LOADING

Calendário editorial para agências de viagens

Calendário editorial para agências de viagens

por Lucas Jardim julho 25, 2014

Calendário Editorial pode turbinar sua área de marketing e fornecer uma visão mais ampla de quais conteúdos são importantes e que não podem faltar ao longo do ano

Se você trabalha na área de marketing da sua agência de viagens, você deveria pensar como um editor de uma revista ou jornal, mas como isso exatamente pode se traduzir em ação? Antes de iniciar a leitura deste post, recomendamos que você faça uma parada em “ferramentas de marketing para agências de viagens”. 

O exercício mais útil para ajudá-lo a pensar como um editor e alavancar o seu departamento de marketing é criar um calendário editorial. Independente para onde você esteja direcionando os esforços do marketing de sua agência de viagens, é importante ter um calendário editorial para manter seu conteúdo consistente e relevante. Isso também ajudará a manter sua equipe de marketing em sintonia e certamente será uma grande referência para a sua gestão.

Um simples calendário editorial te ajuda acompanhar as datas e os conteúdos planejados. Nosso proposta é oferecer um calendário editorial mais arrojado para te ajudar a visualizar as conexões em seu conteúdo e obter ideias sobre como você pode redirecionar o que você tem e o que você está planejando. Além disso, ele te ajuda a certificar de que você tem as principais informações, como por exemplo, um planejamento para SEO.

É interessante ter dois calendários editoriais: um calendário editorial principal, onde você pode ver tudo num piscar de olhos e calendários separados para atividades específicas. Eu uso uma planilha com várias abas para manter tudo junto.

Sobre calendário editorial

  • O produto final do seu calendário editorial será diferente dependendo do tipo de conteúdo que você produz e o que é importante para você acompanhar;
  • O controle do seu calendário editorial provavelmente dependerá da sua agência de viagens e seus requisitos. Por exemplo, enquanto algumas pessoas gostam de usar planilhas do Google, algumas empresas não permitem o acesso ao Google Drive. Pessoalmente, eu uso Excel.

Calendário Principal

O calendário editorial principal fornece uma visão geral de todo o conteúdo que é planejado por dia e por semana:

  • Fornece uma visão para acompanhar as datas chave, tais como eventos, feriados ou outras datas que podem afetar o conteúdo que você deseja compartilhar com seus clientes. Se a sua agência tem um público que realiza mais viagens internacionais, é recomendado que você inclua feriados, datas comemorativas, eventos internacionais, maratonas e shows nos países que a sua agência trabalha;
  • Inclua uma breve descrição de tudo que é planejado por tipo de conteúdo.

Modelo calendário editorial principal

calendário-editorial

Ver todas as datas chave e temas planejados pode lhe dar insights para novos assuntos e ajudá-lo a pensar sobre como você pode distribuir o conteúdo em diversos canais.

Por exemplo, se você tem um estudo de caso planejado, você pode criar uma série de posts em torno disso. Ou, se você tem um evento na sua empresa, você pode desenvolver um e-book com base neste evento para geração de demanda.

calendário-editorial

Tenha calendários editoriais segmentados para acompanhamento

O ideal é ter planilhas ou guias separadas para cada tipo de conteúdo que você está criando. Por exemplo, você pode ter uma guia para o seu blog, outra para o seu e-mail marketing e outra para os diversos tipos de conteúdo que você deseja criar como: e-Books, white papers e estudos de caso. Como você irá separar isso? Vai depender de como você gerencia cada um desses tipos de conteúdo.

Cada uma das abas separadas, inclui mais detalhes sobre todas as atividades de planejamento dos conteúdos e irá variar de acordo com o que você oferece.

Por exemplo, se você tem um blog, você pode criar uma guia específica que rastreie todas as informações de cada post, tais como:

  • Data da Publicação
  • Autor
  • Título
  • Palavras-chave
  • Categorias
  • Marcações
  • Call to Action 
  • Status

Rastrear e analisar os temas do seu blog permite validar se a sua estratégia está funcionando e onde você precisa “aparar as arestas”. 

Use o seu calendário editorial para acompanhar ideias de conteúdo

Embora fora do escopo técnico de um calendário editorial, eu também gosto de acompanhar outros tipos de conteúdo em abas separadas:

  • O conteúdo existente que eu possa usar como um call to action;
  • Ideias para o conteúdo que posso redirecionar;
  • Ideias para um novo conteúdo (eu tenho uma guia adicional que eu uso para rastrear postagem no blog ideias).

Use um calendário editorial para ajudar na funil de vendas

O calendário editorial ainda pode te ajudar com o seu funil de vendas onde você pode acompanhar detalhes adicionais, tais como:

  • Funil de Vendas; detalha a jornada de compra até o fechamento de uma venda;
  • Distribuição: nutrição dos leads através dos canais de distribuição;

Na sua agência de viagens, como você organizar seu calendário editorial? Quais as ferramentas que você usa? Que dados você acompanha? Compartilhe sua experiência ou perguntas.

 

Deixe seu comentário
Compartilhar
Newsletter-Image

Assine a nossa Newsletter

Inscritos recebem conteúdo exclusivo

Artigos Relacionados