maquiavel associa fortuna as circunstâncias ligadas à sorte, ou seja, eventos que ocorrem independente da ação do indivíduo. A virtú é a capacidade do indivíduo de reagir à fortuna. Resumindo é a capacidade do sujeito de observar as circunstâncias para melhor aproveitá-las a favor dos seus objetivos.  Aquilo que chamamos de sorte quando vemos um sujeito usufruir determinado benefício que determinada ocasião lhe proporcionou, podemos entender também, que nem todos são capazes de enxergar os imprevistos e dominá-los tornando-os eventos favoráveis. O gestor deve possuir essa habilidade, e deve, portanto, possuir disposição para assumir riscos, promover mudanças com objetividade e sempre trabalhar com estratégica.

A rotina do gestor de viagens atualmente extrapola a fronteira do habitual.Segundo uma pesquisa da GBTA sobre gestores de viagens publicada em novembro de 2012, além das responsabilidades por administrar seus programas de viagens, os gestores de viagens tem funções variadas, vitais e compartilhamento de funções com outras áreas da empresa, como planejamento de eventos, avaliação de novas tecnologias e desenvolvimento de programas estratégicos sobre gestão.

Prazer! Eu sou a rotina..

Além de habilidades sensitivas, o gestor deve compreender que a eficácia de suas ações somente serão alcançadas se o seu planejamento for eficiente. Eficiência e eficácia são, portanto, conceitos diferentes. Outra aproximação possível com Maquiavel; deve-se conhecer o cenário onde está inserido, conhecer todas as peças do jogo. Trazendo isso para o universo corporativo, o gestor de empresa deve estar sempre de olho no mercado, nas inovações tecnológicas, nas possibilidades de melhorias, nos novos públicos e até na concorrência. Manter o controle estratégico é parte do trabalho de um gestor, seja qual for o segmento, mas como existem imprevistos e eles estão cada vez mais presentes na dinâmica corporativa, o equilíbrio emocional deve ser uma constante, para que o sucesso seja alcançado e permanente.

Related Post

3 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 3 Google+ 0 3 Flares ×
3 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 3 Google+ 0 3 Flares ×