Pesquisa revela intenção de viagem do brasileiro

1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Email -- LinkedIn 0 Google+ 0 1 Flares ×
Reading Time: 3 minutes

Uma pesquisa revela que os brasileiros irão movimentar mais os destinos turísticos nacionais nos próximos seis meses.

 

É o que revela a pesquisa realizada em dezembro de 2013 nas grandes capitais do país: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.  Mais de 37% dos entrevistados, afirmaram que farão uma viagem nos próximos seis meses, e quanto ao desejo dos mesmos 37%  de visitar algum destino, 76,2% elegeram destinos nacionais como preferência, 22% conhecerão algum lugar no exterior e apenas 1,8% ainda não decidiram entre Brasil e uma viagem internacional.

Meios de Hospedagem

Em relação aos meios de hospedagem, 48% dos turistas preferem ficar em hotéis e pousadas mas acomodar-se em casas de parentes e/ou amigos também é considerado um meio de hospedagem com grande parcela de preferência em 39,8% dos casos. Uma hipótese levantada para este segundo meio, é que os turistas podem preferir este item como forma de reduzir suas despesas de viagem. Fechando este tema, 12,2% preferem outros meios de hospedagem.   

Transporte aéreo dispara na preferência dos turistas

Como forma de locomoção, nos próximos seis meses, os turistas optarão com 53,2% viajar de avião, 35% utilizarão automóvel, 7,8% ônibus e 4% utilizarão outros meios como fluvial. De 2012 para 2013 no mesmo período, houve um incremento positivo para viagens com deslocamentos aéreos com 9.5 p.p. Na série histórica no ano de 2013, o transporte aéreo registrou seu maior percentual de preferência entre os turistas com 62%. Confira a série de 2013:

aumento-preferencia-transporte-aereo

 

Faixa de renda familiar e intenção de viagem

Em todas as segmentações de renda familiar estabelecidas na sondagem, foi registrado um aumento das intenções de viagem, como segue no gráfico abaixo. Quando há cruzamento de informações com os meios de hospedagem, há uma tendência para escolha de hotéis e pousadas para as faixas acima entre R$ 4.801 e R$ 9.600 e acima de R$ 9.600. Nas duas outras faixas, observou-se maior preferência por casa de parentes e/ou amigos. Vale ressaltar, quando cruzamos informações com meios de transporte, a intenção do uso de avião nos próximos seis meses, segundo as faixas de renda familiar é maior para a parcela da população que tem ganhos acima de R$ 9.600 com 72,4% das respostas. 

renda-familiar-viagens 

Pessoas entre 35 a 44 anos irão viajar mais

A pesquisa também revelou intenções positivas para todas as faixas etárias com destaque para pessoas entre 35 a 44 anos com 47,7% das intenções. A preferência por viagem doméstica é bem mais ampla do que as intenções de viagem ao exterior em todas as faixas de idade pesquisadas com destaque para respondentes entre 35 e 44 anos 72,7% e de 45 a 60 anos com 71,5%. Quanto o assunto é viagem internacional, os percentuais mais altos foram detectados nas faixas extremas pesquisadas: respondentes com até 35 anos 31,6% e com mais de 60 anos com 39,2% optam por viajar para o exterior. 

O gráfico abaixo mostra a preferência dos viajantes entre 35 a 44 anos segundo os meios de hospedagem. Nota-se que 58,4% preferem hotel/pousada e 35,2% optam por casa de parentes e/ou amigos. 

intençao-de-viagem

 

Pesquisas como essas são uma fonte para criação de vantagens competitivas para as agências de viagens, além de ser uma importante ferramenta para obter informações do ambiente em que a empresa quer atuar, ou já atua, mas não sabe lidar com dados de mercado. Sabendo como utilizar estes dados e realizando sua correta implementação, é possível criar estratégias de vendas diferenciadas para cada faixa de renda, assim como sua faixa etária, gênero e grau de instrução (não comentadas nesta matéria).  A Jab Consultoria fornece material para agências de viagens como um dos estudos mais clicados em nosso site “Quem casa, viaja”.  Também prestamos consultoria para implementação de gestão de vendas e de marketing. Caso sua agência de viagens tenha interesse em falar conosco sobre nossos produtos, encaminhe um e-mail para comercial@jabconsultoria.com.br.  

Related Post

1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Email -- LinkedIn 0 Google+ 0 1 Flares ×
1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Email -- LinkedIn 0 Google+ 0 1 Flares ×