Gestão de tarefas

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O que devo fazer primeiro?

Aqui vai uma sugestão para quem quer deixar de perder tempo com coisas acidentais. Antes de começar o dia, faça um brainstorming ou “tempestade de ideias” colocando, sem ordem alguma, tudo o que você lembrar que deve fazer.

Em seguida, coloque defronte a cada coisa de sua lista as letras E (Essencial), I (Importante) e A (Acidental).

 

  • ESSENCIAL é aquilo que você deve fazer em primeiro lugar. É o que mais o leva em direção aos seus objetivos.
  • IMPORTANTE é aquilo que você deve fazer, mas só depois que tiver feito o que havia antes considerado como essencial.
  • ACIDENTAL é aquilo que você deve fazer, mas só depois que tiver feito o que havia antes considerado como importante e como essencial.

Exemplo:

  1. (E) Fazer o relatório de viagem;
  2. (A) Comprar espelho novo para o banheiro;
  3. (A) Levar a roupa no tintureiro;
  4. ( I ) Trocar o óleo do carro;
  5. (E) Mandar a proposta para a empresa de Taubaté;
  6. ( I )  Revisar o filtro da máquina X
  7. Etc.

 

É claro que só você saberá o que é Essencial, Importante ou Acidental. Levar a roupa no tintureiro poderá ser essencial se você precisará daquela roupa para uma ocasião especial. Trocar o óleo do carro poderá ser essencial se ele já estiver vencido e assim por diante. Você é o responsável pelas suas prioridades.

O que quero dizer é que você não deve começar o dia sem priorizar o que irá fazer. Só assim, você não perderá tempo com coisas acidentais, poderá administrar melhor o seu tempo e diminuir o estresse.

Fonte: (Anthropos)

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