Lições de liderança, o boxe e o mundo corporativo

11 Flares Twitter 1 Facebook 1 Email -- LinkedIn 9 Google+ 0 11 Flares ×
Reading Time: 3 minutes

Entenda quais são as lições de liderança que o boxe pode proporcionar para o mundo corporativo. Saiba por que esse esporte vai além de socos e caras amassadas

As semelhanças entre o boxe e gerenciar uma empresa vão muito além do óbvio.  Através deste esporte é possível aprender lições de liderança sobre como impulsionar e administrar uma empresa. Ao contrário de outros esportes, no ringue não há espaço para pausas. Você não pode simplesmente colocar as mãos sobre os joelhos para recuperar o fôlego ou pedir um tempo. É preciso manter a guarda a todo momento, se movimentar para não ser um alvo fácil e ter uma estratégia definida para derrubar o seu oponente. Em outras palavras, assim como um lutador profissional precisa reunir o maior conjunto de habilidades, é vital que a sua empresa também reúna as habilidades e estratégias necessárias para se manter a frente, sempre.

Desenvolva a mentalidade de um lutador

Não importa quantas habilidades você tenha desenvolvido nos últimos anos para gerir um negócio, ter uma mente aberta é primordial. Você pode ser um dos homens mais fortes que já pisou no ringue, ter o vigor de um maratonista, um soco mais rápido do que o Manny Pacquio, e perder nos 30 segundos do primeiro round, caso você não desenvolva a mentalidade de um lutador. Boxeadores têm a capacidade de pensar claramente quando estão em desvantagem e perceber a fraqueza do oponente sem demonstrar as suas. Essa é a mesma mentalidade que você precisa ter para se adaptar no mundo dos negócios. Uma queda nas vendas ou a perda de um cliente importante são fatores que muitas vezes não estão sob o nosso controle mas devem ser gerenciadas com a cabeça limpa e uma mente sã.

“Aquele que não tem coragem suficiente para aceitar riscos, não irá conquistar nada na vida.”

“Aquele que não tem coragem suficiente para aceitar riscos, não irá conquistar nada na vida.”

Conheça os seus pontos fortes e pontos fracos

Cada ser humano neste planeta tem uma fraqueza. A questão é: até quando você vai deixar a sua fraqueza te dominar? No mundo do boxe você tem duas opções: ou você desenvolve seus pontos fortes até o ponto de estraçalhar o seu adversário ou você desenvolve seus pontos fracos para se tornar um lutador completo. Cada lutador tem um calcanhar de Aquiles. O truque é saber protegê-lo do seu adversário e fazer o possível para encontrar o do seu oponente. Em outras palavras dentro das lições de liderança que podemos aprender com o boxe, isso significa a realização de pesquisa de mercado em uma empresa rival, melhorar suas habilidades de apresentação comercial ou organizar internamente a sua empresa. Conhecer as habilidades que você tem e as que não têm. Torne-se uma força reconhecida através da melhoria que você faz na sua vida e na sua empresa.

Você já ouviu falar das análises swot da Jab Consultoria?

Você já ouviu falar das análises swot da Jab Consultoria?

Conheça a sua categoria de peso

Saber a sua respectiva categoria de peso determina os atributos necessários que você deve possuir para se destacar. Por exemplo, um peso-pena deve possuir o dobro da velocidade e resistência que um peso-pesado deve ter para se sobressair em sua classe. Por outro lado, um lutador meio-médio precisa de golpes precisos e um queixo forte. Esse mesmo modelo se aplica aos negócios quando o assunto é mudança de direção. Uma empresa de pequeno porte pode desenvolver vários planos de negócios, mudar seus objetivos, produtos e até mesmo o nome do seu negócio por causa do seu tamanho.

Já uma grande empresa não tem esse luxo. Em vez disso, deve desenvolver uma base forte com foco em sua tradição e implementar o plano de negócios que tem dado certo nos anos anteriores. Se a mudança é necessária, então faça mudanças incrementais lentamente. Certifique-se de ajustar essas mudanças de acordo com a sua “categoria de peso”. Conheça as habilidades e atributos que você precisa para cada mudança.

Sem dias de folga

Puro e simples assim. De acordo com as lições de liderança que o boxe nos proporciona, não pode haver dias de folga quando se está competindo, e você não pode parar de treinar até chegar lá. A complacência é o próximo passo para o fracasso. Se você quer ser bem sucedido em qualquer aspecto da vida, então, trabalhe para melhorar a cada dia. Entenda que sempre terá alguém mais talentoso que você, e ainda, possuir certas qualidades que você não tem. “Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão”, disse Muhammad Ali.  

“Suas mãos não podem atingir o que os seus olhos não podem ver.”

“Suas mãos não podem atingir o que os seus olhos não podem ver.”

Related Post

11 Flares Twitter 1 Facebook 1 Email -- LinkedIn 9 Google+ 0 11 Flares ×
11 Flares Twitter 1 Facebook 1 Email -- LinkedIn 9 Google+ 0 11 Flares ×