Dicas para um atendimento telefônico de qualidade

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O atendimento telefônico é uma das fases mais importantes do processo de relacionamento com os clientes.

A qualidade do atendimento telefônico é um dos primeiros passos no aprimoramento da imagem que o cliente terá da empresa. Mesmo quando o cliente não está disposto a comprar alguma coisa, a empresa deve ter em mente que a troca de informações que é feita durante esse atendimento faz parte de um processo.

Os consumidores tendem a escolher as empresas que os atendem bem, que sabem quem eles são e os chamam pelo nome. E é a empresa que tem um atendimento telefônico de qualidade que vai sair na frente e alcançar com maior eficiência os consumidores, que estão cada vez mais críticos e esperam por uma comunicação personalizada.

Atendimento Telefônico

Dicas para atendimento telefônico de qualidade

  • Cumprimentar o cliente cordialmente identificar-se e também a empresa.
  • Apresentar, clara e objetivamente, sua ideia ou informação.
  • Concentrar-se nas informações prestadas pelo cliente, anotando tudo com muito cuidado e de forma clara e precisa.
  • Quando o cliente terminar a explanação, perguntar-lhe se ainda há algum detalhe a dizer.

Ao receber uma ligação telefônica, o atendente deve

  • Identificar a empresa, cumprimentar o cliente e identificar-se também.
  • Ouvir o que o cliente tem a dizer, evitando passar a ligação adiante sem identificar com quem o cliente quer falar
  • Prestar bastante atenção às informações prestadas pelo cliente, anotando-as com clareza e precisão.
  • Procedimentos para utilização do Telefone
  • Segurar o fone em posição correta, nem muito perto, nem muito longe dos lábios, a fim de sua voz sair clara e natural.
  • Disque corretamente. Use os dedos. Não use lápis, caneta ou qualquer objeto que possa danificar o aparelho.
  • Posicionar o fone em frente à boca.
  • Falar distintamente as palavras.
  • Nunca grite ou sussurre ao telefone.
  • Procure aperfeiçoar a pronúncia.
  • Falar devagar as palavras mais difíceis de pronunciar.
  • Utilizar ritmo adequado, não falando muito devagar ou muito rápido.
  • Manter uma voz alegre.
  • Não utilize gírias ao atender ao telefone.
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