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Marketing para Agência de Viagens

Marketing para Agência de Viagens

por Lucas Jardim Fevereiro 22, 2016

Marketing para agência de viagens matador (aquele que vai trazer os resultados que sua empresa precisa) está mais ao seu alcance do que você possa imaginar.

Quando falamos em realizar marketing para agência de viagens, não estamos falando de gastar rios de dinheiro ou demandar muito esforço seu! A estratégia certa combinada às atitudes adequadas irão fazer com que sua agência decole de vez e consiga aumentar o faturamento, o número de clientes ou outros indicadores que deseja alavancar. Quer ver como isso é possível? Vamos colocar algumas perguntas que o ajudarão a tornar isso mais fácil, fique ligado!

#1 Onde sua empresa está hoje?
O primeiro (e valioso) passo é traçar um diagnóstico preciso, que consiga capturar os desafios reais que sua empresa atravessa para saber, então, como gerar a estratégia certa de marketing para agência de viagens. É quase como ocorre na medicina: como indicar a medicação adequada, sem ter conhecimento do problema? Para ajudar nesse diagnóstico, a JAB Consultoria disponibiliza consultoria gratuita para empresas que desejam compreender o atual contexto. Você leva menos de um minuto para preencher os dados e solicitar esse serviço gratuito, legal né?

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Dessa forma, você poderá identificar o gap — como chamadas no mundo dos negócios as famosas brechas que estão impedindo que sua empresa avance. E, principalmente, evitando que a estratégia de sua empresa obtenha resultados mais expressivos em leads conversões (duas palavras mágicas e importantes na estratégia de marketing digital para agência de viagens). E isso tem justamente a ver com o próximo passo.

#2 Aonde sua empresa deseja chegar?
Vamos supor que sua agência de viagens deseja crescer o número de vendas de pacotes internacionais? Ou, então, ampliar o número de clientes potenciais a fecharem negócio pela primeira vez com apoio de uma agência de viagens. Há várias metas possíveis que podem ser estabelecidas para o próximo período de 12 meses — é bom que fique claro: há linhas de planejamento que defendem o estabelecimento de meta pensada para os próximos 12 meses, o que não representa, necessariamente, um ano completo, ou seja, de janeiro a dezembro. #ficadica

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#3 Qual trajetória vai seguir para chegar lá?
Opa, você já sabe qual é a meta e o período para executá-la? Então é importante relacionar de três a cinco táticas primordiais para você implementar a estratégia. É como você faz para os seus clientes quando vai vender o pacote: qual será companhia aérea? Como será o translado no destino visitado? E a quem recorrer caso dê algum problema? Enfim, é por aí!

No caso do marketing para agência de viagens é fundamental recorrer a esses seis fatores, que vão detalhar melhor as ações que serão tomadas:

  • Objetivo: o que você deseja realizar/ alcançar com sua agência de viagens. Aquilo que nós falamos há pouco, no segundo item desse post.
  • Estratégias: quais caminhos precisam ser percorridos para chegar à meta
  • Táticas: três a cinco atitudes que você precisa tomar para implementar cada uma das estratégicas pensadas
  • To do list: preencha uma lista de afazeres para concretizar as táticas planejadas (a realização delas está diretamente ligada ao cumprimento da estratégia e, por sua vez, da meta).
  • Linha do tempo: um primeiro esboço de quanto tempo vai demorar para concluir a série de etapas relacionadas na to do list.
  • Responsabilidades/ Recursos: o que será necessário para realizar e quem ficará responsável por tocar cada uma das atividades propostas.

#4 Não se desespere: um passo de cada vez!
Feito o passo-a-passo acima, é natural surgir um certo friozinho na barriga e aquele sentimento: “será que vou dar conta…?”. É primordial não deixar essa sensação prevalecer e impedir de seguir adiante com sua estratégia de marketing para agência de viagens. Por isso, a melhor recomendação é essa: lembre-se de estabelecer prazos que sejam possíveis de serem alcançados e os revise frequentemente.

Para que isso seja efetivo, o ideal é fragmentar aquele planos traçados para os 12 meses em períodos menores. Isto é: de três em três meses, deve-se entregas que vão impactar nos resultados iniciais. É lógico que não dá para esperar resultados milagreiros logo nos primeiros meses (é um trabalho que requer disciplina). Quando bem feito, os resultados aparecem.

Conte também com algum sistema de monitoramento para avaliar se o que estava proposto foi realizado (pode planilhar ou usar alguns gerenciadores de tarefas bem amigáveis, tipo o Trello). Assim, é possível ter uma visão geral sobre próximas entregas!

#5 “Socorro: preciso de tudo isso?”
Mas você pode se perguntar: “preciso de tudo isso, se meu sobrinho sabe fazer um site e criar uma página em rede social?”.  Meu amigo, minha amiga, eis aí um ponto importante: muitas empresas não avançam o que devem por imaginar que apenas a criação de um site ou de uma página na rede social irá garantir o sucesso do marketing para agência de viagens.

Aliás, longe disso: há uma metodologia amplamente utilizada por empresas que estão pensando grande para ter mais relevância na internet. Essa abordagem atende de nome de Inbound Marketing, e direciona ações fundamentais para ajudar no processo de funil de vendas em todos os seus processos. Em linhas gerais, significa pensar em como tornar um desconhecido de sua marca e um potencial propagador dela.

Para chegar a esse nível de maturidade, o recomendado é contar com consultoria especializada, que entende os desafios do mercado e as operações de agência de viagem. Saiba como a JAB Consultoria, especializada em serviços de Inbound Marketing, pode fazer o seu negócio decolar.

 

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