Moskit na Prática: Saiba como usar um CRM em agências de viagens!

CRM em agências de viagens
5 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 5 Google+ 0 5 Flares ×
Reading Time: 6 minutes

Atenção! Atenção! Nós, da Jab Consultoria, somos parceiros da Moskit – uma ferramenta incrível de CRM de Vendas. 

Recentemente, eles elaboraram um conteúdo muito bacana sobre como usar um CRM em agências de viagens e a Jab super adorou. Por isso, confira na íntegra a matéria e divirta-se!

A ideia de que um cliente compra um pacote de viagem uma vez por ano e não precisa ser tratado de forma exclusiva ficou no passado. Com o aumento das opções de pacotes nacionais e internacionais, pequenas e médias agências precisam se profissionalizar para vencer e conseguir seu lugar mesmo com os grandes nomes que estão presentes no mercado. Sabemos que o bom atendimento é a chave de sucesso para qualquer negócio e isso não é diferente no mercado de turismo. Então vamos falar de como você pode usar o Moskit como CRM em agências de viagens e assim obter mais resultados, indo além do esperado!

Como um CRM para agências de viagens te ajuda a crescer

Conhecendo seu cliente: CRM para fidelizar clientes em agências de turismo

A estratégia de CRM em uma agência de viagens pode parecer algo complexo mas na verdade é algo que talvez seja feito, só que sem um sistema de apoio – que faz toda diferença.

CRM é colocar seu cliente como foco do seu negócio e conseguir entregar aquilo que ele está buscando, muitas vezes antes dele precisar vir até você.

Então, entender quem é seu cliente e traçar o perfil do seu público ideal é de fundamental importância para oferecer um bom serviço em sua agência. Você pode fazer isso traçando sua persona (clique aqui e leia o conteúdo que trouxemos te explicando o que é isso!).

Outra forma de entender seu cliente é usando informações que estarão cadastradas em seu sistema. Assim é mais fácil se destacar e sabemos que é preciso estar um passo à frente do seu concorrente para conquistar novos clientes e mantê-los ativos em sua carteira.

Dentro do Moskit, você conta com os filtros que são grandes aliados na hora de conhecer sua carteira de clientes.

Sabe aquele momento em que você precisa realizar mais ações comerciais mas fica sem ação por não ter o que você quer na mão?

Por exemplo, imagine que em uma ação você recebeu alguns pacotes promocionais e quer oferecer apenas para clientes que já viajaram mais de uma vez com você, como forma de reconhecimento.

Aplicando o filtro para ver quem tem mais de 1 negócio ganho cadastrado dentro do Moskit, você encontra facilmente quem são esses clientes!

Esse é apenas um exemplo, mas imagine você podendo salvar a data de casamento de um casal que viajou em lua de mel e oferecer pra ele pacotes especiais de aniversário de casamento, ou então, sabendo que esse cliente é casado, oferecer pacotes específicos de viagens para o casal ou pra família toda, listas que você terá prontas a qualquer momento. Só estamos começando com o potencial do CRM em sua agência de turismo.

Relacionamento com o cliente

Quando falamos em relacionamento com o cliente, o que te vem à mente?

Para entender melhor do que estamos falando, pense no seu relacionamento com um grande amigo. Você com certeza não se lembra de tudo que vocês já conversaram ao longo da vida, mas as informações mais relevantes da vida dele você com certeza se lembra e sempre que estão juntos você sabe se ele é casado, quantos filhos tem, o que gosta de beber, qual seu emprego, seu maior sonho, os grandes problemas familiares, etc. E mesmo assim precisamos recorrer as redes sociais de vez em quando para se lembrar da data de aniversário e rever momentos!

Sem essas informações, você seria apenas mais um conhecido para seu amigo.

Com seu cliente não é diferente. Você pode não lembrar qual a cor da camiseta que ele estava a primeira vez que entrou em sua agência, mas, se você e seus agentes de turismo criarem uma ficha completa com atendimentos, conversas e hábitos de compra, haverá a construção de um relacionamento de confiança e conhecimento mútuo, o que aumentará as chances de vocês continuarem fazendo negócios. Saber o que o seu cliente consome e entregar pra ele apenas o que é de seu interesse é fundamental nas vendas.

Sabemos que não adianta querer fazer isso e não ter algo simples e prático para fazer, na tela a seguir eu te mostro que anotar os detalhes das conversas e agendar as próximas atividades é uma ótima maneira de ir montando essa ficha completa do seu cliente!

