Marketing Digital para Agências de Viagens

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Saiba como iniciar sua agência de viagens no marketing digital com apenas 3 recursos básicos e simples.

Para a maioria dos donos de agências de viagens iniciar um trabalho em marketing digital significa lançar mão de alguns tweets, disparar um e-mail marketing com promoções e concentrar todos os posts de Facebook em fotos e preços de pacotes.

Infelizmente não funciona bem assim. Essas ações, sem qualquer estratégia definida, por si só é um formato muitas vezes frio, que passa desapercebido.

O público já se acostumou a ignorar este modelo.

Se você é novo no marketing digital para agências de viagens, comece a fazer mudanças hoje mesmo. Pequenas ações, levarão sua agência de viagens a grandes avanços na internet. Mas quais são essas ações?

Quando iniciei a presença digital da minha empresa, tive várias dúvidas e incertezas de qual melhor modelo adotar naquela época. Por fim, passei por diversas ações que me trouxeram sucesso e outras nem tanto.

Nesta matéria, destaco as melhores ações para que você possa construir sua presença on-line.

Reforço que essas atividades trabalham conjuntamente e que irão amplificar seus resultados, além de consumir pouco tempo dentre outras tarefas que você tenha que fazer.

Crie um blog para sua agência de viagens 

Buscar informações, tirar dúvidas a respeito de um serviço ou produto e encontrar referências de outros usuários que endossam uma empresa se tornou algo natural na internet hoje.

Poderia descrever outras razões pelas quais a sua agência deveria ter um blog mas creio que essas são suficientes. Embora haja muitos benefícios para ter um blog, é importante que você escreva da maneira certa.

Muitas agências começam com um blog de viagens e desistem de seguir em frente. Na maioria dos casos, as empresas quando não enxergam resultados no curto prazo, perdem o estímulo e depois de alguns posts, abandonam o blog.

O fato é que ter um blog é fundamental para alicerçar sua estratégia em marketing digital para agências de viagens.

Para evitar isso, aconselhamos que você dê os primeiros passos de forma simples, mas com conteúdo relevante e significativo para o seu público. Onde conseguir inspiração para escrever? A resposta na verdade está com você.

Comece respondendo a perguntas de seus clientes, por exemplo:

  • Quais são as principais perguntas que seus clientes fazem?
  • É possível tornar um “faq” em um post de blog?
  • Existe alguma experiência pessoal ou dos seus clientes que você possa compartilhar?
  • Você consegue identificar algum conteúdo muito técnico que você possa simplificar e escrever sobre?

A chave está em fornecer conteúdo valioso para os clientes e provocar ações positivas.

Outro grande tópico que você pode criar e compartilhar é sobre problemas típicos que acontecem no segmento da sua agência de viagens.

Expor estes problemas e mostrar como a sua agência resolve é importante para criar uma relação de confiança.

Mesmo se você escrever apenas alguns posts de maneira geral e sem entrar nos detalhes, seu blog vai ajudar a construir a marca de sua empresa na internet.

Preocupe-se em educar e construir uma base de leitores no seu blog mas lembre-se que é preciso tempo para obter seguidores. Naturalmente, o blog vai se tornar um hábito e será uma das melhores maneiras para você conseguir clientes.

marketing-digital

Concentre-se mais tempo na criação de conteúdo de qualidade.

 

Conheça todas as redes sociais, mas use apenas algumas delas

No marketing digital para agência de viagens, é importante que você invista parte do seu tempo para entender onde estão os seus potenciais clientes. Facebook, Linkedin ou Twitter?

Como existem diversas redes sociais, é quase impossível ter uma presença em todas. Vale lembrar duas coisas também: A primeira é que redes sociais não são gratuitas.

Em algum momento você terá que investir dinheiro em anúncios para conseguir seu primeiro público. E em segundo lugar, não lhe trará resultados imediatos, ok?

Para descobrir quais plataformas sociais que a sua agência de viagens deve usar, o que você precisa fazer é criar perfis em diferentes redes.

Baseando-se em como as pessoas interagem com sua empresa, a partir dessa informação, você pode determinar qual plataforma lhe dá a capacidade de possuir um canal de atração de novos clientes.

A combinação e-mail marketing e smartphone, funciona!

Quem que você conhece que não tenha um smartphone?

Creio que a sua resposta foi algo do tipo “não conheço ninguém que não tenha um”. Pois é. O Brasil é o quarto país do mundo em número de smartphones.

Segundo uma pesquisa feita pela Nielsen, revela que no Brasil 43% dos usuários de smartphones são homens, enquanto que apenas 27% das mulheres possuem este dispositivo.

A faixa etária predominante é a de 16 a 24 anos (41%), seguida por pessoas que têm entre 25 e 34 anos.

A pesquisa ainda revelou que 66% desse novo “consumidor móvel” usa o aparelho para ler e-mails.

Isso significa que e-mail marketing tem seu valor para os empresários pois é uma forma fácil de atingir clientes que usam estes aparelhos sem investir muito em novas tecnologias ou software.

Além disso, disponibilizar conteúdo via e-mail marketing tem outros benefícios para os clientes independentemente da plataforma que ele utiliza.

Aí vão alguns:
  • É uma maneira eficaz de manter os clientes informados;
  • É fácil de personalizar e integrar com outras táticas de marketing digital para agências de viagens;
  • E-mail marketing é barato.

No mais, iniciar uma estratégia em marketing digital para agências de viagens não é tão difícil quanto parece.

Comece pelo básico conforme descrito nesta matéria, e o mais importante, concentre-se mais tempo na criação de conteúdo de qualidade.

Comente. Compartilhe suas experiências de marketing conosco!

 

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  • Alberto

    Excelente matéria Lucas. Muito boa sua dicas. Realmente o marketing digital é primordial para o desenvolvimento da marca e dos produtos que a agência oferece.

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