Marketing de Conteúdo: 5 Perguntas Essencias

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Sua estratégia de marketing de conteúdo está pronta para responder a estas 5 perguntas?

Pare: se você pretende investir em marketing de conteúdo, há algumas coisas que você precisa saber antes de começar. O trabalho é duro, lento e envolve uma porção de estratégias de execução e mensuração. Você está pronto para elas? Na dúvida, confira as 5 perguntas essenciais que separamos e que devem ser feitas antes de começar uma estratégia de marketing de conteúdo para sua empresa:

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1) Sua empresa sabe identificar o formato de um conteúdo de sucesso?

Sim, isso tem a ver com a aparência mesmo de um conteúdo de sucesso. Em geral, eles obedecem a algumas regras de estilo, formato e estrutura que costumam funcionar melhor no marketing de conteúdo. Saber identificar esse formato é o primeiro passo para acertar em sua estratégia e entender se ela está ou não funcionando.

Há ferramentas profissionais que pontuam a qualidade de um artigo (usamos algumas delas aqui com os clientes da JAB) e isso é bem importante para quem quer investir de forma estratégica de marketing de conteúdo. Por que? Porque é bem mais fácil atingir o sucesso quando você sabe exatamente com o que ele se parece. Por isso, separe e entenda alguns cases de sucesso e aí assim comece a trabalhar.

2) Seus conteúdos são inéditos e diferentes daqueles publicados por seus concorrentes?

Como disse Jeff Jarvis, do BuzzMachine, certa vez: “Do what you do best and link to the rest” (Faça o que você faz muito bem e referencie para o resto). É isso aí: se você vai escrever algo, então tenha a certeza de fazer o seu melhor. Tenha uma comunicação exclusiva, traga uma ideia diferente, diga algo que seu público não saiba, ou de uma forma que ele gostaria de ouvir. Ou então é melhor mesmo linkar direto para o conteúdo bem feito que o concorrente escreveu…

Marketing de conteúdo é mais que escrever conteúdo e mais do que fazer marketing: você precisa criar engajamento por meio de uma informação. Isso só é possível se você realmente se colocar no lugar do seu público. Que conteúdo seria uma grande perda para seu público caso eles fechassem a janela do navegador? Pense nisso antes de começar a escrever.

3) Você sabe se comunicar com sua equipe?
Se você lidera um objetivo a ser atingido com o marketing de conteúdo, ótimo. Essa gestão é importante para engatar o trabalho a ser feito e acompanhar estratégias e resultados. Mas se você tem uma equipe envolvida nesse mesmo projeto, então essas pessoas precisam participar e “visualizarem” o mesmo ideal que você. É isso ou cada um puxa a coisa para um lado e as intenções diversas acabam colocando tudo a perder.

Você vai investir tempo nessa estratégia, então planeje-a muito bem:  tenha tudo escrito (e não somente verbalizado), defina uma missão com o marketing de conteúdo, defina estratégias e trabalho de cada um dos envolvidos e faça muitas reuniões. Faça tantas reuniões quanto preciso para alinhar demandas e entregas. Isso é bem importante para acompanhar se a equipe está se dirigindo pelo caminho que irá conduzir até a missão estabelecida.

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4) Você está focando nas métricas certas?
Engajamento em redes sociais e tráfego para o site não são boas métricas para mensurar resultados de uma estratégia de conteúdo. Elas não são ruins, claro, mas podem não significar um real engajamento com o conteúdo e nem representarem resultados efetivos em conversões para a empresa. Um like (curtir) pode ser apenas um like e nunca passar disso.

Leads, por outro lado, da mesma forma que uma boa base de novos e-mails sendo cadastrados para receber seu conteúdo, podem sinalizar um interesse real pelo que você anda escrevendo. Um bom marketing de conteúdo deve se pautar nas métricas certas – e não meramente estéticas. A empresa, afinal, espera mais que um “tapinha nas costas” virtual após todo o trabalho: ela precisa realmente engajar potenciais clientes.

5) Você sabe esperar o tempo exigido para os resultados surgirem?

Algo entre 15 e 17 costuma ser a média de tempo que uma estratégia de marketing de conteúdo leva até começar a surtir resultados. Em alguns casos 18 meses ou até mais. A pergunta a ser feita é: você tem ciência desse prazo? Você e sua empresa saberão esperar por ele?

O marketing de conteúdo é uma estratégia interessante porque ajuda a posicionar a marca no mercado, criar relacionamento com o consumidor e também a posicionar a empresa em buscadores. Só que isso, bem, leva um pouquinho de tempo. Enquanto aguarda, seja paciente e tenha muito foco, estratégia e determinação para formar sua audiência. No fim das contas, a espera pode ser gratificante (e duradoura)!

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