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Treinamento para eventos corporativos

Treinamento para eventos corporativos

por Gisele Rosa outubro 20, 2014

O treinamento dos colaboradores de uma empresa tem como objetivo o aperfeiçoamento do atendimento de qualidade, que é o principal diferencial procurado pelos consumidores modernos.

O mundo dos negócios vive em um constante processo de mudanças, que faz com que a competitividade entre as empresas aumente cada vez mais. Agora não basta para as empresas somente apresentar um serviço de qualidade, elas precisam se adaptar às mudanças das necessidades e costumes de seus consumidores, para conseguir oferecer um atendimento exclusivo e diferencial. E a chave para se destacar perante os desafios que o mercado impõe é ser diferente, e ter um diferencial significa buscar fatores que possam influenciar no poder de decisão de seus clientes.

Ter um atendimento personalizado, com colaboradores bem treinados e que possam ajudar o seu cliente da maneira que for necessária, é um grande diferencial que muitas empresas ainda não tem. Os colaboradores de uma empresa podem contribuir efetivamente para o momento de decisão do cliente, pois são eles que estão cara a cara com seus clientes. Portanto é muito importante mantê-los bem treinados e motivados para atender aos clientes de uma forma assertiva, sempre buscando a maior satisfação.

O treinamento é utilizado para somar conhecimento ao profissional ou para renovar um conhecimento já existente.

 

Além de passar conhecimento, o treinamento pode aprimorar as capacidades dos profissionais de acordo com as exigências de seus cargos. E não é nenhuma novidade que hoje todos os profissionais, independentemente de seu nível, precisam se atualizar para acompanhar as constantes mudanças do mercado.

Pensando nesses desafios que as empresas estão enfrentando e nas novas necessidades do consumidor moderno (que são quase exigências), a Jab Consultoria criou um projeto específico de treinamento para um de nossos clientes. A Portal San é uma empresa de transporte executivo que tem como um de seus clientes uma agência de viagens de grande porte. O principal objetivo da Portal San era mostrar seu diferencial perante seus concorrentes, e para isso, criamos um treinamento para que os clientes da Portal San, que são consultores de eventos, conhecessem melhor os aeroportos e como funcionam, para assim aprimorar seu conhecimento, comunicação e oferecer um atendimento de melhor qualidade aos viajantes corporativos.

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O objetivo do projeto foi aprimorar o conhecimento dos consultores de eventos.

Para se ter uma ideia, mais de 50% dos consultores de eventos não conhecem bem os aeroportos, e isso pode ser muito ruim para uma agência de viagens, pois um consultor que não conhece a dinâmica de um aeroporto com que trabalha pode confundir os portões de embarque e desembarque, mandar o motorista  buscar o cliente no terminal errado, não saber como direcionar um cliente para não se perder dentro do aeroporto, e tudo isso faz com que o atendimento perca qualidade.

O treinamento aconteceu no último sábado (18/10/2014) com um grupo de cerca de 10 consultores de eventos. Passamos o dia conhecendo os aeroportos de Guarulhos e Congonhas para apresentar a esses consultores quais os passos que seus clientes tomam em um aeroporto, por onde andam, a infraestrutura, organização dos aeroportos e as novas mudanças nos terminais no aeroporto de Guarulhos. Com isso eles puderam ter uma dimensão mais visual e tangível do ambiente em que o cliente passa. Todo esse processo de conhecimento e de reaprendizagem é essencial para esses consultores conseguirem ter uma melhor base para dar um atendimento especializado a seus clientes, com orientações corretas dos passos exatos que os passageiros precisam tomar e acima de tudo, para aprimorar a qualidade na comunicação entre agência, cliente e fornecedor.

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O treinamento é utilizado para somar conhecimento ao profissional ou para renovar um conhecimento já existente.

Esse treinamento foi feito com foco na parte de comunicação e eventos, para isso dividimos o grupo em duas equipes, e cada equipe participou de dinâmicas com a finalidade de melhorar a comunicação e o desenvolvimento de um briefing completo com o cliente. Um outro grande benefício do treinamento é o aumento da motivação de seus colaboradores, pois com suas habilidades profissionais renovadas, eles se sentem mais aptos e capazes de atender de maneira completa e eficaz os clientes.

A experiência passada para equipe de consultores de eventos proporcionou o aprendizado de novos conhecimentos, técnicas e ferramentas que aperfeiçoarão seu atendimento e que eles podem aplicar no dia a dia. Além disso, as expectativas profissionais e pessoais dos colaboradores estão alinhadas com as expectativas da própria empresa, por isso é tão importante manter seus funcionários qualificados e motivados, porque essa é a principal diferença que um consumidor está procurando e que pode influenciar na sua decisão de compra, um profissional que consiga atendê-lo bem e que facilite ao máximo a sua vida.

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