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O uso do marketing no turismo

O uso do marketing no turismo

por Lucas Jardim Maio 19, 2014

O turismo é uma atividade que traz crescimento econômico, social e cultural, mas ainda não se consolidou de maneira concreta em diversas localidades. Pelo uso funcional do Marketing é possível estruturá-la de maneira eficiente

O turismo é uma atividade que traz crescimento econômico, social e cultural, mas ainda não se consolidou de maneira concreta em diversas localidades que possuem potencialidades e atrativos ainda despercebidos pela população e Poder Público. O planejamento do turismo na cidade começa pelo estudo e análise da vocação turística e a estruturação de programas para que a atividade turística aconteça de forma sustentável e eficiente.

Pelo uso das ferramentas de marketing é possível aproximar o sistema turístico dos desejos e necessidades do mercado, afinal um destino turístico precisa conceituar seu produto, estudar mercados, divulgar sua existência, promover atrativos, atrair visitantes e turistas, além de comercializar seus produtos e serviços.

A conceituação do produto diz respeito à construção de uma imagem perante o mercado. Tal ação pode ser feita através da criação de um slogan e uma logomarca, ou pela identificação de um forte atrativo da região que servirá como um símbolo do lugar.

Com o uso das pesquisas de mercado é possível identificar e compreender as características do mercado, como tendências, hábitos, evolução, desejos, necessidades, etc. A partir dessas características levantadas serão orientados os investimentos e ações necessárias.

O destino turístico deve investir em uma promoção revelando seu lado positivo. A renovação da identidade local acontece por meio da construção de uma nova imagem destacando o crescimento, desenvolvimento, incremento na qualidade de vida da população, e a existência de atrativos naturais de forma a gerar interesse e motivação para ser visitada. É importante que os patrimônios histórico, cultural e ambiental sejam alvos de ações que visem sua valorização e conservação.

Por fim, divulga-se a localidade em uma comunicação com o mercado e seus agentes intermediários (imprensa, agências de viagens, operadoras turísticas, grupos sociais, formadores de opinião). Os objetivos são informar a existência do produto ao mercado e faze-lo compreender no que consiste tal produto; motivar o mercado a conhecer e desfrutar a localidade despertando o desejo de compra; fazer o cliente comprar; e induzir a repetição.

A atividade turística, se estruturada de forma correta e sustentável, gera efeitos econômicos, socioculturais e políticos, visando sua existência por muitas gerações. Haja visto que o turismo representa um conjunto de atividades produtivas interligadas e com influência sobre os demais setores econômicos pois promove o desenvolvimento de outras atividades econômicas; atrai investimentos do setor público e privado; melhora a infraestrutura básica; incentiva e conscientiza a comunidade na preservação de seu município; valoriza os patrimônios histórico, cultural e natural através dos processos de preservação e tombamento; promove o intercâmbio entre diferentes culturas; e é uma ferramenta de resgate e revitalização da cultura, costumes e tradições.

O turismo já é uma das atividades econômicas mais rentáveis sendo uma das maiores em geração de empregos, renda e investimentos. Porém, vale ressaltar que o turismo vende entretenimento, e que o que devemos explorar é a maneira como o turismo se realiza, e não o turista em si.

(fonte: administradores)

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