O QUE OS GRINGOS ANDAM PESQUISANDO SOBRE O BRASIL?

3 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 3 Google+ 0 3 Flares ×
Reading Time: 4 minutes

Em setembro do ano passado, o site Business Insider publicou um artigo discorrendo sobre algumas razões científicas para se acreditar que os humanos do futuro serão parecidos com o povo brasileiro. Eles falavam sobre mudanças genéticas e uma aparência que tende a se tornar homogênea entre todos os humanos do globo por causa da miscigenação racial. Se isso vai acontecer mesmo, só o tempo dirá, mas a julgar o número de pesquisas que os estrangeiros andam fazendo sobre nós, em especial por interesses estéticos, talvez esse futuro hipotético também ganhe ajuda de alguns artifícios que compõem os truques de beleza do nosso povo.

Numa busca rápida no Google Trends pela palavra “brasileiro”, ou melhor, “brazilian”, nas buscas globais realizadas nos últimos 30 dias, das 10 palavras-chave mais procuradas sobre o povo tupiniquim, 5 possuem relação direta com a estética. Os estrangeiros andam buscando por nossos estilos de depilação, cabelo, quadris, exercícios para os glúteos e métodos de alisamento de cabelo, a tal da “escova inteligente”, invenção brasileira que anda fazendo a cabeça das mulheres daqui e do mundo.

Mas não são apenas nossos truques estéticos que têm despertado a atenção do mundo. Os nossos restaurantes e churrascarias, a mulher brasileira e o nosso país, em si, também contabilizaram um número razoável de pesquisas nos domínios internacionais do Google. A maior parte dessas buscas foi originária da África do Sul, Nigéria, Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia, Irlanda, Filipinas e, daqui mesmo, do Brasil. Entre as cidades, Miami é a campeã em buscas com o termo “brazilian” nestes últimos dias, seguida por Nova York e Houston, as três nos Estados Unidos.

Pra quem quer entender melhor as buscas que os estrangeiros andam fazendo sobre o Brasil, aqui vai uma lista:

1 Brazilian Wax – Este estilo de depilação se tornou popular com as irmãs J. Sisters, sete capixabas que têm um salão badalado em Nova York, amplamente frequentado por atrizes e socialites de lá. A série Sex And The City também cita a depilação em um de seus episódios, o que ajudou, e muito, a aumentar a popularidade da tal “brazilian wax” ao redor do globo.

2 Brazilian Hair – Provavelmente a busca pelo cabelo brasileiro esteja relacionada à do termo “brazilian blowout”, um termo para o método de alisamento conhecido como “escova inteligente” aqui por essas bandas. A técnica não é tão nova e já coleciona algumas famosas adeptas dela. Entre as promessas está o cabelo alisado com aspecto natural, sem o uso de formol e com a técnica podendo ser feita mesmo por quem tinge o cabelo.

3 Brazilian Butt – Num primeiro momento, parece que a quarta palavra-chave mais buscada denota um interesse estrangeiro por nossos quadris. Mas o fato é que nos últimos meses está fazendo sucesso lá fora um programa (revolucionário e que se você ligar agora…) que inclui alguns DVDs com exercícios praticados por supermodels para reduzir os quadris, afinar as coxas e levantar os glúteos.  O programa é conhecido como “Brazilian Butt Lift” e também disputa holofotes (ou buscas no Google) com uma cirurgia plástica de mesmo nome.

As gringas podem perder 27 pounds de nádegas com as técnicas do “Brazilian Butt Lift” 

4 Brazil – Será que o Brasil é mesmo o país do futuro? Bem, parece que para alguns estrangeiros o país é do agora mesmo. Ou melhor, do passado recente: desses últimos 30 dias que passaram e colocaram o país na quarta posição de interesse dos estrangeiros pelo nosso povo nas buscas do Google. Mas, o que será que os gringos andam querendo saber sobre o Brasil, heim?

5 Brazilian Butt Lift – ver item 4.

6 Brazilian Steakhouse – As churrascarias não fazem a realidade da vida dos estrangeiros, mas às vezes eles vão a uma e se apaixonam. Outras vezes eles só querem conhecer. Mas se você que está lendo isso é um brasileiro, não vegetariano e frequentador de churrascarias, já deve ter uma noção das razões que levam os gringos a gastarem um pouco do tempo que ficam na web para pesquisar um lugar para saborear uma bela carne assada na brasa.

7 Brazilian Girls – Talvez a busca remeta à mulher brasileira mesmo, que é conhecidamente um símbolo de interesse presente no imaginário masculino. E que, aliás, tem ganhado ainda mais força com a atuação de tantas modelos nacionais que estampam os catálogos de moda, publicidades e passarelas mundo a fora. Também há uma banda, pouco conhecida e sem lançamentos recentes, que leva esse nome, portanto é pouco provável que a busca seja uma menção a ela.

8 Brazilian Bikini – Pode ser que a alta taxa de busca por esse termo se relacione à depilação chamada “brazilian bikini wax” ou mesmo sobre as modelagens de biquínis que são tradicionais por aqui e que despertam muito interesse externo. Mas pode ser ainda que muitos adolescentes estrangeiros apenas resolveram tirarar o mês para procurar imagens de garotas em trajes de banho.

9 Brazilian Blowout – ver item 2.

10 Brazilian Restaurant – Nossos restaurantes também estão bem cotados nas buscas internacionais. Parece que juntar europeus, índios e africanos na cozinha é uma receita que deu certo. Ou será que os estrangeiros só estavam procurando uma Steakhouse (churrascaria) e não elaboraram a busca muito bem?

 

Related Post

3 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 3 Google+ 0 3 Flares ×
3 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 3 Google+ 0 3 Flares ×