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O BRASIL SEGUNDO O FOURSQUARE

O BRASIL SEGUNDO O FOURSQUARE

por Lucas Jardim Janeiro 23, 2013

Todos os dias milhares de pessoas no Brasil usam o aplicativo Foursquare para descobrir lugares incríveis. Seja qual for sua padaria preferida, restaurante ou mesmo para dizer aos amigos que acaba de chegar na balada, o mapa nos mostra os check-ins com um pontinho branco para cada estabelecimento, criando um gráfico de densidade fascinante para explorar quais são as principais cidades no Brasil que mais usam o aplicativo e, mais do que isso, mostra também a penetração dos smartphones no país.

Ao acessar o mapa, você pode selecionar sua cidade e aproximar para ter uma melhor noção de onde estão as maiores concentrações de pessoas e lugares.

Os pontos em branco demonstram a densidade dos usuários Foursquare no Brasil por cidades

Note que existe maior concentração nas regiões com maior poder aquisitivo do país como, por exemplo, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. E, em outras regiões, uma ausência de pontos. Em um país com mais de 246 milhões de celulares –  é mais que um aparelho para cada cidadão – uma coisa é certa: ainda há muito trabalho por parte das empresas de aparelhos celulares em conquistar o gosto e o bolso dos brasileiros com os smartphones.

FOURSQUARE COMO FERRAMENTA PARA SEU NEGÓCIO

Se o seu negócio é vender serviços, simplesmente você não pode negar o uso deste poderoso aplicativo. Basicamente, o Foursquare não é apenas uma ferramenta de check-in, ele ajuda promover sua empresa nas mídias sociais por meio dos seus próprios clientes, sem nenhum custo. É um verdadeiro “boca-a-boca virtual” . Existe a opção de deixar comentários e dicas sobre um estabelecimento com visibilidade para qualquer usuário cadastrado e, caso sua empresa tenha comentários a favor, aumentam as chances de preferência.

O FOURSQUARE SEGUNDO O PRÓPRIO

1- Criando surpreendentes recomendações personalizadas

O que torna o Foursquare tão poderoso é que todos os check-ins que você vê não são apenas pontos únicos: eles se conectam com todos os outros lugares que as pessoas frequentam. Por exemplo, quando vemos que um grupo de pessoas que fazem check-in em uma temakeria depois de irem ao teatro próximo ao estabelecimento, eles estão nos ajudando a entender a relação entre esses dois lugares. Naturalmente, cria-se uma relação entre o teatro e a temakeria, o que acaba motivando as pessoas a explorarem os dois ambientes.

2- Construindo pontos de conexão para todo mundo

Esses pontos também são uma visualização surpreendente da constante expansão no banco de dados do Foursquare. Não importa onde você esteja no mundo, você pode descobrir ótimas informações sobre diversos lugares ao seu redor.

3- Conectando pessoas aos seus lugares favoritos

Para compreender aonde as pessoas vão, é preciso entender os lugares que elas mais gostam. Por exemplo, se você gosta de ir a uma cafeteria em seu bairro, ou uma loja de sapatos, queremos construir ferramentas para que estes estabelecimentos possam manter atualizados seus clientes com novidades e promoções. Se você está procurando um museu para ir para este fim de semana, nós queremos que eles sejam capazes de compartilhar suas últimas exposições e manter os visitantes sobre descontos em horários especiais. Através da nossa ferramenta para as empresas, nós queremos ajudar a fortalecer as conexões com os comerciantes locais.

 

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