Por isso, um negócio sem atividade dentro do seu CRM não é algo bom para sua equipe! Aquele cliente que pediu um orçamento de um pacote para você e ficou de retornar, não espere ele te ligar de volta daqui uma semana. Agende uma ligação e mostre para ele que você se lembra.

Visualização dos Negócios

Quais são os negócios que estão em andamento? Em qual etapa encontra-se cada um deles? É difícil responder isso de cabeça e não ter essa informação é muito prejudicial para sua receita no fim de cada mês.

Veja no exemplo abaixo como facilita ter, em uma lista separada em quadros, todos os negócios com os respectivos valores e as etapas. Assim você consegue enxergar e analisar se existem muitos negócios abertos e em qualificação, por exemplo e assim enviar um orçamento e acelerar o processo de vendas.

Armazenar documentos

Se a cada viagem você precisa pedir todos os documentos do seu cliente, com o Moskit isso não será mais um problema. Você pode, na ficha do contato, cadastrar arquivos que ficarão ali salvos e sempre que for necessário você poderá consultá-los.

Produtividade

O quanto sua equipe está produzindo todos os meses? Imagino que esse número seja importante para que você, como gestor, possa entender os resultados e traçar novas estratégias a cada mês.

O Moskit te entrega isso com números exatos de acordo com as atividades que você cadastrou e você verá esse dado de forma individual. Ou seja, poderá ver quantas ligações, reuniões, orçamento, etc., cada agente está realizando por período selecionado.

Cruzando as informações

Agora que você viu como o CRM te ajuda no dia a dia da agência, vamos falar sobre como todas essas informações que você tem podem ser usadas no marketing, para dar aquela ajuda na hora de entrar em contato com os clientes e alavancar novos negócios. Trouxemos a sugestão de duas ferramentas.

Mailchimp

Está com um pacote novo na agência e quer oferecer para seus clientes de uma forma atrativa mas não sabe como fazer, principalmente quando são muitos contatos cadastrados?

O MailChimp é uma ferramenta de e-mail marketing que oferece a opção de importar seus contatos que estão no Moskit, segmentá-los em listas de acordo com as características desses clientes e enviar e-mails direcionados. Ainda conta com vários opções de templates para você customizar com imagens relacionadas àquele pacote que você estará oferecendo, por exemplo.

Enviar esses e-mails segmentando por grupos é uma ótima opção para as agências que enviam diversos e-mails ao mês e os clientes nem mesmo abrem. Provavelmente você não está enviando o assunto que ele deseja receber.

Vantagens: Até 2 mil contatos em sua base, o MailChimp é gratuito!

RD Station

Se o que você busca é uma solução mais completa, recomendamos fortemente o RD Station, software de marketing digital brasileiro.

Com ele, você também consegue mandar e-mails com templates personalizados para cada tipo de conteúdo (mensagens simples, divulgação de material, e-mail marketing, etc) e, além disso, fazer uma boa nutrição dos contatos por meio da automação dos e-mails. Ou seja, você cria uma sequência lógica para seu contato receber e assim ir evoluindo na negociação.

Que tal montar um fluxo de nutrição com 3 e-mails: o primeiro você fala sobre os principais destinos no Brasil para o verão; no segundo você fala sobre como escolher o melhor pacote de acordo com seu perfil e no terceiro envia uma oferta especial com alguns dos destinos que foram citados no primeiro e-mail?

Vantagens: A ferramenta traz diversos recursos para automação de marketing que envolvem todo o trabalho de marketing digital.

Além disso, o Moskit é o CRM que oferece a melhor integração nativa com o RD Station e esse link traz mais informações.

Se você se interessou por todas essas vantagens que trouxemos e que você pode ter em sua agência, comece hoje mesmo o teste grátis do Moskit CRM! Em 14 dias você verá como pode alcançar resultados.

FONTE: Blog Moskit www.moskitcrm.com/blog/crm-em-agencias-de-viagens 

Curtiu? A Jab e a Moskit são parceiros. Por isso, nós aprovamos a ferramenta e estamos sempre nos atualizando para oferecer o melhor a nossos clientes! 

CRM em agências de viagens

5 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 5 Google+ 0 5 Flares ×
5 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- LinkedIn 5 Google+ 0 5 Flares ×