Seiketsu – o poder do 5s na sua casa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×
Reading Time: 2 minutes

Seiketsu é o nosso quarto S que fala sobre o senso de higiene. Ele serve para consolidar o conceito de padronização, manutenção e controle dos demais S’s.

Quando se fala em saúde logo pensamos em saúde física, o que é muito normal. Porém com o advento dos novos tempos, a correria do dia a dia gera cada vez mais preocupações e nos dispõe cada vez menos tempo para uma carga de trabalho ainda maior. Todos estes acontecimentos facilitam surgimento de novas doenças, e para evitá-las precisamos de um ambiente mais organizado e limpo, bem definido para o uso de cada pessoa e sempre organizado de acordo com suas necessidades, seja no escritório e mais ainda em sua casa!

Ao longo das últimas semanas, falamos a respeito dos 5S, e se você ainda não leu vale a pena conferir para entender melhor o próximo S, Seiketsu. Leia mais sobre: Seiri, Seiton e Seisou. Percebemos que ao longo das matérias dos 5S que todos se complementam, e é muito importante que todas as etapas sejam cumpridas conforme foi orientado nos posts anteriores, a fim de se obter resultados satisfatórios.

Sua cara quando você termina e não tem papel higiênico.

Indo direto ao ponto, o Seiketsu, nosso quarto S, visa padronizar comportamentos trazendo conforto para sua saúde física e mental. A função principal dele esta baseada em valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental. Quando falamos de asseio pessoal, estamos falando de um item fundamental sobre o Seiketsu, ou seja, o zelo pela saúde e higiene, que são itens mandatórios para mantermos o ambiente limpo e organizado, pois o mesmo não funciona se não tivermos atenção com nossa higiene pessoal igualmente. Além disso, incorporar hábitos mais sadios relacionados à aparência e higiene de uma pessoa, acaba influenciando o outro no ambiente em comum.

Seiketsu

Veja abaixo algumas dicas para praticar o senso de higiene:

  • Cuide para que a prática dos sensos anteriores permaneça.
  •  Promova discussões acerca do tabagismo.
  • Realize exames periódicos de saúde.
  • Cumpra e busque melhorar os procedimentos de segurança, sejam eles individuais ou coletivos.
  • Promova um bom clima de trabalho, ativando franqueza e delicadeza nas relações entre as pessoas.
  • Assuma o que fez para não prejudicar o outro.

Como nos outros S’s, é necessário implantar normas ou regras para que os envolvidos no processo possam cumpri-lás, e em contra-partida, conhecer e usufruir de seu benefícios:

  • equilíbrio físico e mental.
  • melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc).
  • melhoria nas condições de segurança.

 

 

Related Post

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×