LOADING

Seiton – o poder do 5s na sua casa

Seiton – o poder do 5s na sua casa

por Gisele Rosa junho 02, 2013

Seiton é identificar tudo o que é útil e arrumar da maneira que qualquer pessoa possa entender e localizar rapidamente o que deseja.

Seiton é o tema deste post mas para relembrar: na semana passada falamos sobre o Seiri ou senso de utilização que nos ensina sobre os objetos de casa e trabalho que são realmente úteis para o nossa rotina e os que não são utilizados devemos dar o devido direcionamento a eles. Agora que o primeiro passo foi dado, é hora de ordenar os utensílios e faremos isso com o uso do segundo senso: Seiton ou senso de arrumação.

O conceito de Seiton é identificar tudo o que é útil, ordenando e arrumando de maneira que qualquer pessoa possa entender e localizar rapidamente o que deseja. Em outras palavras, é a definição de um espaço físico para cada objetivo, material, documento, ferramentas, entre outras coisas. A ideia é mantê-los sempre no seu lugar de origem. Para isso devemos criar padrões para classificação destes itens, facilitando a visualização e sua identificação, para finalmente utilização destes. Uma dica importante: tudo deve estar bem próximo ao local de uso e tudo deve ser guardado com qualidade e eficiência.

Sugestão: criar padrões de etiquetas assim como na sua nomenclatura com letras claras e de tamanho que seja de fácil leitura para o usuário. Procure usar sempre a mesma fonte de texto. Muitas vezes poderemos utilizar cores ou desenhos (figuras ou imagens) para a identificação a fim de ajudar na utilização de alguém que não saiba ler por exemplo. Busque usar cores vivas para ajudar ainda mais na visualização.

Ao aplicar o Seiton na sua casa ou no trabalho, os benefícios rapidamente surgirão. Por exemplo: ganho de tempo no seu dia a dia; melhoria na comunicação visual que por consequência irá reduzir o cansaço físico e mental; rapidez nos inventários físicos; preservação de objetivos; eliminação de gastos desnecessários com compra de materiais.

Se você já aplicou o Seiton na sua casa, comente e participe.

Deixe seu comentário
Tags: , ,
Compartilhar
Newsletter-Image

Assine a nossa Newsletter

Inscritos recebem conteúdo exclusivo

Artigos Relacionados