Novas tendências no turismo

14 Flares Twitter 1 Facebook 1 Email -- LinkedIn 12 Google+ 0 14 Flares ×
Reading Time: 4 minutes

Existem novas tendências no mercado de turismo que podem mudar o rumo dos negócios

Essas novas tendências nada mais são do que mudanças no mundo dos negócios relacionadas com os avanços tecnológicos e com o estilo de vida dos consumidores, que são fatores que estão em constantes mudanças, e para as empresas garantirem seu lugar no mercado de turismo, elas precisam se adaptar as mudanças sociais e no mundo dos negócios. Estou falando aqui da necessidade das empresas se tornarem mais centradas em técnicas mobile e do papel da sustentabilidade nos negócios.

Dispositivos móveis e o turismo

Os aparelhos móveis e smartphones viraram bens necessários para qualquer pessoa com as novas necessidades básicas como, estar em constante contato com familiares, amigos e para os negócios, estar conectado na internet, buscar por respostas para suas perguntas online e diversas outras ajudas que esses dispositivos oferecem e que sinceramente, ajudam e muito a vida de todo mundo.

E no mundo do turismo isso não é diferente, os dispositivos móveis estão tornando as viagens cada vez mais espontâneas, sociais e convenientes, diversos aplicativos estão aí para facilitar a vida dos passageiros, com dicas de roteiros, dicas de hotéis e até reservas e compras de passagem aérea online.

As buscas por sites na internet são feitos em sua maioria a partir de dispositivos móveis, pois são esses aparelhos que estão 24 horas por dia lado a lado com as pessoas e oferecem ajudas a qualquer momento, podemos até perceber que o celular virou o bem mais importante da vida das pessoas, ninguém quer sair de casa sem o seu celular, as pessoas se sentem incompletas e perdidas. Então aproveite essas informações para tornar essa nova tendência no mercado em uma inovação da sua agência de viagens.

novas tendências

As pessoas gostam de compartilhar as experiências no exato momento que elas acontecem.

Com essas mudanças quase todos os aspectos do processo de planejamento de viagens estão se adaptando para os dispositivos móveis. Atualmente existem 43 milhões de brasileiros que navegam pela internet utilizando dispositivos móveis, segundo pesquisa do datafolha, e 1 em cada 5 brasileiros costuma comentar, divulgar ou compartilhar experiências no exato momento que elas acontecem.

Uma outra pesquisa, realizada pela cisco, informou que até 2018 o acesso por dispositivos móveis deve alcançar 68% da população brasileira, cerca de 142 milhões de pessoas.

Por que os dispositivos móveis são uma nova tendência?

Existem três razões básicas para o fato de que os dispositivos móveis estão cada vez mais em ascensão e são uma das novas tendências no mercado de turismo mundial.

Conveniência – Hoje em dias as pessoas estão sempre em movimento, principalmente quando se trata de viagens. Muitas pessoas não tem tempo ou simplesmente não querem carregar pra lá e pra cá um notebook e nem querem precisar deles para planejar uma viagem, procurar lugares para comer ou coisas para fazer. Cada parte da experiência de uma viagem, como a compra e reserva de passagens, recebimento do cartão de embarque, locação de veículos e reservas de voos foi movido de alguma forma para os celulares.

Social – Com a ajuda das mídias sociais, os dispositivos móveis têm cada vez mais transformado as viagens em uma experiência mais social. As pessoas mantém um tipo de diário de viagem online quando viajam, com fotos e atualizações de onde estão, comentários e opiniões. Alguns aplicativos usam dados de perfis de mídia dos usuários para recomendar coisas para fazer e lhes permitem avaliar e rever determinados locais de viagem, bem como obter opiniões de outros usuários.

Espontâneo – Os consumidores estão interessados no aqui e agora, no momento, isso mostra a mudança nos viajantes que querem uma maneira rápida de organizar planos de viagens. Os viajantes querem ter mais liberdade durante as suas viagens e não ser restringidos por planos de pormenor.

Então se você ainda não otimizou as ferramentas da sua agência de viagens para os dispositivos móveis, saiba que está perdendo tempo e oportunidades de vendas. Você tem que seguir a onda e ir em direção ao seu público e para atingir com mais eficiência e tecnologia basta se atentar com essas novas tendências.

O layout do seu site deve se adaptar a todos os tipos de dispositivos, principalmente smartphones.

O layout do seu site deve se adaptar a todos os tipos de dispositivos, principalmente smartphones.

Sustentabilidade nos negócios

O mercado de sustentabilidade ainda continua bem novo, mesmo que já ouvimos falar sobre isso há uns 3 anos, é um mercado que ainda precisa ser reinterpretado e levado mais a sério pelas empresas. A sustentabilidade nos negócios não possui padrões, métricas e nem líderes de mercado ainda, o termo “sustentável” pode receber diversas definições diferentes até.

Mesmo com essas dúvidas sobre o que é sustentável ou não, sabemos que essa é mais uma das novas tendências que se deve aplicar no mercado de turismo. Uma empresa sustentável trabalha com a consciência de minimizar o seu impacto ambiental e focar em benefícios sociais. No ambiente corporativo isso significa dar a mesma importância na natureza e nas pessoas que nos lucros da empresa.

O conceito de sustentabilidade nos negócios está ligado à ideia de se fazer negócios tomando iniciativas tais como o uso de recursos naturais e a redução dos impactos ao meio ambiente, a inclusão social e o respeito à diversidade cultural. Então de um modo geral, para ser sustentável, a empresa deve adotar um conjunto de práticas que demonstrem que ela está preocupada com o meio ambiente e com a sociedade, mesmo que de uma forma indireta.

novas tendências

Ser sustentável significa estar preocupado com o meio ambiente e com a sociedade.

Com essa ideia, a sustentabilidade empresarial faz com que aconteçam melhorias tanto para os consumidores como para a empresa. Ser sustentável e estar preocupado com os problemas do mundo só traz benefícios positivos para a imagem da empresa, e aumenta a confiança e fidelidade dos consumidores que são conscientes e apoiam práticas ecológicas. E esse assunto só tende a evoluir e ganhar cada vez mais espaço.

Use essas dicas para a sua agência de viagens ganhar mais espaço no mercado. Essas tendências são de fato importantes, mas muitas empresas de turismo não dão a importância necessária para esse desenvolvimento. E como eu já disse antes a inovação significa conseguir atender ás necessidades de seus consumidores com mudanças e inovações que tragam algum benefício a eles e ser consciente disso e estar ligado à essas novas tendências no mercado de turismo também é uma forma de inovar.

Related Post

14 Flares Twitter 1 Facebook 1 Email -- LinkedIn 12 Google+ 0 14 Flares ×
14 Flares Twitter 1 Facebook 1 Email -- LinkedIn 12 Google+ 0 14 Flares ×