POR QUE TANTOS RUSSOS USAM CÂMERAS NO INTERIOR DOS VEÍCULOS ?

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 1 Google+ 0 1 Flares ×
Reading Time: 2 minutes

Conheci a Rússia em outubro de 2011 e passei quinze dias a fim de conhecer o maior país do planeta, sua cultura e uma das melhores experiências de viagens que todos devem realizar um dia: viajar pela ferrovia Transiberiana. A Rússia oferece diversas atrações ao longo do seu território e o turista com uma boa dose de espírito aventureiro ficará vislumbrado com a Praça Vermelha, o Kremlin e os arranhas-céus stanlinistas. No entanto, o mesmo país que oferece alegrias ao visitante também oferece situações de risco, e se você pretende viajar pelas estradas russas deve tomar cuidado com duas situações: seus motoristas e os policiais de trânsito. A cidade de Moscou, por exemplo, possui um dos maiores congestionamentos de veículos do mundo e se você é um cara estressado no trânsito, as consequências de fazer uma manobra sem sinalizar na podem ser desastrosas e qualquer ação irregular no trânsito para um russo já é um motivo certo para arrumar uma briga das boas.

Praça Vermelha

No ano passado, 200 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito na Rússia (43 mil pessoas morreram pelo mesmo motivo no Brasil). O país é considerado um dos mais corruptos do mundo e segundo dados da OCCRP (Organized Crime and Corruption Reporting Project) mais da metade da população disse que já foi induzida a praticar suborno por policiais de trânsito. Um fato que me chamou atenção para criar esse post foi: Como tantos motoristas conseguiram capturar a queda do meteoro de vários ângulos diferentes? A resposta para essa pergunta pode estar num relatório feito pela Al Jazeera, que afirma que cerca de um milhão de motoristas russos tem câmeras de vídeo instaladas no painel de seus carros. Certamente as câmeras não estão lá para capturar momentos como de um meteoro em queda livre.

Empresa Dod é fabricante das câmeras veiculares

A combinação de motoristas insanos e desvios de conduta policial são a razão para um número crescente de filmagens pelos russos no interior de seus veículos. Os vídeos são aceitos como prova de inocência nos casos de ação judicial, roubos e acidentes entre veículos, que não são poucos. Uma coisa é certa, se colocar um dispositivo de filmagens nos carros brasileiros virar moda, imaginem as cenas inusitadas que iremos testemunhar por aqui.

Veja uma compilação de vídeos russos que envolvem acidentes.

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 1 Google+ 0 1 Flares ×
1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 1 Google+ 0 1 Flares ×