3 dicas para anúncios no twitter

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Criar anúncios no Twitter é outra maneira de alcançar o púbico potencial do seu negócio e para isso é preciso conhecer bem a rede social.

Anúncios no Twitter é a exposição certeira para mais de 300 milhões de usuários. O Twitter coloca à disposição dos mais variados tipos de negócios, potenciais clientes. Investir em anúncios no Twitter é uma estratégia eficaz para ganhar visibilidade, além da forma orgânica.

Essa visibilidade gerada pela publicidade online traz com mais agilidade a interação com novos públicos e aproxima serviços e produtos à consumidores de maneira dinâmica e a um clique de qualquer dispositivo móvel.

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Antes de começar a investir nos anúncios, é preciso conhecer a rede social e alinhar a estratégia da empresa com os objetivos que deseja alcançar. O microblog de 140 caracteres não fica atrás do Facebook quando se trata de alcançar pessoas e interesses. Uma vez que se sabe, por exemplo, que grande parte dos usuários acessam a rede pelo celular, aproveitar o serviço de anúncio no Twitter irá impulsionar os seus negócios.

E para isso é importante saber:

  1. Qual o orçamento para anúncios no Twitter?

Determinar o valor disponível para criar uma campanha é o primeiro ponto. No Twitter, o pagamento será a cada clique, curtida, retweet, resposta no anúncio promovido ou quando surgirem novos seguidores na conta, de acordo com a campanha escolhida. A forma de pagamento é apenas em dólares e o orçamento deve considerar o tempo que o anúncio ficará online.

E veja que mais de uma vez será necessário ajustar os valores para os primeiros anúncios, que servirão para avaliar o que mais se adapta ao seu negócio e assim gastar o menos possível. O próximo passo é definir qual o objetivo para criar anúncio no Twitter: se promover uma conta ou um tweet.

  1. Escolha a ação que mais se alinha ao objetivo e estratégia do seu negócio

Campanha de seguidores fará com que a conta tenha mais visibilidade e promova novos seguidores. A cada vez que um usuário acessar a rede social, aparecerá a sugestão de “Quem seguir” na página de feed de notícias, na própria timeline e também na busca de resultados.

É preciso escolher informações como data, localização, gênero, idioma e em quais dispositivos e plataformas que os anúncios irão aparecer. Escolher o público de acordo com as pessoas que elas seguem, pelos interesses, comportamento, eventos, entre outros, é um meio de segmentar o direcionamento do anúncio.

Mas não escolha muitas opções de uma vez, pois em vez de concentrar o público, essa ação acaba por aumentar o alcance de pessoas com qualquer critério. Como por exemplo, escolher os interesses esportes, tecnologia e viagens, fará com que a mensagem não chegue personalizada ao cliente em potencial.

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Quando necessário, crie campanhas diferentes para cada interesse e assim garantirá que cada público específico receba a sua mensagem para então mensurar o que funciona e o que necessita de novas estratégias. Como os primeiros anúncios servem em parte como uma experiência do que melhor se ajusta ao negócio, uma boa partida é redirecionar a campanha para pessoas que visitaram o site por meio do Twitter ID.

Campanha de conversão para website ou de cliques é usada para gerar tráfego no website direto de um tweet promovido. Quando uma pessoa clica nesse anúncio no Twitter, é direcionada para uma das opções que deve ser escolhida ao criar a ação: visitar o site, comprar, fazer dowload, se inscrever ou solicitar produtos.

O público dessa campanha é direcionado por palavra-chave, o que torna ainda mais específico segmentar os clientes por meio de suas buscas e tweets. Escolher onde esses anúncios vão aparecer é um detalhe que deve ser considerado.

Em 140 caracteres ou menos, crie um anúncio com uma chamada para ação que irá definir a interação com os potenciais clientes, como por exemplo, “confira nossos serviços” ou “compre agora” direcionando a loja online ou “saiba mais” se o conteúdo for informativo.

Campanha de Leads direciona os interessados que clicam no botão “assine nossas notícias” no anúncio a compartilhar seus e-mails com apenas um clique. Isso acontece porque o Twitter coleta esses dados naturalmente e os usuários preenchem automaticamente a assinatura do conteúdo sem precisar completar nenhum campo de email.

Esses endereços de email ficam armazenados e podem ser baixados para a base de newsletter e outras ações de marketing e vendas. Usar esse tipo de anúncio é uma ótima maneira de engajar o público escolhido com informações personalizadas que irão gerar outras reações, como interesse de compra ou de solicitação de serviços.

E há ainda outras campanhas que podem se adequar a outros objetivos específicos:

  • Campanha de engajamento com tweet, em que o anúncio é um conteúdo específico relevante, como um novo produto, post e ebooks.
  • E promoção de aplicativos: para atrair usuários que usam principalmente dispositivos móveis a instalar aplicativos.
  1. Sempre avalie o desempenho de seus anúncios e lance novas estratégias
    Todos os tipos de anúncios no Twitter podem ser verificados em tempo real por um painel de campanha que mostra todas as impressões referente à campanha escolhida. Saber se o modelo escolhido está revertendo resultados é a melhor maneira de mensurar o investimento.

    As ações realizadas nos anúncios pelo público são rastreadas, o que permitirá desenvolver a próxima estratégia a partir do resultado obtido. Conversões de cliques renderam crescimento de tráfego no site? O número de seguidores aumentou em 30% já na primeira tentativa ou será que o conteúdo promovido obteve poucas visualizações e consequentemente quase nenhum engajamento com os seguidores?

    Saber qual seguimento tem respondido mais do que outro e se a escolha foi acertada permite saber o custo de cada clique nos anúncios. E ainda, como há variantes, mensurar o que está causando um resultado e não outro evitará gastar mais do que o orçamento escolhido no futuro e sempre acertar na hora de criar um anúncio no Twitter.

    Conclusão?

    Usar esse tipo de publicidade para promover os negócios é garantia de resultado. O que deve ser observado, é como esse serviço se ajusta a cada meta e objetivo para ser sempre um aliado e uma ponte com públicos cada vez mais específicos.

 

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