Marketing de Conteúdo para Agências de Viagens

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Marketing de Conteúdo é a estratégia de criar e distribuir conteúdo valioso para atrair e engajar o seu público-alvo.

Sabe por que o Marketing de Conteúdo veio para ficar? Porque as pessoas estão se importando cada vez menos com os métodos tradicionais de marketing.

Elas estão cansadas de ver tantas empresas só tentando vender produtos e serviços, oferecendo o que elas não conhecem e talvez nem querem e usando métodos invasivos que incomodam.

Os consumidores fazem de tudo para escapar dessas empresas “chatas” que só pensam em vender, e chegam a ignorar diversos anúncios que passam por elas diariamente e não tem nada a acrescentar em suas vidas.

As pessoas gostam da ideia de que as empresas não estão ali só para lucrar com elas, mas que estão ali presentes todos os dias na vida delas para oferecer alguma ajuda, algum benefício, passar alguma informação que elas precisem ou até para dar dicas.

Muitos profissionais de marketing  já entenderam essa realidade e essa nova necessidade dos consumidores e sabem que existe uma saída.

As pessoas estão cansadas de ver tantos anúncios parecidos que não trazem nenhum benefício a elas.

As pessoas estão cansadas de ver tantos anúncios parecidos que não trazem nenhum benefício a elas.

O que realmente é o Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é a estratégia de se comunicar diretamente com seus atuais e futuros clientes sem o anseio de vender algo a eles logo de uma vez.

O seu propósito é atrair e manter consumidores a partir da criação e curadoria de conteúdo valioso e relevante, que tenha alguma importância para o seu público, com a intenção de mudar o comportamento do consumidor e fazer ele entender que aquela agência de viagens tem informações interessantes e valiosas para ele, e pode ajudá-lo com diversas dicas e informações importantes.

O marketing de conteúdo tem a intenção de mudar o comportamento do consumidor e fazer ele entender que aquela agência de viagens tem informações interessantes e valiosas para ele.

Em vez de divulgar seus produtos ou serviços, você precisa distribuir informações que vão deixar o seu consumidor mais educado, ou seja ele está aprendendo sobre quem é você, o que você faz e o que você tem a oferecer a ele.

Isso faz com que ele crie uma relação com a marca e tome melhores decisões de compra adiante.

O fundamento dessa estratégia é a percepção de que você, como agência de viagens, deve criar e entregar continuamente informações importantes e interessantes sobre o meio de viagens para o seu público, e em troca disso, esses consumidores vão estabelecer uma relação de confiança e simpatia com a sua marca e irão procurar você na hora de alguma necessidade ou para fechar algum negócio.

Os consumidores criam uma relação de simpatia por marcas, quando eles percebem que estas não estão tentando somente atingir eles com diversos pacotes, anúncios e promoções mas que estão oferecendo:

  • Dicas de viagens;
  • Informações sobre destinos interessantes;
  • Mostrar curiosidades ao redor do mundo;
  • E qualquer outro conteúdo que seja valioso para eles.

O Marketing de Conteúdo é o presente e o futuro do Marketing.

Vamos voltar um pouco e relembrar a definição de marketing de conteúdo, só que agora sem as palavras  “relevante” e “valioso”.

Bom, essa é a principal diferença entre a informação com conteúdo que essa estratégia oferece e qualquer outro conteúdo que tem como única intenção vender, e que na maioria das vezes não é tão importante e nem tão valioso assim para as pessoas.

É isso que faz o marketing de conteúdo se diferenciar dentre tantas outras estratégias de marketing que atingem as pessoas todos os dias.

Um bom conteúdo desperta interesse e faz com que o consumidor pare, leia, pense e se comporte diferente, de acordo com as informações que a sua agência de viagens está oferecendo a ele, assim você está  educando o consumidor a seu favor.

Usando o marketing de conteúdo como parte integrada da sua estratégia de marketing faz com que sua marca se promova positivamente, e não seja vista como aquela agência de viagens chata que só procura o cliente quando precisa vender.

Fazendo isso, os próprios clientes vão atrás de você, pois vão pensar na sua agência de viagens como um amigo que pode ajudá-los com notícias atuais, informações importantes, dicas divertidas e conteúdo de qualidade.

O marketing de conteúdo sempre existiu, mas só agora ele está recebendo a importância que merece, e já é parte integrada de uma boa estratégia completa de marketing, juntamente com as Landing Pages que são páginas de saída de anúncios e links patrocinados com um único objetivo em foco: o de gerar leads.

Antes de criar, entenda!

Se a sua agência de viagens tem histórias pra contar e experiências para compartilhar, invista um tempo na criação de conteúdos.

Primeiro, entenda o seu cliente, pesquise e descubra por quais assuntos ele se interessa, quais os problemas ele enfrenta, quem é ele, onde ele se encontra e veja de que maneira você pode ajudá-lo com informações que trarão algum benefício a ele.

Antes de começar a criar conteúdo, se posicione perante seu público, crie uma personalidade para a marca da sua agência de viagens, faça com que as pessoas reconheçam a sua marca não somente pelo logotipo, mas pelo tipo de voz que ela tem e como se comunica nas redes sociais.

Agora comece a criar conteúdo, procure falar sobre tendências de viagens do momento, assuntos que estão presentes no dia a dia das pessoas, use as datas comemorativas a seu favor e crie conteúdos sobre elas.

As pessoas tem a necessidade de saber das coisas e ficar informadas, então esteja sempre atualizado para poder transmitir mensagens interessantes.

Fazendo isso você está educando os seus consumidores e mostrando a eles que sua agência de viagens está ali, presente com informações que supram as necessidades informacionais e de lazer deles, isso faz com que o consumidores criem uma confiança perante aquela marca.

Saiba se comunicar diretamente com seus clientes de uma forma amigável.

Saiba se comunicar diretamente com seus clientes de uma forma amigável.

Não pense que criar conteúdo não significa se promover, muito pelo contrário, com o marketing de conteúdo a sua agência de viagens vai estreitar cada vez mais a relação com o público e quando eles precisarem fechar algum negócio vão lembrar de você.

Por exemplo, ao invés de tentar vender um destino nas redes sociais, tente escrever sobre aquele destino, como se fosse uma dica e não uma oferta, assim você estará mostrando possibilidades para o seu cliente, e ele não vai sentir a pressão de estar em um processo de vendas.

Ele vai ler aquela informação como uma dica que a sua agência de viagens está oferecendo e aí se ele se interessar por aquele destino, ele vai atrás de você que o ajudou com uma informação valiosa.

Entenda que eu não estou dizendo aqui que o marketing de conteúdo tem que incorporar 100% da sua estratégia, mas ele precisa ser parte integrada dessa estratégia de marketing, pois está presente no processo de geração de leads e no processo de posicionamento da marca, e não é uma coisa difícil de se fazer.

Na verdade, basta ter histórias para contar e saber como contá-las.

A JAB Consultoria tem uma área especializada em criação de conteúdo e pode te ajudar a entender mais sobre essa nova técnica de marketing.

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