Programa 5S e engajamento para sua equipe

9 Flares Twitter 1 Facebook 0 Email -- LinkedIn 8 Google+ 0 9 Flares ×
Reading Time: 2 minutes

Programa 5S, além de oferecer aumento na produtividade, é uma excelente ferramenta para engajar a sua equipe.

Indo direto ao ponto, o programa 5S visa melhoramento. Mas que tipo de melhoramento? De processos! É a ferramenta para ajudar na análise de processos em execução no local de trabalho. O 5S é a metodologia de criação e manutenção bem organizada, limpa, eficaz e de elevada qualidade. A entrega do produto final do 5S  é a organização do local de trabalho, eliminação de perdas relacionadas com falhas e quebras, melhoria da qualidade e segurança do trabalho. Se você ainda não sabe o que é 5s, leia mais aqui. O programa 5S, em sua essência, requer comprometimento de toda equipe a fim de alcançar os resultados planejados no início do programa.

E agora, vai uma pergunta: Você seria capaz de engajar a sua equipe com brincadeiras para o programa 5s? Como seguidora do Programa 5S, que aliás, é a minha paixão e o que me move o meu trabalho, acredito sim, é possível aprender e engajar qualquer equipe  “brincando”. Além do resultado ser prazeroso, é muito mais produtivo. Já comprovei com diversas experiências em diferentes mercados que pessoas gostam muito de ter um momento que chamo de aprendizado feliz, ao qual aproxima os colaboradores e neste momento os líderes podem se surpreender positivamente com a capacidade de criar e reinventar de sua equipe. Isso tem acontecido muito em minhas práticas do Programa 5S nas agências de viagens e cada vez mais me convenço que este é o meu melhor jeito de trabalhar e de provocar criatividade nos colaboradores.

 

programa-5s

 

O Programa 5S tem como slogan “trabalho em equipe” e em equipe podemos criar muitas brincadeiras, jogos, jograis e competições entre departamentos que geram mais produtividade. A principio, você pode encontrar certa resistência ao falar das brincadeiras do programa para empresários, no entanto, ao longo da implementação do 5S fica nítido entender como se aplicar uma cultura, brincando. A brincadeira aqui é séria, ou seja, quando se trabalha em equipe desde a pré- escola cada um tem seu papel a desenvolver e isso desperta a sensação de comunidade que cada um na empresa tem seu papel de importância para o funcionamento do corpo chamado de organização.

Regras não precisam ser chatas, elas precisam despertar um sentimento de “deixe que eu cuido”.

Costumo comparar a organização com o corpo humano, que precisa de cuidados, as vezes um remédio e de manutenção constante. Estes cuidados consistem na aplicação de regras sem que sejam chatas ou que virem obrigações mas que sejam despertadas por um sentimento de “deixe que eu cuido”. Despertar amor em tudo que se faz, essa é a grande missão de um aplicador de cultura 5S, ser responsável pelo programa significa ser responsável pela maneira a ser aplicado e sua responsabilidade em despertar curiosidade e intensificar o senso de responsabilidade!

Quer saber quais são as brincadeiras? Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em poder ajudar!

solicite-projeto-5s-na-sua-empresa

 

Related Post

9 Flares Twitter 1 Facebook 0 Email -- LinkedIn 8 Google+ 0 9 Flares ×
9 Flares Twitter 1 Facebook 0 Email -- LinkedIn 8 Google+ 0 9 Flares ×