Planejamento na prática, é bem diferente

12 Flares Twitter 0 Facebook 3 Email -- LinkedIn 9 Google+ 0 12 Flares ×
Reading Time: 2 minutes

Planejamento é a palavra de ordem. No século XXI, onde se fala tanto em tempo e organização, sem planejamento nada funciona corretamente.

 

Para os empresários, planejar-se é uma tarefa importantíssima para entrar no caminho do sucesso e podemos afirmar: imprescindível! Não falo somente sobre um plano de negócios. O fato é que meus pensamentos vão mais além do que a administração básica se aplica. A prática é sempre mais dura na vivência e meu ideal com essa reflexão, é levar aos nossos leitores e empresários, que são a maioria de nossos seguidores e clientes, que reflitam sobre a importância de se planejar diariamente e que também apliquem um planejamento para as questões menores, que são tão importantes quanto grandes questões de planejamento como um plano de negócios. Planejar a semana ou as questões do mês pode ser ponto chave para pessoas com concentração de decisão como: gerentes, gestores e até mesmo diretores ou presidentes. Independente do tamanho da sua organização, aplica-se para micro, pequena, média ou grande empresa.

Planejamento estratégico, de marketing, vendas, compras, é o vocabulário do dia a dia de muitas empresas. E na prática? Como isso acontece?

Por falar em vendas, não deixem de ler a nossa matéria sobre “seis etapas básicas sobre vendas”.

Pensar em planejamento nem sempre é tarefa fácil para os empresários, pensando nisso, a Jab Consultoria tem este produto como um de seus carros chefes e resume o planejamento como primeiro grande passo para o caminho organizado e obviamente de sucesso como descrevemos acima. Planejar, organizar e controlar a trajetória de sua organização é uma tarefa árdua e o planejamento muitas vezes depende de fatores a serem pensados em conjunto com o clã da organização. Digo sempre em conjunto, pois costumo dizer que as tarefas da organização devem ser pensada como funcionamento de um organismo, onde a vitalidade dos órgãos deve existir e funcionar para todos, assim o corpo saudável aciona seus movimentos mais perfeitos.

planejamento-na-prática

 

 

Convivemos com planejamento desde pequenos. Quando dizemos para uma criança que frequenta ainda o maternal (idade entre 2/3 anos de idade), ” filho, amanhã é dia de brinquedo”. Automaticamente, a criança inicia um planejamento a fim de alertar os pais sobre qual brinquedo levar, ela obviamente ainda depende de alguém para concluir este planejamento, assim como numa empresa, planeja-se, organiza-se e executa-se e sempre dependemos de um grupo de responsáveis, assim como para um churrasco, uma viagem, ou uma simples ida ao cinema.

Planejar também exige movimento, conversa, reuniões, troca de opiniões, colocar no papel é fundamental, o planejamento só é oficial quando seguido corretamente o que se foi pensado e após escrito.

Planejar bem é formular um objetivo de maneira detalhada à atender as necessidades da organização sob o ponto de vista dos principais envolvidos que detenham responsabilidade sobre os resultados, atingindo assim o melhor resultado e aproximando-se ao máximo do objetivo estipulado.

 

 

12 Flares Twitter 0 Facebook 3 Email -- LinkedIn 9 Google+ 0 12 Flares ×
12 Flares Twitter 0 Facebook 3 Email -- LinkedIn 9 Google+ 0 12 Flares ×