Shitsuke – O poder da autodisciplina na sua casa

1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Email -- LinkedIn 0 Google+ 0 1 Flares ×
Reading Time: 2 minutes

Shitsuke ou senso da autodisciplina nos remete a um pensamento onde todo o sucesso depende do nosso comprometimento.

Shitsuke – Senso de Autodisciplina, por fim, chegamos ao 5º e último S. Este senso é responsável por manter em ordem todos os ensinamentos trazidos pelos S’s anteriores, e sua principal função é de consolidá-los, ou seja, disciplinar-se para praticar o que já conhecemos e sabemos que se realmente bem aplicados, seus resultados serão infinitos. Não é fácil implantar os 5S’s, principalmente em ambiente residencial onde há a necessidade de conscientizar a família e seus colaboradores para à autodisciplina, a fim de praticar os sensos e cobrar  exercício dos demais.

Para quem nos acompanhou de forma séria neste trabalho, sabe bem o que estou dizendo. Em ambiente corporativo a é tarefa não menos árdua, mas com pouco mais de “obrigação” por parte de colaboradores diretos e indiretos, por se trata de ambiente de terceiros.

Shitsuke

As exigências naturais deste senso são:

  • O Compromisso dos envolvidos;
  • Educação, paciência e responsabilidade;
  • Respeitar as normas estabelecidas;
  • Comunicação.

Ter Disciplina é sinal de respeito ao próximo, além de demonstrar autocontrole e educação que complementam uma boa disciplina. É um exercício diário, fazendo parte de seu modo de vida trazendo fortemente o que aprendemos desde o primeiro S, tenha sempre em mente:

  • Tome iniciativas;
  • Cumpra padrões técnicos e éticos estabelecidos pelo grupo;
  • Pense por sí mesmo, trazendo inovações de melhoria continua.

Faça registros do antes e depois Você não precisa ser um fotógrafo profissional. Uma simples câmera com filmadora é o suficiente para documentar a situação das dependências da sua, a fim de avaliar a evolução até o momento entre todos os 5S’s. Esse material filmado ou fotografado lhe dará condições de comparar e tirar suas próprias conclusões, faça isso logo após a implementação do Shitsuke e obviamente no começo do programa 5s . Você pode usar esse modelo para julgar se todas as esferas do programa 5s foram atingidas e se há um nível satisfatório no programa. Faça uma exposição das imagens do antes e depois, para que todos da sua casa reconheçam os avanços obtidos. “No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, a dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz” (Ayrton Senna).

Related Post

1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Email -- LinkedIn 0 Google+ 0 1 Flares ×
1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Email -- LinkedIn 0 Google+ 0 1 Flares ×