Glossário de Inbound Marketing

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Neste glossário selecionamos os principais termos usados em Inbound Marketing. Confira!

Se você já acompanha nosso blog de conteúdos educativos, já se deparou com termos como “Lead” e “Automação de Marketing”, não é? Como alguns termos e conceitos dentro do Inbound Marketing são substanciais para a compreensão da metodologia, preparamos um pequeno glossário. Tenha ele como um “guia de cabeceira” para você consultar sempre que tiver dúvidas sobre uma ou outra palavra :).

Alinhamento Marketing-Vendas
Como você viu no funil de vendas, existe uma união essencial entre os times de marketing e vendas no momento em que o primeiro passa oportunidades de vendas para o segundo (veja a definição de MQL). Para que esse processo corra bem, é preciso definir quais são as responsabilidades e entregas de cada time (que será acordado no SLA), assim como estabelecer feedbacks constantes para otimizações.

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Automação de Marketing
Mecanismo que permite a execução de ações de Marketing Digital de maneira automatizada, com foco em agilidade e resultados acelerados. Em geral o termo é mais utilizado no contexto de disparo de emails a partir de um comportamento específico do usuário, mas ele vai além isso.

Boca ou Fundo de Funil (BoFu)
Estágio final do processo de venda, quando o Lead está próximo a se tornar um cliente, mais preparado para a compra. Essa é a hora de fechar negócio e dar um último tiro certeiro. Os conteúdos de fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente que a sua opção é a melhor possível para o caso dele.

CAC
Custo de Aquisição de Cliente. Métrica usada para identificar o gasto para conquistar cada novo cliente e serve para definir o orçamento e as ações de marketing.

Conversão de Leads
tapa na qual o visitante realiza uma ação direcionada pela empresa, com foco em gerar novos Leads. Exemplo de conversão: preencher um formulário online. Para saber mais, clique aqui.

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CRM
Plataformas de CRM (Customer Relationship Management – gerenciamento de relacionamento com clientes) são softwares que oferecem soluções para uma boa gestão de relacionamento com potenciais clientes e clientes.

Inbound Sales
Processo de vendas para Leads gerados por ações de Inbound Marketing. Nesse contexto, o vendedor tem conhecimento do perfil e das ações realizadas pelo Lead (quais conteúdos consumiu, quais são o seus interesses) e faz uma venda consultiva, e não somente com foco direto na oferta de um produto ou serviço.

Inside Sales
Diferente das vendas tradicionais, é quando o vendedor faz a venda de dentro do escritório via telefone, Skype e/ou outros meios de comunicação. Não há encontro físico na negociação.

Jornada de compra
Este é o caminho que um potencial cliente percorre até o momento ideal de compra. Ela se divide em quatro etapas, sendo essas:

Aprendizado e descoberta
Reconhecimento do problema
Consideração da Solução
Decisão de compra

KPI
São os indicadores definidos para medir o progresso de suas ações para alcançar uma determinada meta.

Lead
Lead é um visitante que deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse na sua empresa, produtos ou tema de mercado, podendo ser considerado um potencial cliente. Por meio de relacionamento, ele pode caminhar pela jornada de compra até que se feche um novo negócio.

Lead Scoring
Algoritmo que determina uma pontuação para determinados perfis e comportamentos de um Lead para analisar se ele Lead é qualificado ou não para ser abordado por um vendedor.

Lead Tracking
Uma funcionalidade que permite monitorar os Leads, aumentando muito a personalização no relacionamento e, consequentemente, o potencial de vendas. Exemplo: qual página do site o Lead visitou.

LTV
LTV ou Life Time Value (valor gerado no ciclo de vida) é uma sigla destinada a identificar o valor gerado no ciclo de vida de um cliente. Por exemplo: se o tempo médio de um cliente com sua agência é 10 meses e o valor mensal pago por ele for R$1.000, o seu LTV será de R$10.000)

Marketing de Conteúdo
Pilar importante do Inbound Marketing, é baseado em atrair o interesse dos consumidores e avançá-los na jornada de compra por meio da produção de conteúdo relevante para o público-alvo.

Meio de Funil (MoFu)
Estágio intermediário de um potencial cliente no processo de venda. Seus conteúdos devem ter foco fortalecer o relacionamento e a credibilidade da empresa e gerar demanda pelo produto ou serviço.

MQL
Marketing Qualified Lead ou Lead qualificado pelo Marketing, é o Lead que o time de marketing define como preparado para ser enviado para o time de vendas. Ele deve atender os critérios de qualificação de Leads definidos por cada empresa.

Qualificação de Leads
Processo para classificar quais Leads são ou não boas oportunidades e se devem ser abordados pela equipe de vendas. Nesta análise são avaliados dois eixos: perfil e interesse. Veja mais aqui.

SLA
Service Level Agreement é um contrato entre um fornecedor de serviços e seu cliente, em geral em termos mensuráveis, apontando quais serviços o fornecedor vai prestar. Níveis de serviço são importantes para mensurar e monitorar o desempenho de um fornecedor de serviço. Ele também pode ser aplicado entre equipes de uma mesma empresa.

SEO
Search Engine Optimization. Conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca como o Google.

Segmentação de Leads
A segmentação consiste em separar a base de contatos de acordo com um determinado critério, estabelecido pela empresa. Por exemplo: clientes de uma região ou de um setor do mercado podem receber disparos focados para a sua realidade.

SQL
Sales Qualified Lead é o Lead recebido e aprovado pelo time de vendas para receber uma abordagem comercial.

Topo de Funil (ToFu)
Estágio inicial de um cliente no processo de venda, ainda longe do momento da compra, com conteúdos focados em transformá-lo de visitante para Lead.

Fonte: (Resultados Digitais)

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