Como iniciar no marketing digital: 5 passos essenciais

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Como iniciar no marketing digital? Confira 5 passos para ter sucesso na área

Quase metade dos brasileiros já tem acesso à Internet, o que deixa o país no TOP 5 de nações com maior número de conectados no mundo, segundo o IBGE. Sua marca não está disposta a ignorar isso, não é mesmo?

É por isso que as empresas de todos os portes estão dando mais atenção às estratégias de divulgação na web. Mas como iniciar no marketing digital?

Não existe uma resposta pronta ou um livro mágico que dê a receita do sucesso em passo-a-passo. Só que com disposição e direcionamento certo, você poderá colher resultados incríveis para o seu negócio.

E, como em toda ação, os primeiros passos podem ser decisivos para que você colha os frutos sem demandar muita energia e grandes investimentos.

Para entender melhor como é isso na prática, listamos 5 passos essenciais sobre como iniciar no marketing digital.

#1 Você tem um blog corporativo?

Não, isso não é coisa de adolescente! A empresa que opta por essa estratégia pode aumentar em até 55% o tráfego em seu website (ou seja, a chegada de internautas).

Isso porque 9 a cada 10 usuários da internet chegam a alguma página a partir de buscadores, como o Google, Bing e Yahoo, por exemplo. E o blog corporativo é um meio eficaz para comunicar conteúdos de interesse do seu público-alvo, criando uma conexão importante com a sua marca.

Em muitos casos, o blog corporativo pode se tornar um canal de relacionamento com os públicos de interesse da empresa – sendo um passo essencial de como iniciar no marketing digital.

Outra vantagem desse canal é a possibilidade de utilizar uma linguagem mais informal, deixando o conteúdo bem fácil de ser assimilado por quem o acessar.

Há empresas, por exemplo, que criam espaços para diálogo direto de executivos da marca junto ao seu público, o que humaniza a comunicação e aproxima ainda mais de quem você deseja impactar.

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#2 Como está sua marca nas redes sociais?

Um estudo feito pela ComScore identificou que, em média, os brasileiros passam 9.2 horas nas redes sociais por mês – para alguns, esse número é muito maior. Isso credencia o nosso país no topo de interações nesses canais em tudo mundo!

Trocando em miúdos: não dá para pensar em como iniciar no marketing digital sem se lembrar das redes sociais. Afinal, esses espaços são ótimos para que a empresa se relacione com seu público-alvo e, principalmente, atraia a audiência para o seu website.
Como há uma infinidade de redes sociais, é altamente recomendável que você identifique o perfil de cada uma antes de sair criando contas para sua empresa por aí. Do contrário, você poderá ter muita demanda e pouco resultado em termos de interação.

Por exemplo: se você possui uma Agência de Viagem, pode ser que seja mais vantajoso você estar em uma rede social de imagens (como o Instagram e o Flickr) do que necessariamente em uma rede social como o Twitter, com posts mais focados em textos menores.

É importante também estabelecer uma estratégia de atualização da mídia social e interagir com as mensagens que chegarem por lá.

#3 Você aproveita os benefícios do mailing corporativo?

Os e-mails têm um poder incrível para alavancar as conversões de sua empresa. Por isso, um dos primeiros passos é criar um formulário opt-in em seu website. Ou seja, criar uma estratégia para captar dados de emails de internautas que tenham interesse em sua marca.

É válido dizer que isso não significa somente a inscrição em uma newsletter. Há várias estratégias de e-mail marketing, como já comentamos aqui no blog.

É bom alertar que quando falamos de mailing corporativo, não estamos falando de comprar e-mails por aí, tampouco pegar listas disponíveis na rede. É fundamental que sua lista seja criada a partir de pessoas que realmente tenham interesse em dialogar com sua empresa. Portanto, não importa a quantidade de emails e, sim, a qualidade desses contatos, ok?

#4 Que tal criar landing pages?

Aqui está uma das estratégias mais eficazes, utilizadas atualmente, para otimização de sites! As landing pages (ou páginas de destino, numa tradução livre) nada mais são do que qualquer página por onde um internauta chega ao seu website (na maioria das vezes, este acesso vem de um buscador).

O mais interessante dessa estratégia é que a página é arquitetada para reunir as informações mais relevantes de forma bem atrativa e direta.

É aconselhável, no planejamento dessa página, que seja pensada uma ação para gerar lead do visitante. Ou seja, algum cadastro ou preencher alguma informação que contribua para a continuidade da estratégia com aquela visita que você suou para levar ao seu site.

Ao ter gradualmente mais informações dos internautas, fica mais fácil identificar quem eles são e como podem se tornar potenciais clientes. 

#5 Já incluiu nas pendências uma ferramenta de automação de marketing?

Falamos de e-mail um pouco acima, certo? Aqui está uma solução que está cada vez mais presente na estratégia digital das empresas: a ferramenta de automação de marketing.

Com ela você otimizará o processo de envio dos e-mails, segmentando ainda mais a comunicação com o internauta. Afinal de contas, quando mais personalizada ela for, mais chances da mensagem ser lida (e, desse modo, alcançar o resultado esperado).

Ao combinar ferramentas de automação de marketing, os resultados de gestão desses e-mails serão promissores ao seu negócio. Para entender com mais detalhes como é isso na prática, sugiro dar uma olhada em outro post que escrevemos aqui para o blog.

Bem, para alcançar a resposta sobre como iniciar no marketing digital é preciso passar por esses 5 aspectos essenciais que mencionamos acima. Se você quer entender melhor como fazer, conte com apoio de uma consultoria especializada em marketing digital. Caso queira mais informações, fale conosco.

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